Como esquentar os pés no inverno: 5 dicas infalíveis

26 de fevereiro de 2021 - Por Portal de Inverno

Quando os termômetros começam a marcar temperaturas mais baixas, já sabemos que a melhor estação está por chegar. E, com ela, todas as experiências incríveis pelas quais aguardamos durante todo o ano! 

Embora o inverno seja realmente incrível, sabemos que este período exige alguns cuidados essenciais com o nosso corpo e saúde, especialmente quando o assunto é manter as extremidades aquecidas e confortáveis durante os dias mais frios. Afinal, quem nunca teve dúvidas sobre como esquentar os pés no inverno, não é mesmo?

Isso porque uma das queixas mais comuns e que costumamos ouvir constantemente durante o inverno é, certamente, sobre o frio nos pés. Atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu dos cuidados com a região, especialmente nos dias de frio intenso! 

Sabemos que os cuidados com os pés são essenciais para que você possa aproveitar o seu dia a dia ou experiências e viagens de inverno de forma totalmente confortável! Por este motivo, preparamos este post com explicações sobre o que causa o desconforto nas extremidades do corpo nos dias frios e dicas infalíveis sobre como esquentar os pés e mantê-los aquecidos no inverno.

O que causa pés gelados? 

Além das baixas temperaturas, há outros fatores que costumam prejudicar o aquecimento dos pés, como alguns problemas de saúde ou o próprio estilo de vida das pessoas. 

O frio é uma reação normal do corpo quando estamos em ambientes nos quais as temperaturas estão baixas. As extremidades são as mais prejudicadas já que o corpo prioriza o aquecimento dos órgãos vitais e, por este motivo, reduz a circulação de sangue em outras áreas mais afastadas, como pés e mãos.

Aliás, também já falamos sobre como aquecer as mãos aqui no Portal – não deixe de conferir e garantir proteção total para desfrutar do lazer no inverno!

Há alguns casos nos quais as causas podem estar relacionadas a alguns problemas de saúde que prejudicam ainda mais o aquecimento dos pés. Esses problemas normalmente estão associados à má circulação de sangue, diabetes, anemia, hipotireoidismo, síndrome de Raynaud e, até mesmo, estresse e ansiedade.

Se além do frio comum durante os dias frios, você apresentar sintomas relacionados a estas doenças, é muito importante que você procure o atendimento de um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado para o seu caso.

Tratar a dificuldade em manter os pés aquecidos, especialmente em casos crônicos, é essencial! Em situações extremas, o frio pode provocar queimaduras e bolhas, entre outros problemas graves.

Esquentando os pés gelados 

Você também já testou várias estratégias para esquentar as extremidades do corpo, especialmente nos dias de frio intenso, mas o resultado não foi exatamente o que você esperava? Bem-vindo(a) ao time!

Agora você vai conhecer algumas estratégias e dicas infalíveis para esquentar os pés em qualquer ocasião do inverno e mantê-los aquecidos e confortáveis durante todo o dia!

1 – A alimentação correta é essencial

alimentação pes

Você já sabe que o cuidado com a sua dieta é essencial em qualquer momento do ano! Mas, quando estamos falando de dias frios, uma alimentação adequada pode fazer toda a diferença no seu conforto térmico e saúde. Há alguns alimentos que favorecem a circulação do sangue no corpo e auxiliam a manter seus pés sempre saudáveis.

A vitamina C fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, o que os torna mais resistentes para garantir a circulação do sangue pelo corpo de forma mais eficiente e completa. A principal fonte da vitamina são as frutas cítricas, como laranja, acerola e limão. 

O ômega 3, encontrado principalmente em peixes de água fria, possui alguns benefícios incríveis para o corpo, como o controle da pressão arterial e melhoria da circulação do sangue, além da prevenção de problemas mais graves, como trombose.

Outros grandes aliados da sua dieta durante o inverno são o alho e a cebola. Além de serem ótimos temperos para os pratos da estação, fazem com que o sangue flua de uma forma mais natural e evitam a formação de varizes nas pernas e pés. 

Termogênicos, como o gengibre, e oleaginosas, como castanhas e amêndoas, também podem fazer maravilhas para a saúde do seu corpo. Os primeiros agem como estimuladores da circulação e metabolismo, já as oleaginosas protegem vasos sanguíneos e o coração.

Não é preciso mencionar que a hidratação do corpo continua sendo fundamental durante as baixas temperaturas! Água ou outros líquidos naturais e saudáveis, como chás, são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo em todas as estações do ano.

2 – Diga não ao sedentarismo: inclua exercícios físicos na sua rotina

Exercícios Pés

Uma das grandes vantagens de se exercitar no inverno é o fato de que as baixas temperaturas tornam a prática muito mais agradável, evitando, principalmente, o incômodo do calor e suor excessivo. 

Ao se exercitar, os pés aquecem instantaneamente e, caso a prática seja mantida de forma regular e a longo prazo, o corpo se beneficia de várias outras formas também. O resultado da prática constante de exercícios físicos é a manutenção do calor corporal de forma mais eficiente por meio da prevenção de doenças, redução do estresse e melhoria da circulação sanguínea.

