A Serra Gaúcha que (quase) ninguém conhece

4 de outubro de 2016 - Por Emílio Calil | Dicas da Serra Gaúcha

Nem só de Gramado e Canela vive a Serra Gaúcha. Apesar dessas duas de fato serem as cidades turísticas mais conhecidas e badaladas, existem outras cidades que merecem ser conhecidas seja pela sua beleza natural, pela gentileza e educação de sua população, pelos valores históricos e culturais e, obviamente, pela sua fantástica gastronomia originária da colonização italiana e alemã.

A Serra Gaúcha esconde muitas belezas e descobertas incríveis para quem se propõe a desbravá-la. Seja em um passeio turístico ou alugando um carro para percorrer essas cidades, você se deslumbrará com detalhes, arquitetura e paisagens inesquecíveis. Para ajudar nessa sua empreitada de descobrimento turístico na Serra Gaúcha, aqui estão cinco cidades que você precisa conhecer.

1 – Nova Petrópolis

Serra Gaúcha Nova Petrópolis

Na década de 70 com o resgate das origens históricas do município, houve um grande incremento na vida cultural, especialmente no folclore. O movimento turístico intensificou-se gradativamente assumindo o aspecto de turismo cultural. Expandiram-se com isso as malharias, o artesanato, os hotéis, os restaurantes e os cafés coloniais. Hoje o município se encontra em posição invejável, tanto no plano sociocultural como no econômico. Para saber o que fazer em Nova Petrópolis, clique aqui.

2 – Garibaldi

Destinos Serra Gaúcha Garibaldi

Garibaldi (cidade localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre a 640 metros de altitude) é um município com características peculiares. Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas. Além disso, veio a receber o aporte dos sírio-libaneses no que diz respeito ao comércio. Esses são alguns dos fatores que contribuíram para a Garibaldi de hoje.

3 – São Francisco de Paula

Serra Gaúcha São Francisco de Paula

A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula foi habitada por índios caáguas, da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.

O povoamento da cidade começou quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de cima da serra, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção.

O município é o maior produtor de batata do Brasil, além de produzir maçã e hortaliças. Tem ainda grande área com plantio de pinus e eucaliptos além da tradicional criação de gado vacum.

4 – Carlos Barbosa

Serra Gaúcha Carlos Barbosa

Localizada a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, tem um relevo típico de altos montes, chegando a 750 metros de altitude e vales profundos, descendo a menos de 130 metros. Essas diferenças produzem cenários exuberantes que encantam os visitantes e os mais de 26 mil habitantes de Carlos Barbosa. A cidade possui belos lugares para a prática de esportes, com muito verde e ar puro. No interior está situada uma das melhores rampas do estado para a prática de voo livre de paraglider, o chamado Morro do Diabo.

5 – Caxias do Sul

Serra Gaúcha Caxias do Sul

A história de Caxias do Sul começa quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada Campo dos Bugres. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos em busca de um lugar melhor para viver. Vários ciclos econômicos marcaram a evolução de Caxias do Sul ao longo desses séculos: do cultivo da uva e do vinho ao segundo polo metalmecânico do Brasil. Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho.

Agora que você já viu as dicas, comece a programar hoje mesmo a sua viagem e descubra uma Serra Gaúcha que (quase) ninguém conhece.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top