O que usar no inverno em Paris?

24 de novembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Paris é uma das cidades mais procuradas e visitadas no mundo. A capital francesa é elegante, charmosa e um verdadeiro ícone quando o assunto é moda. Porém, durante a preparação das malas surge a grande dúvida: O que usar no inverno em Paris? Não se preocupe, neste post iremos te ajudar a escolher as melhores peças para compor sua bagagem para curtir ao máximo a cidade, que é um dos destinos mais desejados pelos viajantes.

Para você saber o que vestir no inverno em Paris, é importante preparar seu roteiro e buscar informações sobre o clima e temperatura durante a época da viagem. Isso porque além de ser uma cidade conhecida pelo encantamento e elegância, há diversas opções para quem procura saber mais sobre a cultura, gastronomia e entretenimento. Dessa forma, não ocorrerão mais dúvidas em relação ao que usar no inverno da capital francesa e você poderá desfrutar de uma cidade única e muito especial.  

Temperatura e clima de Paris

Para curtir ainda mais a viagem, é preciso estar bem preparado com roupas, calçados e acessórios de inverno de alta qualidade e tecnologia para enfrentar as baixas temperaturas. As roupas indicadas para o inverno em Paris devem proporcionar aquecimento e conforto, além de praticidade, já que os turistas costumam passar o dia fora para fazer roteiros e desfrutar ao máximo do que a cidade tem a oferecer. Além disso, Paris costuma ter temperaturas amenas durante o ano inteiro, mas no inverno elas costumam obedecer uma variação térmica entre 2°C a 8°C.

Quer ver neve em Paris? Infelizmente visitá-la durante as baixas temperaturas não é garantia de cenários branquinhos, mas é preciso estar preparado com roupas e botas para a neve caso o fenômeno aconteça. No entanto, nem tudo está perdido. Especialmente na estação mais fria do ano, quando a movimentação na capital fica mais tranquila e com temperaturas próximas a zero grau, diferentes atividades podem encantar os turistas, como a patinação no gelo no Hôtel de Ville, a apresentação de ópera no Palais Garnier ou no Ópera Bastille, o banho turco em Les Bains e as compras nas passagens cobertas como Galerie Vivienne e Passage Du Grand Cerf. Essas são outras formas de aproveitar a cidade, além de realizar os passeios clássicos e mais populares como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Palácio de Versalhes, o Museu de Orsay, o Arco do Triunfo e o Museu Picasso.

Neste post, você vai descobrir como se vestir no inverno em Paris e o que usar na neve, tornando tranquilos e confortáveis os passeios dos turistas que visitam a capital da França nesta época do ano.

O que usar

Embora a neve em Paris seja rara, sugerimos que prepare sua mala para esta possibilidade, ok? Para iniciar, é preciso que você saiba que produtos volumosos não são garantia de aquecimento, é preciso escolher os itens certos e usá-los de forma estratégica para garantir seu conforto térmico. Há muitos produtos inteligentes que aquecem e possuem uma compressibilidade alta!

Antes de começar a organizar sua bagagem, um aspecto que deve ser avaliado é sobre o seu estilo e como gosta de curtir a viagem. Assim como há vários destinos, existem diferentes tipos de viajantes. Há quem prefira aproveitar os momentos da viagem de forma confortável ao lado de uma lareira e com um bom vinho, outros preferem passeios mais urbanos e culturais e existem ainda aqueles que não abrem mão de um passeio bem mais emocionante, que inclua muita natureza e montanhas repletas de neve. Se identificou com algum destes estilos? Há um look de inverno ideal para cada um.

Gostaríamos de relembrar que é essencial que você fique de olho no termômetro e na previsão do tempo antes de organizar sua mala de viagem. Lembre-se também que a intensidade do frio é variável para cada pessoa. Desta forma, não deixe de levar em consideração também o quanto você está acostumado às baixas temperaturas e suas características pessoais, especialmente sensibilidade ao frio.