3 – Mantenha o ambiente aquecido

Feet in Christmas socks near fireplace

Nada melhor para manter o aquecimento de todo o corpo do que um ambiente quente e aconchegante. Existem algumas estratégias práticas, baratas e muito simples que você pode utilizar na sua casa ou escritório para facilitar a manutenção do calor no local. 

Uma das estratégias é vedar as aberturas da casa para evitar que o ar frio passe para a parte interna, além de manter fechadas as portas dos cômodos que são menos utilizados. 

Preste muita atenção à decoração também! Tapetes, carpetes e almofadas desenvolvidos em materiais quentes, assim como velas e lareiras, tornam o ambiente super charmoso e auxiliam no aquecimento dos espaços da sua casa. 

E por que não contar com uma ajudinha do sol também? Durante o dia, abra as janelas, mas mantenha os vidros fechados. Desta forma, os raios solares incidirão diretamente para o interior da sua casa, oferecendo uma ótima fonte de iluminação e calor. 

4 – Acerte na escolha das meias

Meias Pés

Este é um detalhe importante e que muitas pessoas costumam ignorar, mas escolher a meia certa nos dias mais frios do ano é essencial para esquentar os pés e mantê-los aquecidos. 

Para começar, nem pense em utilizar aquela meia que você usa durante as suas caminhadas nos dias quentes ou de meia-estação. Meias apropriadas para o inverno devem ser desenvolvidas em materiais térmicos e inteligentes, o que fará com que o calor seja mantido e o suor disperso. Lembre-se que, muitas vezes, a sensação de frio nos pés pode ser causada pelo acúmulo de suor. Nada mais incômodo do que pés frios e suados nos dias frios!  

Outra característica importante das meias para o inverno é a altura do cano! É importante que elas tenham um cano mais longo para que aqueçam uma boa parte do tornozelo e pernas também. 

Além das meias para o seu dia-a-dia, há algumas opções de modelos adequados para usar durante momentos de descanso e, até mesmo, para dormir!

5 – Saiba escolher o calçado apropriado para cada momento  

Calçado Pés

Como você já deve imaginar, escolher o calçado certo para cada momento e ocasião dos seus dias de inverno provavelmente é a dica mais importante desta lista! 

O primeiro passo para acertar na escolha é avaliar quais as condições de temperatura e clima da sua cidade ou do destino que visitará! Lembre-se que cada momento do inverno exigirá calçados com características diferentes.

Calçados para dias de frio ameno

De uma forma geral, é preciso que o calçado seja desenvolvido em materiais resistentes e térmicos. Dias de frio mais ameno e secos não exigem tanta atenção na escolha dos materiais do produto. 

Nesse caso, é preciso atentar para o conforto do calçado e a qualidade dos materiais, que devem oferecer aquecimento na medida certa. Nestes momentos do inverno é possível optar por calçados menos robustos, como tênis, sapatos ou botas sem forração térmica!

Calçados para dias de frio moderado a intenso

Se a previsão do tempo for mais desafiadora, com temperaturas muito baixas e previsão de neve ou chuva, é preciso muita atenção na escolha do calçado. Botas são a opção mais recomendada para dias de frio moderado a intenso! 

A parte externa deve impedir a entrada de umidade e proteger os pés de agentes externos e que poderiam prejudicar o aquecimento e, por isso, botas desenvolvidas em materiais impermeáveis são obrigatórias para locais com neve ou dias chuvosos. 

A forração aplicada na parte interna deve aquecer os pés de forma eficaz e, assim como as meias, oferecer o conforto térmico necessário e dispersar o suor. Você poderá optar por forro em lã sintética, natural ou tecido térmico! 

Não sabe qual deles escolher? Preparamos um post completo e com todos os detalhes sobre a escolha da bota térmica ideal para facilitar a sua escolha.  

Caso você queira complementar a proteção térmica das suas botas sem forração, as palmilhas em lã sintética ou natural são opções super práticas e eficazes! Levar um par na sua mala de viagem, especialmente para destinos com mudanças repentinas de temperatura e clima, é sempre uma boa ideia!

A sola deve oferecer segurança para as caminhadas em terrenos escorregadios e com acúmulo de neve ou água. Por este motivo, o material da sola deve ser antiderrapante e é preciso que tenha agarradeiras para evitar quedas e torções. 

Calçados para usar em casa

Calçados casa

Não se esqueça dos seus momentos de descanso! Quando estiver em casa ou no quarto do hotel, priorize o conforto e aquecimento dos seus pés também. A pantufa ideal deve ser desenvolvida em material externo resistente e forro térmico. 

Caso o seu dia seja mais movimentado, prefira os modelos fechados em estilo sapatilha, que oferecem mais segurança para os seus movimentos. 

Então, gostou das nossas dicas para esquentar os pés durante os dias frios? Não deixe de aplicar nossas sugestões e conte para a gente se conseguiu aproveitar o melhor dos dias gelados com os pés quentinhos e confortáveis! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top