Bélgica libera entrada de turistas brasileiros imunizados

9 de setembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Existem muitos motivos para visitar a Bélgica, afinal esse é um país de grande importância histórica, arquitetônica, cultural e também gastronômica. Para os apaixonados pelo inverno, é o destino ideal para aproveitar o fim de ano, pois nesse período é possível apreciar as belezas naturais, como também a área urbana, já que há bastante incidência de neve entre os meses de dezembro e março. Esse é um dos atrativos turísticos mais incríveis para quem ama o frio e quer conhecer os cenários branquinhos como de filmes e séries.

Com a chegada da estação mais fria do ano, o país anunciou a reabertura das fronteiras para brasileiros vacinados contra a Covid-19. Desde esse mês, o turista pode entrar na Bélgica se estiver completamente imunizado com as vacinas aceitas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que são AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer. Por causa do reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros países europeus, como Islândia, Suíça e Espanha, a expectativa é que a CoronaVac entre na lista de vacinas aceitas para os viajantes brasileiros em breve.

Outra medida para entrar na Bélgica é portar um certificado em inglês, para atestar a vacinação, fornecido pelo Conecte SUS. Nesse documento deve constar os dados pessoais do vacinado, nome da marca da vacina ou fabricante, datas de vacinação, país de aplicação e uma assinatura ou código de identificação digital legível. Para o governo belga, a vacinação completa ocorre 14 dias após a segunda dose da aplicação ou dose única.

Além disso, o turista deve seguir a obrigatoriedade de realizar o teste PCR no primeiro ou segundo dia da sua chegada, aguardando o resultado em quarentena. Caso dê negativo, o turista poderá encerrar o período de isolamento e, enfim, desfrutar as maravilhas da Bélgica.

Bruxelas, na Bélgica

PLANEJANDO A VIAGEM PARA A BÉLGICA: CONFIRA!

No comunicado disponibilizado em setembro de 2021, a Bélgica alerta que não haverá voos diretos do Brasil para o país neste momento. Por isso, os turistas devem buscar informações sobre as áreas que farão escala, pois cada local tem suas regras, podendo autorizar ou não a circulação e/ou ainda impor mais condições.

Na Bélgica, neste mesmo mês iniciou uma nova etapa de reabertura, com a maioria das restrições derrubadas pelo governo, como lotação nos restaurantes e limitação de horários, por exemplo. No entanto, as medidas preventivas seguem em vigência, como o uso de máscara, distanciamento social de, pelo menos, dois metros e higienização de superfícies de contato e das mãos. Dessa forma, também será possível aproveitar a viagem com mais segurança.

PROTOCOLOS DE ENTRADA PARA BRASILEIROS NA BÉLGICA

Para entrar no país, é essencial acompanhar quais são os protocolos para viajar a turismo durante a pandemia de coronavírus. As consultas podem ser realizadas nos sites das Embaixadas e Consulados da Bélgica no Brasil e do governo da Bélgica destinada para informações sobre a Covid-19. Nas redes sociais, é possível acompanhar o perfil do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo no Instagram.

Para que você possa conferir as medidas que devem ser seguidas, listamos abaixo as medidas comunicadas pelo governo belga. Acompanhe abaixo:

. Certificado de vacinação emitido pelo Conecte SUS;
. Formulário de saúde preenchido em até 48 horas antes da viagem (disponível no site das Embaixadas e Consulados da Bélgica no Brasil);
. Teste RT-PCR no primeiro ou segundo dia depois da chegada ao país;
. Manter quarentena enquanto espera o resultado do teste RT-PCR;
. Seguro-viagem obrigatório, com cobertura para gastos com Covid-19;
. Passaporte com validade mínima de 90 dias.

SAIBA MAIS SOBRE A BÉLGICA NO VERÃO, INVERNO E MEIA ESTAÇÃO

O maior fluxo de visitantes na Bélgica acontece no verão europeu, entre os meses de junho e agosto, sendo considerada a alta temporada. Isso também ocorre por conta das férias escolares e de trabalho da população, mas ainda por ser um país repleto de encantamento pela sua estrutura arquitetônica, pela gastronomia com as cervejas, chocolates, batatas fritas e waffles considerados entre os melhores do mundo, além da cultura e história em cada roteiro. Essas e outras características fazem com que vizinhos europeus e visitantes de outros continentes escolham o pequeno país como um destino turístico imperdível.

canais no verao na belgica

Já no final do ano, no alto do inverno, o branco da neve, os lagos congelados e as fumaças das chaminés das casas formam imagens incríveis para os turistas, tornando a experiência ainda mais encantadora. Nesse período, devido ao frio, chegando a temperaturas negativas, o destino é um pouco mais tranquilo em relação ao fluxo de pessoas. Por isso, é importante que os visitantes estejam preparados para as diversidades climáticas, pois também há chuvas que caem a qualquer hora.

Já a baixa temporada ocorre durante a meia estação, ideal para quem prefere fugir das temperaturas extremas, seja frio ou calor, além de ser uma alternativa para economizar em hospedagem e alimentação, buscando condições mais acessíveis de roteiros. O outono é entre os meses de setembro, outubro e novembro e a primavera tem duração entre março e maio.

OUTROS PAÍSES DA EUROPA QUE LIBERARAM ENTRADA DE BRASILEIROS

Até o dia 3 de setembro de 2021, mais de 30 países da Europa estavam aceitando turistas brasileiros, sendo que destes, 20 aceitavam imunizados sem qualquer restrição. O ideal para saber quais nações já liberal é conferindo em cada Embaixada e consulado quais os protocolos para viajar aos países.

Os destinos que liberaram entrada, até a data de publicação deste post, são os seguintes: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Irlanda, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Macedônia do Norte, Moldávia, Mônaco, Portugal, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar nos acompanhando, pois nós faremos posts sobre os tradicionais destinos internacionais que já voltaram a receber visitantes saindo do Brasil, além de dicas sobre viagens, sempre com segurança para que a pandemia chegue ao fim e voltarmos a fazer uma das coisas mais legais da vida: ter novas experiências viajando.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top