A alimentação ideal durante a sua viagem de inverno

23 de novembro de 2014 - Por Portal de Inverno

Cuidar da alimentação durante a sua viagem de inverno não significa apenas cuidar da sua saúde e forma física, mas garantir que você poderá aproveitar todos os momentos pelos quais tanto espera! Nem sempre é fácil controlar a alimentação fora de casa. Longas viagens, fuso horário e comidas típicas do país de destino, alteram a rotina habitual e funcionamento do metabolismo podendo provocar algumas reações no corpo: sono, stress, cansaço, excesso de fome ou ausência dela! 

Para evitar ou apenas diminuir alguns destes efeitos, o ideal é que você procure conhecer o seu destino: temperatura, fuso horário, clima, hábitos, cultura e culinária! Pesquise também o tempo de viagem, bem como os serviços que serão disponibilizados a você durante a viagem e estadia no local. Desta forma, você poderá planejar sua viagem e também programar como será a sua rotina, incluindo os cuidados com seu corpo e sua alimentação.

Alimentação Inverno

Segundo a nutricionista Camila Weschenfelder, temperaturas baixas exigem uma dieta nutricionalmente completa, com algumas calorias a mais para manter a temperatura do corpo. Porém, isso não significa que você deva ingerir uma quantidade absurda de alimentos, mas refeições saudáveis com uma quantidade de energia que mantenha a temperatura corporal e permita que você aproveite ao máximo a viagem! Se você está planejando realizar algum esporte ou atividades que envolvam um gasto energético elevado, é muito importante que tenha ainda mais cuidado com a sua dieta!

Procure obedecer as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta. Se você estiver controlando seus gastos e desejar substituir alguma refeição por algum lanche rápido, um sanduíche pode ser uma ótima opção. Assim você garante o consumo de carboidratos e proteínas, que são essenciais para o correto funcionamento do metabolismo. Além disso, uma boa pedida é adicionar vegetais e saladas para deixar o seu corpo vitaminado! 

Alimentação Inverno

Viagens longas podem ser muito cansativas. Para prevenir a fome, leve na sua bagagem de mão algum lanche leve e natural como barras de cereais, frutas e biscoitos integrais! Esta também é uma maneira de controlar um pouco o seu orçamento durante a viagem.

Outro fator muito importante é a hidratação do seu corpo! Independente do seu destino, é importante você leve sempre um compartimento com água e beba pelo menos 2 litros do líquido por dia. Prefira água mineral a refrigerantes ou demais bebidas com excesso de açúcar ou sal! Prefira alimentos quentes! Eles auxiliam na manutenção do calor do seu corpo!

Não ingira comidas com excesso de sal já que a alta concentração de sódio nestes alimentos pode causar problemas de saúde, como desidratação. Fast foods e embutidos, considerados práticos para viagens, contém grande quantidade deste mineral.

O ideal é que você mantenha uma dieta mas sem deixar de aproveitar as delícias da culinária local. Lanches em redes de fast food não costumam ser saudáveis e você deixará de saborear e apreciar as comidas típicas do local que está visitando! Procure experimentar a comida local mas sem exageros, os diferentes temperos e ingredientes podem causar algumas reações no seu corpo quando ingeridos em demasia. Neste caso, o equilíbrio é essencial!

Bebidas alcoólicas certamente não combinam com a sua viagem! Se não puder evitar, procure consumir poucas doses e de maneira moderada.

Em caso de dúvidas ou se você quiser mais dicas de alimentação para a sua viagem, entre em contato conosco! Estamos à sua disposição! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top