Os meses de janeiro e fevereiro são perfeitos para momentos de férias e descanso, não é mesmo? E que tal optar por destinos que costumam ter temperaturas mais baixas durante essa época do ano? Não pense que a única alternativa é viajar para o Hemisfério Norte. Afinal, a América do Sul é repleta de opções turísticas para você visitar durante todo o ano. Por isso, confira 7 destinos que prometem fazer a alegria de quem quer fugir do calor. 

Todas as sugestões de destinos da América do Sul oferecem paisagens perfeitas, com muitas montanhas e até mesmo vulcões e geleiras. Já as temperaturas são variáveis: El Calafate e Torres del Paine, por exemplo, costumam registrar temperaturas super agradáveis ou baixas até mesmo nos primeiros meses do ano.

Sobre os demais destinos, as temperaturas costumam ser amenas, mas vale dar uma conferida na previsão do tempo antes de viajar.

Salar de Uyuni – Bolívia 

Salar de Uyuni

Este destino está localizado na região do Altiplano, na Cordilheira Ocidental da Bolívia, e é mais adequado para aquele tipo de turista que prefere uma aventura e não está muito preocupado com conforto.

O Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo, tem 12 km²! Na região, é possível curtir e visitar a Laguna Colorado, o Deserto de Dali, os Gêiseres da Manhã, a Lagoa Verde e muitos mais.

A região possui altos índices de sal, o que forma a coloração esverdeada da Lagoa Verde, que muda conforme a direção do vento e da luz do sol. No verão, os termômetros costumam marcar 15°C a 22°C e a média noturna é de 6°C.

Vale lembrar que ventos gelados costumam soprar na região durante todo o ano e que o clima da região é inadequado para a vida vegetal ou animal.

Ouro Preto – Brasil 

Ouro Preto

Para falar sobre os destinos da América do Sul, não podemos deixar Ouro Preto de fora. Uma linda cidade mineira, localizada em um vale profundo das montanhas do estado, no Brasil.

A cidade foi decretada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980. Possui uma arquitetura inigualável se comparada às demais regiões históricas do nosso país e esta é, sem dúvidas, uma das suas características que mais atrai turistas à cidade.

Construções históricas, museus, minas de ouro e restaurantes com comida típica são apenas algumas das atividades que Ouro Preto oferece ao turista.

A temperatura média durante os meses de janeiro e fevereiro é de 20°C, com mínimas de 15°C e máximas de 26°C. Se comparada a outras cidades, tem um clima mais agradável nesta época do ano.

El Calafate – Argentina 

El Calafate

Em El Calafate, a 300 km de Buenos Aires, é possível visitar as Geleiras do Parque Nacional Los Glaciares mesmo no verão. Embora seja um destino de inverno, a alta temporada acontece no verão, quando o frio fica menos intenso.

As atividades mais indicadas são as visitas às geleiras que tanto embelezam as paisagens da região, além de passeios com veículos 4×4 nas montanhas e trilhas do parque.

Dentre as belezas naturais da região, a que mais se destaca é o Glaciar Perito Moreno com 250 km² e 60 metros de altura. Durante o verão, os termômetros de El Calafate costumam indicar uma média de 13°C, com mínimas de 7°C e máximas de 18°C, já a média anual de temperatura é de 7°C.

Chapada Diamantina – Brasil 

Chapada Diamantina

Uma região super especial localizada no coração da Bahia, com muitos atrativos naturais e culturais. A Chapada Diamantina é garantia de paz, tranquilidade, histórias e aventuras.

Tem campos floridos, muito verde, paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras! Não é por menos, já que está localizada na região da Mata Atlântica e é composta por 24 municípios do estado.

No verão, as temperaturas ficam em torno dos 25°C a 30°C durante o dia, mas são mais baixas à noite, com uma média de 19°C a 20°C. A média de altitude da região é de 1000 metros.

Pucón – Chile 

Pucón Chile

A 780 km de Santiago, Pucón está localizada no centro-sul do Chile em uma região com muitos lagos. É uma cidade aconchegante e simpática e sua principal atração é o vulcão Villarico.

Atrai turistas durante o ano inteiro, pessoas que gostam tanto de tranquilidade, quanto de esportes radicais. Além do vulcão Villarico, em Pucón vale a pena conhecer o roteiro dos Lagos Andinos, Plaza de La Artesania e La Poza.

A alta temporada é no verão, quando muitos chilenos visitam Pucón para aproveitar o clima ameno da cidade. A temperatura média do local durante o verão é de 17°C, com máximas de 24°C e mínimas de 8°C.

Baños – Equador 

Baños Equador

Uma pequena cidade localizada entre montanhas e cachoeiras, aos pés do vulcão ativo Tungurahua, a 5.061 metros acima do nível do mar e a 176 km de Quito. Além do Tungurahua, mais 3 vulcões fazem parte das paisagens da região!

Baños oferece uma ótima estrutura turística com muitas opções de hospedagem, restaurantes, atividades e passeios. Devido à quantidade de atrativos naturais que oferece, como montanhas, cachoeiras e vulcões, é muito procurada pelos praticantes de esporte radicais.

Uma das atrações mais conhecidas e fotografadas é a casa da árvore, assim como as piscinas de águas termais de origem vulcânica. No verão a média de temperatura é de 17°C, com mínimas de 13°C e máximas de 22°C.

Torres del Paine – Chile 

Torres del Paine

Em Torres del Paine, localizada a aproximadamente 110 km de Puerto Natales, o verão é um período especial, já que a flora e a fauna oferecem um tom ainda mais bonito e colorido aos cenários da região, já privilegiados com muitas montanhas, lagos, pradarias e vales.

O clima da região é imprevisível, com rajadas de vento com velocidade superior a 100 km/h, muito sol e também muita neve. O verão é a época que mais atrai visitantes ao parque, não apenas pelas belas paisagens mas pelas temperaturas super agradáveis, com média de 12°C, mínimas de 8°C e máxima de 23,5°C.

Esperamos que este post tenha auxiliado no planejamento e decisão sobre sua próxima viagem pela América do Sul.