O Teleférico Cerro Otto é um dos tradicionais passeios de Bariloche. Localizada a 5 quilômetros do centro da cidade, oferece belas paisagens e atividades na neve para adultos e crianças.

Para ir da base ao pico da montanha, é necessário subir em uma gôndola com capacidade para até 4 pessoas que percorre 2.100 metros em 12 minutos. É uma experiência incrível! 

Em setembro, conheci a atração numa manhã de segunda-feira. Para chegar até lá, usei o transporte gratuito disponibilizado pelo Cerro Otto. A parada fica na esquina da rua Mitre e da rua Vilegas, bem no centro de Bariloche, com início às 10h. 

O trajeto foi rápido, o que demorou mesmo foi a fila para comprar o ticket que dá acesso ao complexo. E falando nisso, o preço para subir a montanha do Cerro Otto foi de 4.500 pesos argentinos — o valor não inclui as atividades disponibilizadas no local. 

Já no alto, a montanha possui pequenas pistas de esquibunda para todas as idades, além de atividades como tirolesa, caminhadas com raquetes na neve e o passeio no Funicular de la Cumbre, que leva até as pistas de trenó e Otto Kart (boias canadenses). Para fazê-las, é preciso comprar um ticket na bilheteria que fica próxima à pista de esquibunda das crianças. 

Os arredores do Cerro Otto são recomendáveis para caminhadas e o complexo conta com o Circuito Otto, ideal para famílias com crianças e dá acesso à ponte Pênsil e labirinto do bosque. Fora da temporada de inverno, conta com atividades de trekking e as belezas dos amancays, flores típicas da região com pétalas na cor amarela. 

Mas antes de ir, lembre-se de conferir as condições climáticas do dia, porque o teleférico pode fechar por questões de segurança, principalmente quando o vento está muito forte. Assim você não corre o risco de perder a viagem. 

Agora, que tal continuar a leitura para conferir alguns atrativos do Cerro Otto?

Deck Panorâmico

O deck panorâmico do Cerro Otto é um dos locais mais bonitos do complexo. Com alguns bancos disponíveis para descansar e apreciar as paisagens do Parque Nacional Nahuel Haupi, dos cerros Ñireco, Ventana e Carbón, uma parte da estepe patagônica e a vista de toda a cidade, o deck é um dos pontos mais visitados para fazer fotos e filmagens das belezas de Bariloche. 

Conta com mais de 100 metros quadrados e uma paisagem incrível. Ali também é possível observar as gôndolas do teleférico e o Funicular. 

Confeitaria giratória 

Uma das atrações mais famosas de Bariloche, a confeitaria giratória fica a 1.405 metros acima do nível do mar

Por lá, você pode observar todas as belezas ao redor, em 20 ou 40 minutos, enquanto aproveita para experimentar algum dos pratos locais. O giro num raio de 360º é quase imperceptível, tendo duas velocidades pré-estabelecidas. 

A confeitaria é bem aconchegante e a experiência também vale a pena! O horário de funcionamento é das 10h às 18h. 

Galeria de Arte do Cerro Otto

A Galeria de Arte expõe cópias em tamanho natural de três obras de Michelangelo Buonarroti: Moisés, La Pietà e David. As cópias eram construídas com mármore em pó (80%) e resina acrílica (20%), devidamente autorizadas e certificadas pelo governo da Itália, 

Também estão em exposição as reproduções fotográficas de esboços, réplicas de ferramentas e pinturas do artista, sendo uma oportunidade de conhecer as técnicas de Michelangelo.

Aproveite para conferir as belezas do Circuito Chico Bariloche!

Otto House Music e Lojas de Fotografia

Ah, o Cerro Otto também possui um espaço para música, cinema e eventos, o Otto House Music.

Quando visitei o lugar, estava tocando uma música ambiente e contava com brinquedos para crianças. Mas conforme informações, o local funciona a partir de agendamento de grupos de agências ou viagens de formatura para realização de eventos, shows e apresentações.

Funciona ainda como microcinema, onde são projetados curtas-metragens sobre a região e a história do teleférico. E na parte interna do complexo, estão disponíveis serviços para tirar fotos com cães da raça São Bernardo, os mascotes da cidade. 

Após a descida do teleférico, você passa em frente a uma loja de fotografia preparada para que os visitantes façam fotos como se estivessem em pleno voo em uma gôndola fixa. O que vale é soltar a imaginação para uma pose entre amigos e familiares. 

Condor em Bariloche

Especialmente nesta temporada de inverno, foi registrada muita neve de abril a setembro. Entre as belezas naturais em transição, estavam os picos que mesclavam entre o branco da neve e a vegetação.

Em meio às paisagens, também é possível conferir o voo do rei dos Andes, o condor — considerado uma das maiores aves do mundo, com uma envergadura de asas de 3 metros, podendo pesar até 15 quilos.

Para resistir às baixas temperaturas nas altas montanhas, suas plumas têm um ótimo isolante térmico. O condor andino pode voar a uma altitude de até 10 mil metros e percorrer 30 km em um dia. 

Outra curiosidade é que elas ficam com o mesmo par durante toda a vida, além de cuidar dos filhotes por um longo período.

Com papel fundamental na natureza, o condor dos Andes tem ainda um papel de destaque nos mitos e folclore das regiões andinas da América do Sul. Países como a Argentina, Chile, Colômbia e outros possuem ações para evitar o desaparecimento da espécie.

No dia que visitei o Cerro Otto, pude conferir duas vezes os condores sobrevoando a região enquanto estava no deck panorâmico.

Como chegar no Cerro Otto

Como é Cerro Otto

Para chegar no Cerro Otto, é possível ir de carro pela avenida Pioneros ou pela avenida Bustillo. Se for pela avenida Pioneiros, chegará diretamente ao complexo que fica no km 5 da via, no cruzamento da avenida Sara Maria Furman. 

Agora, se optar pela avenida Bustillo, você deve ir até o km 5 da avenida e subir à esquerda, na avenida Sara Maria Furman, até o cruzamento da avenida Pioneiros. Pela segunda rota você estará às margens do lago Nahuel Huapi. 

Você também pode consultar o hotel em que está hospedado! Algumas hospedarias possuem o serviço de transfer até o Cerro Otto — se tiver, o teleférico te buscará gratuitamente. 

Aqui reforço que o transporte gratuito disponibilizado pelo Cerro Otto é super tranquilo, sendo que a parada fica na área central e é bem fácil de encontrar. 

Para retornar ao centro de Bariloche, só aguardar o ônibus no portão de saída do Cerro Otto, que fica na lateral do complexo. 

Horários de funcionamento e endereço do Cerro Otto

A bilheteria na base do Cerro Otto funciona das 10h às 16h30. O primeiro horário de saída do ônibus para o teleférico é às 10h e o último às 16h30.

Já para retornar para o centro, o último horário é às 18h45. A última subida pelo teleférico é às 16h30 e a última descida às 18h30.

O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sem abrir aos domingos. O Cerro Otto fica na avenida de los Pioneros, km 5

Essa foi minha experiência no Cerro Otto em setembro. O que você achou dessa atração turística?!

Continue nos acompanhando para mais posts sobre atrativos de inverno em Bariloche

Até a próxima!