Escolhendo as roupas para a viagem a Paris

Paris Roupas

Prepare o papel e a caneta porque a lista não é pequena! Em dias frios e com neve, cada peça de roupa que você colocar no corpo tem uma função específica. A proposta é que você componha o look de uma forma que esteja protegido de agentes externos, como vento e neve, e mantenha o aquecimento do corpo sem prejudicar o seu conforto e mobilidade. Ah, e sem abrir mão da elegância também.

Comece com blusas e calças segunda pele que terão a função de regular a temperatura do corpo e mantê-lo seco e confortável. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar a umidade da sua pele, isolando-a do contato com o corpo.

A segunda camada será a responsável por mantê-lo(a) aquecido(a), isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos por uma uma barreira que impede o calor de sair e o frio de entrar. Um exemplo seriam as blusas e casacos em fleece ou suéteres, uma estratégia interessante é colocar os dois tipos de produtos na mala e alternar o uso conforme a ocasião.

A última camada é composta por um agasalho mais robusto. A função dessa camada é protegê-lo de agentes externos, como neve, chuva e vento, sem impedir que o seu corpo expulse o suor expelido pelas duas camadas internas. Por isso, os materiais devem ser impermeáveis, porém respiráveis!

A calça irá depender muito dos tipos de passeios e locais que pretende frequentar. Se o contato com a neve for mais intenso, não abra mão de calças impermeáveis e apropriadas para estes momentos. Para passeios mais casuais e que não envolvam muito tempo de contato com agentes externos, apenas breves caminhadas, é possível optar até mesmo por uma calça jeans, desde que você não abra mão de proteção com produtos térmicos como primeira camada, ok?

E como organizar todos estes itens na hora de compor o look? Saiba que simplesmente jogar roupas e mais roupas umas sobre as outras vai fazer com que você sue e o aquecimento seja prejudicado. A decisão mais acertada é usar três camadas: uma camada de drenagem interior (roupas térmicas), uma camada de isolamento térmico (fleece ou suéter) e uma camada protetora (casacos).

Os acessórios que não podem faltar em Paris

Paris Acessórios

Sim, acessórios são essenciais! Esquecer de uma simples luva ou gorro pode fazer muita diferença quando estamos falando de locais com frio intenso. Portanto, não subestime o valor que tem um bom acessório nestes momentos. Você já sabe que os itens necessários, mais uma vez, irão depender do que está planejando fazer durante a viagem.

Pensando em uma situação na qual você tenha que estar bem preparado(a), inclua gorros, protetores de orelha ou balaclavas para proteger a cabeça. Para o aquecimento das mãos, aposte em luvas e, nos pés, meias térmicas apropriadas para baixas temperaturas. Os cachecóis térmicos costumam ser essenciais em qualquer momento das viagens à Europa durante o inverno e, além de protegerem o pescoço, tornam o visual super elegante!   

As botas adequadas para curtir o inverno na Cidade Luz 

Paris Botas

No caso de frio extremo em Paris, é importante investir no modelo adequado para garantir que você manterá os dedos dos seus pés intactos. Neste caso, preste muita atenção nos materiais e, especialmente, forração do produto, item essencial para auxiliar na manutenção térmica dos seus pés.

Materiais resistentes, duráveis e tratamento impermeabilizante garantirão que o produto irá resistir aos impactos do trajeto e manterá suas características originais, além de evitar o desconforto e umidade dos pés, o que é essencial para a manutenção do aquecimento também. Já as solas apropriadas para locais úmidos e com neve, devem ser confeccionadas em borracha com agarradeiras que proporcionam tração, evitando quedas e torções em terrenos com condições mais ‘desafiadoras’.  

Lembre-se que suas caminhadas urbanas em locais com neve também exigem cuidados com a segurança, afinal a umidade deixa as ruas bastante escorregadias. Embora este ambiente permita até um salto alto, não dispense a impermeabilidade e solas tratoradas para evitar acidentes e umidade na parte interna do calçado. Passeios urbanos em dias secos exigem calçados menos robustos. Solas leves e confortáveis são as mais apropriadas para estes momentos!

Esperamos ter ajudado na organização da sua bagagem para curtir o inverno em Paris. Continua com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de turismo durante o inverno na cidade? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top