Fondue

Conheça 8 Fondues Diferentes e Surpreendentes em Gramado e Canela

Fondues e Serra Gaúcha tem uma conexão especial. Neste artigo fomos muito além do queijo, carne e chocolate para te mostrar que lagosta, creme de abóbora, vinho fervente, côngrio-rosa e até mesmo almôndegas farão com que você inclua este prato em todos seus roteiros à Gramado e Canela.

Nascido na Suiça, a fondue tornou-se o “prato símbolo” de Gramado. Há até quem diga que visitar a cidade e não se entregar às delícias de uma sequência de fondue é “perder a viagem”. O ritual de mergulhar pães e legumes em queijo derretido, depois fritar sua própria carne em uma pedra ou óleo fervente e, por fim, fundir frutas com chocolate é sagrado para turistas e moradores. Tudo fica ainda mais romântico e divertido se for em um restaurante aconchegante e acompanhado de um bom vinho.

Mas convenhamos que, apesar de delicioso, se “acabar” na sequência de fondue toda vez que visitar a Serra Gaúcha pode acabar ficando meio monótono. Por isso decidimos fazer uma cruzada gastronômica em busca de 8 Fondues Diferentes e Surpreendentes em Gramado e Canela. Neste post mostramos somente nossas melhores experiências, pode confiar que cada um destes restaurantes merece ser incluído em seu roteiro. Aproveite a viagem!

Boreal Rasen GastroPub

Boreal Rasen

O Boreal Rasen GastroPub faz parte do Grupo Lugano, um dos maiores e mais bem estruturados conglomerados turísticos da região. Foi lá que encontramos o inusitado Fondue de Lagosta. O prato é uma experiência gastronômica única. A lagosta com fondue de queijo vem em meio a croûtons e cogumelos defumados, acompanhada por molho pesto, maionese defumada, molho de mostarda & mel e creme catupiry. Serve perfeitamente 4 pessoas.

Boreal Rasen GastroPub e Boreal Ice Bar

Avenida Borges de Medeiros, 2497 (Entrada Lateral)
Belverede (Centro)/ Gramado (RS) 
Telefone: (54) 3295 5990
Redes Sociais: facebook.com/borealrasen
 
Le Petit Clos

Le Petit Clos

Não é exagero dizer que todos restaurantes de fondue em Gramado são inspirados no Le Petit Clos. Aberto em 1977 esta casa foi a primeira a servir o prato que iria se tornar um símbolo da Serra Gaúcha. A regra principal do restaurante é não confundir tradição com “ficar parado no tempo”, foram eles que lançaram os primeiros (e únicos, até o momento que escrevemos este post) fondue vegetarianos e veganos da cidade.

Provamos e aprovamos a receita do Fondue Spéciale que traz legumes orgânicos frescos, batatinha e pão para serem imersos em um delicioso creme de abóbora. Entre muitas novidades, também ficamos completamente apaixonados pelo Légumes en Pierre, o fondue vegetariano na pedra que trocou as carnes por legumes da estação.

Ao todo são servidos 14 tipos de molhos para acompanhar. Destes, 10 não possuem nada de origem animal (ideal para vegetarianos). Se você desejar uma refeição vegana avise o garçom que sairão também da lista alguns molhos que utilizam maionese, nata ou requeijão, ficando apenas os 100% de origem vegetal.

Le Petit Clos Restaurant

Rua Demétrio Pereira dos Santos, 599
Planalto/ Gramado (RS)
Telefone: (54) 3286 1936
Site: lepetitclos.com.br

Restaurante Colosseo

Restaurante Colosseo

Aberto em 1997, o Restaurante Colosseo é um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade, premiado como “Melhor Fondue de Gramado” por diversos anos consecutivos se tornou uma referência em qualidade e ótimo atendimento. O cardápio de especialidades em fondue do Colosseo é extenso, mas o nosso preferido é o Fondue au Vin, uma das melhores experiências gastronômicas que já tivemos!

Trata-se de um fondue ao vinho tinto que é servido com filé mignon e acompanhado por 14 tipos de molhos. O vinho deixa a carne muito mais leve do que nas preparações com óleo ou na pedra. Obstinados a desvendar a fórmula desta delícia descobrimos que um dos segredos do chef é manter dentro do rechaud uma cebola com cravos ao redor, e o mais incrível é que o sabor da cebola não fica perceptível.

