Bruxelas Inverno

Bruxelas no inverno: dicas de passeios e o que usar

A capital da Bélgica tem tudo para impressionar seus turistas em qualquer momento do ano, mas visitar Bruxelas durante o inverno se torna uma experiência ainda mais encantadora. Com suas ruas cobertas e canais congelados, a capital da Bélgica é, sem dúvida, muito mais bonita e especial durante os meses frios.

Além de contar com várias atrações interessantes para os turistas, Bruxelas se tornou um verdadeiro centro para a política internacional. A cidade recebe uma grande quantidade de imigrantes, por isso possui uma grande diversidade de culturas e línguas, embora as oficiais sejam holandês e francês.

Clima e temperatura durante o inverno em Bruxelas

Temperatura Bruxelas Fonte: https://weather-and-climate.com/

O frio em Bruxelas é intenso durante todo o inverno. A média de temperaturas máximas no auge da estação é de aproximadamente 7°C e as mínimas chegam a 1°C, mas existem dias nos quais é possível encontrar temperaturas ainda mais baixas ou um pouco mais altas.

Em toda a Bélgica as chuvas costumam ser imprevisíveis e, mesmo que não chova, durante o inverno é comum o céu estar cinzento e encoberto. Os dias são mais curtos neste período do ano também, normalmente o sol nasce às 9h da manhã e às 16h já começa a escurecer na cidade. A neve é bastante frequente, especialmente em janeiro e fevereiro.

O que fazer 

Turismo Inverno Bruxelas

A boa notícia sobre o turismo em Bruxelas é que o transporte público é excelente, certamente a forma mais fácil de se deslocar de um ponto turístico para o outro, são várias estações de trem e metrô espalhadas pela cidade. De qualquer forma, sugerimos que priorize a proximidade de cada ponto turístico no momento de organizar o roteiro de passeios para evitar a utilização do transporte para trajetos mais longos.

A patinação no gelo é uma das atrações preferidas dos turistas que visitam a cidade no auge do inverno, está disponível a partir nos últimos dias de novembro até a primeira semana de janeiro. Quem chega alguns dias antes do final de ano também pode admirar as esculturas do Festival de Escultura de Gelo e Neve, além de aproveitar as movimentadas e charmosas Feiras de Natal

Quer curtir todos os detalhes da cidade com calma? Visite Bruxelas em janeiro ou fevereiro, quando a movimentação comum da época das feiras de natal diminui, e será possível aproveitar com tranquilidade todos os momentos e atrações que este destino especial reserva para você. 

A Grand Place é considerada uma das praças mais bonitas do mundo e é parada obrigatória para qualquer turista que visita Bruxelas. No local é possível visitar museus, igrejas e muitos prédios importantes. No período do natal as construções do local são adornadas com luzes externas, o que todo o cenário do local ainda mais encantador.

Um símbolo muito popular de Bruxelas é a estátua de um menino fazendo xixi, chamada de Manneken-Pis. Ela possui apenas 61 cm e está localizada em uma das fontes da cidade. A estátua é tão popular que já recebeu inclusive uma versão feminina em um outro ponto da cidade, a Jeanneke-Pis.

Também muito popular entre os turistas, o Atomium é uma escultura metálica composta por 9 esferas, sendo que é possível visitar 6 das 9 esferas, que oferecem uma visão incrível da cidade e uma exposição sobre a construção da estrutura.

A arquitetura do Les Galeries Royales Saint-Hubert deixa qualquer turista encantado com seu teto de vidro arcado e a sua iluminação natural! No local, que fica próximo ao Grand Place, é possível visitar inúmeras lojas e restaurantes.

Quer um passeio diferente e uma paisagem bucólica com muita neve, gelo e um lago com patos? Conheça o Chalet Robison, localizado em uma pequena ilha no meio do parque Bois de la Cambre. Este é o refúgio perfeito para curtir um passeio romântico!

Para deixar o seu passeio mais completo, inclua no seu roteiro alguns dos inúmeros parques, museus e igrejas da cidade. Dentre eles podemos destacar o Parque Real, a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula e o Museu Real das Belas Artes.

O que usar no inverno em Bruxelas

Bruxelas o que usar

Uma das primeiras perguntas a se fazer na hora de planejar quais itens comporão sua mala é sobre o clima e temperatura durante o período da sua viagem. A outra é o quanto você é sensível ao frio, isso depende de muitos fatores, como características pessoais e, até mesmo, idade!

Lembre-se que frio com tempo seco é muito diferente do frio com chuva ou neve, como normalmente acontece em Bruxelas no inverno. Ou seja, impermeável é palavra de ordem para você para os looks que usará durante esta viagem! Afinal, optar por casacos e calças que evitam a penetração da umidade da neve e das gotas da chuva é o primeiro passo para manter o seu corpo aquecido e confortável, invista nestes itens para a sua mala de viagem sem pensar duas vezes!

1.Calçados 

Nada de achar que a sua bota montaria é uma opção! Esqueça! O solado é fino, não é à prova d'água e nem confortável para longas caminhadas. O que recomendamos são as botas forradas em material térmico, solado em borracha antiderrapante e desenvolvidas em material resistente com tratamento impermeabilizante. Estas são características consideradas essenciais para uma bota que será utilizada em dias de frio intenso e locais com acúmulo de neve ou chuva. 

2. Roupas

Começando pelas primeiras camadas, escolha a que vai ser mais usada em diferentes ocasiões, há diversos tipos de decotes e modelos. Os tecidos são bem finos e com muita tecnologia, o ideal é que o produto fique confortável e ajustado ao corpo para criar uma verdadeira segunda pele e permitir que a roupa que vai por cima não tenha a modelagem prejudicada pela primeira camada.

A segunda camada pode ser tanto intermediária no frio mais intenso quanto a última camada no frio moderado, deve ser um pouco mais grossa, mas sempre muito leve. Para esta camada aposte em fleeces ou até mesmo suéteres.

A terceira camada é composta por casacos mais robustos. Escolha peças que tenham bolsos com zíper para guardar as luvas e, se possível, bolsos internos. Além disso, preste atenção no tamanho do casaco e evite comprar peças muito justas, lembre que no frio intenso você estará usando uma ou duas blusas por baixo do casaco. Em geral essa peça é um item mais caro do vestuário de inverno, por isso, escolha modelos e cores que realmente lhe agradem e não pense só no valor que vai custar. Lembre-se que nos dias chuvosos ou com neve é necessário que seja impermeável, ok? 

Outra coisa importante é que em Bruxelas os lugares internos são todos aquecidos. Logo, provavelmente a terceira camada será tirada e recolocada muitas vezes. Por isso, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante durante a sua viagem, ok?

Para a parte de baixo, caso esteja usando uma calça segunda pele com propriedades térmicas e o dia não tenha previsão de muita chuva ou acúmulo de neve, é possível optar até mesmo por uma calça jeans. Porém, se estiver nevando ou chovendo muito, é essencial que seja impermeável.

3. Acessórios 

Gorrosprotetores de orelhacachecóisluvas e meias térmicas são obrigatórios na sua bagagem! Libere sua criatividade nesses itens porque serão os itens do vestuário que você vai mais trocar e combinar para mudar o visual. Use e abuse das cores e modelos, dos tecidos e materiais. As luvas são essenciais para quem vai passar muito tempo ao ar livre, escolha as impermeáveis para os dias de atividades na neve ou dias muito frios e com vento. Já as luvas de lã coloridas devem ser usadas em dias menos frios ou quando não estiver muito exposto a ambientes externos.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo