Santo Antônio da Patrulha

Santo Antônio da Patrulha: frio e contato com a natureza no sul do Brasil

A cidade de Santo Antônio da Patrulha, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, é conhecida pela grande produção de cana de açúcar e por ser a "capital da cachaça, do sonho e da rapadura". 

Apesar do nome da cidade ser lembrado pela massa de turistas gaúchos, o turismo propriamente dito nunca foi uma prioridade por aqui. O que acontece é que a cidade fica às margens da Freeway (BR-290), na rota utilizada por milhares de habitantes da Região Metropolitana que viajam no verão em busca do sol, da areia e do mar do Litoral Norte, ignorando quase que completamente esta parte um pouco mais fria do estado, aos pés da serra.

Nossa sorte é que alguns empresários, alheios a todas as adversidades e ignorando completamente a falta da "cultura turística" desta região, estão investindo no interior do município, criando soluções sustentáveis e lúdicas, que exaltam a cultura gaúcha, aproximando os visitantes e moradores às origens do tradicionalismo.

Como chegar

Santo Antônio da Patrulha fica a 80 Km do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) em Porto Alegre. Recomendamos que você alugue um carro diretamente no aeroporto e aproveite a viagem para visitar outras localidades do RS como Gramado, que fica a pouco mais de uma hora de viagem (85 Km), ou então o Vale dos Vinhedos, distante 230 Km de Santo Antônio da Patrulha (cerca de 2h30 de carro).

A maior parte das atividades turísticas ocorrem no interior da cidade, a 7 Km do centro, na ampla estrutura do Estribo Hotel Estância. Partindo da capital, o caminho é todo asfaltado até chegar na Estrada Passo da Viúva, em uma área rural. Deste ponto até o Estribo são cerca de 4,5 km, menos de 10 minutos de carro por uma estrada de chão batido, que em nossa visita estava em excelentes condições e ótima sinalização.

Quando visitar e o que vestir 

Quando visitar Santo Antônio da Patrulha

Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano em Santo Antônio da Patrulha, chovendo cerca de 100 mm inclusive em novembro, mês mais seco do ano.
 
Bota Santo Antônio da Patrulha

A temperatura média no inverno é 10°C. Portanto, agasalhar-se corretamente é essencial. Indicamos os calçados, roupas e acessórios da empresa brasileira Fiero, a melhor relação custo x benefício x qualidade que já encontramos em produtos feitos especialmente para lugares frios.

O que fazer 

Visitar o Centro de Treinamento Guto Freire é essencial. Este espaço é dedicado ao treinamento de Cavalos Crioulos para disputa do Freio de Ouro, a mais importante prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Santo Antônio da Patrulha Cavalo

É possível realizar visitas guiadas gratuitas para conhecer e observar o dia a dia do treinamento de ícones desta raça e aprender um pouco mais da história de Guto Freire, consagrado cinco vezes como melhor ginete da raça crioula e tri campeão do Freio de Ouro. Ele também alcançou o recorde de animais classificados em uma mesma edição com 12 animais em 2010 e conquistou o título das provas das Cabanhas São Rafael e BT Paineras.

O CT tem capacidade para receber até 34 animais, e conta com amplas cocheiras, piquetes, pista apropriada para treinamento, além de acompanhamento veterinário 24 horas por dia e uma grande equipe de funcionários. A criação de cavalos crioulos está presente no do Rio Grande do Sul há mais de um século, por isto é fundamental agendar um passeio para entender de forma imersiva como as pessoas vivem nesta parte do país.

Cavalgada Santo Antônio da Patrulha

A experiência da cavalgada é apaixonante, os animais são dóceis, muito bem cuidados, as celas são de excelente qualidade e os instrutores altamente especializados, garantindo um tour seguro até mesmo para quem nunca teve contato com cavalos anteriormente.

É possível fazer várias trilhas ecológicas na área rural de Santo Antônio da Patrulha, a maioria dos trajetos passa em frente à Igreja da comunidade de Canto dos Guilhermes e segue pelos terrenos acidentados da região. Vários destes caminhos podem ser feitos de bicicleta ou até mesmo à pé. Se algum visitante decidir seguir sem um guia é possível baixar o aplicativo para celular Wikiloc e acompanhar as trilhas virtualmente, mesmo sem estar conectado à internet: Trajetos em Santo Antônio da Patrulha.

Santo Antônio da Patrulha Pôr do Sol

Assistir ao pôr do sol no lombo do cavalo vale muito a pena, este é um passeio para ficar gravado para sempre na memória. Se você tiver a possibilidade de programar uma estadia no Estribo Hotel Estância para uma noite de lua cheia poderá participar de um dos passeios à cavalo mais surpreendentes e inusitados da sua vida: a Cavalgada Noturna da Estância. A experiência inicia às 22h e encerra depois da meia noite, passando por um circuito com trechos de estrada e campo aberto, o ápice é a vista cênica da estrutura do resort iluminada pelo luar.  
 
Cavalgada Noturna

Quem viaja para uma o interior quer ver animais! E em Santo Antônio da Patrulha encontrará muitas opções neste quesito. Você consegue imaginar a loucura das crianças quando têm a oportunidade de alimentar as dóceis cabritas leiteiras da raça Saanen, galinhas diversas e Coelhos da raça Nova Zelândia? Junto a monitores e recreacionistas, este autêntico convívio com a lida do campo é possível.

Animais Santo Antônio da Patrulha

Outras brincadeiras ao ar livre também são super requisitadas, como visita a Pomares repletos de árvores frutíferas e pássaros de todas as cores, além de uma Pescaria na Sanga onde as crianças recebem aulas de como manusear varas de pesca e iscas com segurança. Todos os peixes capturados são soltos novamente no arroio!

Conhecer as cidades invernais no interior do Rio Grande do Sul é garantia de hospedagens quentinhas com ótimo atendimento familiar, gastronomia típica e experiências únicas de contato direto com a natureza! E tudo isso gastando muito menos do que você gastaria visitando as badaladas Gramado e Canela.
 
Natureza Santo Antônio da Patrulha

Recomendamos para todo tipo de público, independente da idade ou condição física. Em Santo Antônio da Patrulha você sempre terá diversão e descanso garantidos. 

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

18 comentários de “Santo Antônio da Patrulha: frio e contato com a natureza no sul do Brasil”

  1. A cultura e as tradições locais são muito importantes,  para diferenciar um destino. Adorei a cavalgada noturna, mas as fotos dos cavaleiros ao pôr do sol também estão lindas… parece um lugar bem tranquilo

  2. Nunca tinha ouvido falar da cidade… sempre me surpreendo com o tamanho do nosso país e como nunca falta um novo lugar para conhecer. Achei uma ótima opção para fugir de POA!

  3. Sou de Santo Antônio, mas vivo fora há algum tempo. Decidi levar meu noivo para conhecer o hotel e a cultura gaúcha, e ele simplesmente amou. Dos vários lugares que visitou no sul, ele mencionou que o Estribo foi o mais lindo. Eu, como patrulhense, também fiquei maravilhada e louca para voltar. 

    E o mais legal, orgulhosa de saber que Santo Antônio finalmente está na rota turística. Parabéns ao idealizador!

  4. que demais esse passeio, uma experiência bem gaudéria como diria os gaúchos ahueae

    quando era menor adorava passear de cavalo na fazenda dos amigos, lembro muito bem do por do sol. realmente é uma experiencia inesquecivel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo