Sumário
Antes da minha primeira viagem para a Alemanha, fiz uma pesquisa sobre os castelos alemães e descobri o lindo Castelo Drachenburg. Por incrível que pareça meus amigos alemães não o conheciam, o que me deixou ainda mais empolgada pois gosto de ir além dos lugares triviais nas viagens, mas foi somente nesta última ida à Alemanha em Janeiro de 2020 que consegui encaixar este castelo na programação e fiquei completamente apaixonada, é realmente um castelo de contos de fadas.
Königswinter
A cidade de Königswinter fica localizada no estado Renânia do Norte-Vestfália e a somente 38 km da cidade de Colônia! Banhada pelo Rio Reno e com aproximadamente 41 mil habitantes, esta linda cidade alemã guarda muitas histórias, paisagens naturais e construções arquitetônicas, a maioria delas medievais.
Entre as atrações da cidade existem os restaurantes e cafés espalhados pelo centro antigo da cidade (Altstadt), passeios no rio, um aquário imponente e símbolo da cidade chamado Sealife Königswinter e o castelo Drachenburg.
Castelo Drachenburg
O Schloss Drachenburg, ou castelo do dragão como é conhecido entre os brasileiros, está localizado no penhasco de Drachenfels em Königswinter e foi construído em tempo recorde de 1882 a 1884, desde 1986 é considerado um patrimônio nacional. O acesso ao castelo é pela Estação Drachenfels em um bondinho e o valor para a subida, descida e entrada no castelo é de 17 euros! Bem pertinho da estação tem um estacionamento para comodidade dos visitantes, o valor para o dia todo era 5 euros quando estive no local.
Torre
Subimos no bondinho até o topo da montanha onde está a torre do castelo. De lá se tem uma vista linda para a cidade e para o Vale do Rio Reno! Nesta torre existem muitas ruínas que nos transportam para a era medieval dos guerreiros, reis e dragões. Outro detalhe interessante da torre é a pedra que simula a jaula de um dragão, ao passarmos em frente a ela podemos escutar o rugido dele.
Estive no local em um dia típico do inverno alemão, ventava muito na torre, mas eu estava bem protegida com meu gorro e casaco da Fiero! Como o inverno alemão não pode ser subestimado, nesse dia eu estava com minha bota linha neve Vail forrada em lã sintética da Fiero, que além de quentinha é super confortável para as caminhadas.
Jardins e Parte interna
Saímos da torre e pegamos novamente o bondinho para descer até o castelo! Andamos pelos jardins até chegar às portas da construção.
Na parte interna do castelo infelizmente não era possível tirar fotos, mas tive a certeza que fui uma princesa que morou nele há muitos anos. Sua decoração em tons bordô, os quartos elegantes e a sala de música onde aconteciam reuniões ao som do piano me fizeram imaginar como era a vida naquela época. Nos últimos anos da segunda guerra mundial o edifício do castelo foi seriamente danificado, foi restaurado em 1948 e até hoje podemos ver o trabalho único de conservação que é feito no local!
Loja e Restaurante
Na saída do castelo aproveitamos para curtir o seu restaurante, que é bem elegante e tem um pomposo candelabro, além disso há uma loja de souvenirs que vende desde imãs e chaveiros até dragões de todos os tamanhos. Os loucos por Game of Thrones, como eu, ficam alucinados com a diversidade de dragões que eles vendem!
Saindo do castelo em direção à estação decidimos não pegar o bondinho e ir por uma das trilhas, inclusive é possível fazer todo o trajeto da estação ao castelo e deste para a torre por trilhas, mas só recomendo para os atletas. Como para descer todo santo ajuda, me animei a caminhar no retorno e encontrei lindas casas, restaurantes e um biergarten da famosa cerveja alemã Paulaner. Valeu muito a pena!
O passeio pelo Castelo Drachenburg foi inesquecível e os produtos Fiero foram muito importantes para aproveitar cada momento com todo o conforto e bem quentinha!
Curtiu as nossas dicas de viagem sobre este destino Königswinter e o castelo Drachenburg? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou já tenha visitado o local e queira nos contar a sua experiência, não deixe de entrar em contato conosco através dos comentários, ok?