Sumário
A Bulgária pode ser uma ótima opção para você que procura um destino nada clássico! O país europeu geralmente foge dos roteiros de viagens ao continente, mas oferece belíssimas paisagens e algumas das mais modernas e baratas pistas de esqui do continente.
Localizada na região dos Balcãs, o país tem como capital Sófia e seu idioma é o búlgaro.
Como é o clima na Bulgária?
O clima é temperado com verões mediterrâneos muito quentes e secos e invernos muito frios e úmidos!
O frio é rigoroso e dura cerca de 3 meses — de novembro até meados de março. A temperatura média fica entre 10 °C a -15 °C, podendo chegar até -20 °C nos dias de frio extremo.
Como chegar até a Bulgária?
Existem alguns voos diretos do Brasil para a Bulgária, mas as opções de companhias e horários são poucas.
No país, a viagem mais indicada e barata é a de trem, embora sua infraestrutura não seja uma das melhores quando comparada aos transportes dos demais países europeus.
Aproveite para saber como é viajar de trem na primeira classe pela Europa!
Como é o turismo na Bulgária?
O país é uma mistura cultural e religiosa entre a Europa e a Turquia, entre a tradição e o modernismo. Tem um patrimônio cultural único e muito rico, uma contribuição dos vários povos que habitavam o local desde a pré-história.
Seu turismo contempla uma arquitetura diferente, mosteiros, gastronomia, cidades medievais, vestígios arqueológicos, montanhas, muitas estações de esqui consideradas as mais baratas da Europa, patrimônios mundiais da Unesco, danças que chamam a atenção de turistas e muito mais.
Os pontos turísticos do país são inúmeros, mas selecionamos alguns destinos imperdíveis e mais populares, assim como as estações de esqui mais procuradas e preparadas para a sua diversão na neve!
1. Parque Nacional de Pirin e Bansko
Localizada no sudoeste do país, a região é muito linda! Tem lagos, cascatas, grutas e florestas, além da imponente montanha Pirin com 2.914 metros de altitude. Pirin é reconhecido como patrimônio Mundial da Unesco e o maior e mais atraente parque nacional da Bulgária.
Em Pirin, também é possível encontrar Bansko, uma das pistas de esqui mais legais e modernas do país.
Bansko oferece uma ótima estrutura para praticar diversas modalidades de esportes na neve e 70 km de pistas, além de uma ótima estrutura hoteleira.
A cidade de Bansko também é reconhecida pela sua história e tradições búlgaras.
2. Mosteiro de Rila
O Mosteiro de São João de Rila, fundado no século X e localizado próximo aos montes Rila, representa muito da cultura, história e arquitetura da Bulgária.
Trata-se do maior mosteiro do país e um dos patrimônios mundiais da Unesco.
3. Montanhas Ródope e Gargantas de Trigrad
Uma paisagem linda com rios, cavernas e uma natureza esculpida, Ródope é uma cordilheira que marca o continente Europeu da Grécia à Bulgária.
A parte mais encantadora desta cordilheira é conhecida como ‘Gargantas de Trigrad’. Está situado na região leste das montanhas de Ródope, perto da fronteira entre a Grécia e a Bulgária, e oferece belas paisagens com pedras muito altas esculpidas pela natureza.
4. Anfiteatro Romano (Plovdiv)
Por meio de influências dos povos romanos, Bizantino e Turco-Otomano, a cidade de Plodiv, com mais de 6.000 anos de história, conserva um belo anfiteatro construído no século II. Hoje, é palco de espetáculos!
5. Borovets
Com 45 km de pistas de esqui e mais de 200 professores de esportes, Borovets é um dos destinos preferidos dos turistas durante o inverno na Bulgária.
Além de uma ótima estrutura para esportes na neve, a cidade oferece uma vida noturna movimentada e muito interessante, como alguns bares com música folclórica do país.
Gostou de saber mais sobre a Bulgária? O que acha de complementar a leitura descobrindo as principais peças de roupa para visitar um lugar frio? Assim, você pode visitar o país tema desse post com segurança e estilo!