Restaurante Colosseo

Avenida das Hortênsias, 1560
Centro / Gramado (RS)
Telefone: (54) 3286 7259
Site: restaurantecolosseo.com.br

Restaurante St. Gallen

Fondue Gallen

O Restaurante St. Gallen tem um dos ambientes mais aconchegantes de Gramado, as especialidades do cardápio trazem deliciosas receitas alemãs e fondues surpreendentes. Aqui descobrimos o Fondue de Peixe, que consiste em filés de côngrio-rosa à milanesa, fritos em óleo de coco e acompanhados por 14 tipos de molhos.

Foi uma experiência magnífica, completamente diferente dos tradicionais fondues com cortes de carne ou frango. O peixe tem uma receita especial de empanado, sozinho já é incrível, mas com os molhos torna-se inesquecível. O Restaurante St. Gallen também surpreende na sobremesa, aqui provamos o inebriante fondue de Chocolate Branco com Frutas da Estação. Leia a matéria completa (com valores, outros pratos e muitas informações) aqui: Restaurante St. Gallen, Fondue de Peixe e Chocolate Branco em Gramado

Restaurante St Gallen

Avenida das Hortênsias, 1122
Centro/ Gramado (RS) 
Telefone: (54) 3286 2519
Site: stgallen.com.br

Chez Lys Blanc

Chez Lys Blanc

O Chez Lys Blanc tem em seu DNA tudo o que procuramos na Serra Gaúcha: Ótimo atendimento, ambiente inspirador e a harmonia das tradicionais cozinhas Francesa e Suíça. O rodízio de fondue da casa é delicioso, considerado por muitos o “melhor fondue de Canela”. Mas, para nós, a estrela da festa foi o fondue de chocolate, que aqui é servido em duas opções, o Chocolate ao Leite, mais tradicional, e o escolhido para nossa lista de “fondues diferentes”: Chocolate Trufado, um mix surpreendente de chocolate branco, doce de leite e licores. Leia a matéria completa (com valores, outros pratos e muitas informações) aqui: Chez Lys Blanc, os Prazeres da Gastronomia de Canela

Chez Lys Blanc

Av. Osvaldo Aranha, 437
Centro/ Canela (RS)
Telefone: (54) 3282 3083
Site: chezlysblanc.com.br

Gram Bier Downtown Pub & Beer Store

Gram Bier

O Gram Bier Downtown tem uma proposta bem diferente do que é servido tradicionalmente em Gramado, o espaço é moderno, estiloso e super confortável. A gastronomia por aqui é levada muito à sério, e sem dúvidas é uma das melhores entre os gastropubs da cidade. Foi neste ambiente que provamos ótimas cervejas e o apetitoso Mini Fondue Genève. Almondegas empanadas e fritas servidas com um fondue de queijo delicioso. Este prato entrou em nossa lista “Top5 petiscos na Serra Gaúcha”.

Gram Bier Downtown – Pub & Beer Store

Av. Borges de Medeiros, 2433 – loja 5
Centro / Gramado (RS)
Telefone: (54) 3286 6259
Site: grambier.com.br
 
Viu só? Comprovamos que o que não falta em uma das regiões mais românticas do Brasil é criatividade na cozinha. Agora você pode colocar algumas receitas inusitadas em seu roteiro e entregar-se a novas experiências e sabores completamente fora dos padrões. Temos certeza que sua passagem por Gramado e Canela será inesquecível!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

17 comentários de “Conheça 8 Fondues Diferentes e Surpreendentes em Gramado e Canela”

  1. Estou aguando! AMO fondue e como sempre que encontro uma oportunidade, mas você abriu os meus horizontes com estas novas variedades! Quero sim, experimentar todos, mas aquele de creme de abóbora e o de almondêgas, com certeza estariam entre as prioridades!!! Que é isso de gostosura?!!! 

  2. Uau! Quanta coisa deliciosa e quanta boa sugestão Flávio! Já fiquei de água na boca e cheia de saudades do Brasil. Obrigado pela tão deliciosa partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo