O Inverno no Brasil

O inverno no Brasil: características e os melhores destinos

Praias, sol, verão, carnaval e muito calor! Sim, estamos falando do Brasil. Para muitos estrangeiros que não conhecem muito bem o nosso país, pode ser difícil de acreditar que aqui também faz muito frio e que, em algumas cidades, a neve também pode fazer parte da paisagem em alguns momentos raros. 

Claro, aqui não temos toda a estrutura e condições climáticas para a diversão na neve como os destinos frios mais populares, mas é preciso confessar, o inverno brasileiro também tem o seu charme! As regiões norte e nordeste do país não se incluem nesta característica, mas é possível usufruir do inverno brasileiro no sul e sudeste do país.

Apesar das estações não serem muito definidas no Brasil, principalmente devido ao seu clima tropical, o friozinho já pode ser sentindo em algumas regiões a partir de maio, ainda no período do outono. A estação mais fria do ano chega oficialmente no dia 21 de junho e finaliza em setembro.

O inverno brasileiro costuma ser seco e os fenômenos mais comuns, principalmente nas regiões de alta altitude, são geadas e nevascas esporádicas nos estados da região sul. O melhor do turismo durante o inverno brasileiro pode ser experimentado nas regiões serranas de alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No ranking das cidades mais frias estão São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul, São Joaquim, Urupema e Urubici em Santa Catarina, apesar de que nem todas podem ser incluídas na lista de cidades mais turísticas. Selecionamos 8 destinos em 5 estados brasileiros para você começar a planejar sua viagem de inverno no Brasil, ou pelo menos aproveitar um final de semana longe da correria das grandes cidades e curtir o frio ao lado da sua família e amigos. 

RIO GRANDE DO SUL 

Localizada na Serra Gaúcha e vizinha da popular Gramado, Canela é também uma cidade muito fria, chegando a registrar temperaturas negativas no inverno, assim como geadas e neve de forma esporádica. Canela tem uma forte influência da cultura e arquitetura alemã e o ponto forte da cidade são as suas belas paisagens naturais, parques, a Cascata do Caracol e seus inúmeros restaurantes que oferecem um variado e delicioso cardápio. Outros pontos turísticos e eventos que valem a pena em Canela: Teatro de Bonecos, Parque da Ferradura e Catedral de Pedra.

 

Canela Serra Gaúcha

Gramado, que dispensa apresentações, é uma cidade que atrai turistas durante o ano inteiro, mas é no inverno que oferece o melhor do seu turismo! A influência alemã, assim como acontece em Canela, é visível. Com as temperaturas negativas do inverno, também é possível assistir a neve caindo em alguns momentos raros. A cidade é movimentada, com várias opções de lojas, restaurantes e atrações. Dentre estas se destacam a Rua Coberta, museus, um zoológico e até um parque com neve artificial!

Inverno Gramado

Bento Gonçalves, também conhecida como a capital nacional do vinho, oferece temperaturas baixas no inverno mas geralmente mais altas se comparadas à Gramado e Canela. A queda de neve também pode acontecer, mas é fenômeno esporádico no local. Localizada no nordeste do estado, é conhecida não apenas pelo seu vinho, mas pela indústria de móveis e como polo turístico. Além de visitas às vinícolas, outra atração muito divertida que a cidade oferece é o passeio de Maria Fumaça.

Maria Fumaça Bento Gonçalves

SANTA CATARINA

Conhecida como a cidade mais fria do país, São Joaquim está localizada a 230 km de Florianópolis e costuma registrar temperaturas negativas e neve todos os anos. Inclusive, seus ponteiros já chegaram a marcar -10°C! A cidade é conhecida não só pelo clima frio, mas também pela produção de frutas e pelo turismo, sendo que as suas atrações mais populares são os passeios pelas montanhas da região e a degustação de vinhos. 

São Joaquim Florianópolis

Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças, a 1.882 metros de altitude foi a cidade que marcou a temperatura mais baixa já registrada no Brasil: -17,8°C, com sensação térmica de – 46°C. Nos meses de inverno, geada e neve podem ser comuns na cidade. Ubirici é pequena porém charmosa, tem ótimas opções de restaurantes e passeios para admirar sua natureza formada principalmente por montanhas, muitas árvores, cascatas e cachoeiras. 

Inverno Brasil Santa Catarina

SÃO PAULO

Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do país, tem 1.628 metros de altitude. Localizada na Serra da Mantiqueira e a 173 Km de São Paulo, registra temperaturas negativas no inverno e é famosa pelo turismo durante este período do ano. Além de muito bela, interessante e charmosa, oferece diversos passeios e atrações: lojas, restaurantes, Festival de Inverno, Palácio Boa Vista, Museu Felícia Lerner, Mosteiro Beneditino de São João, estação ferroviária e o teleférico para o Morro do Elefante.

Inverno Brasil Campos do Jordão

RIO DE JANEIRO 

A 1 hora da capital do estado, Petrópolis é uma bela cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro e marca temperaturas agradáveis durante o ano inteiro. A temperatura do inverno é baixa, com média de 15°C, mas não se compara ao frio dos demais destinos deste post. Suas montanhas garantem um clima Europeu à cidade e, além de suas paisagens, as construções são o ponto forte do turismo, a exemplo do Museu Imperial e do Palácio de Cristal.

Inverno Brasil Rio de Janeiro

MINAS GERAIS 

Também chamada de Suíça brasileira, Monte Verde está localizada a 1.500 metros de altitude e é cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. Seus invernos são secos e muito frios, geralmente com muita geada. O que atrai diversos turistas no inverno são as suas baixas temperaturas, sua natureza e o clima romântico. Para curtir o melhor da cidade, o ideal é procurar hospedagem em uma das suas charmosas pousadas, visitar seus ótimos restaurantes e seguir as trilhas que levam aos mirantes da Serra da Mantiqueira.

Destinos Inverno Monte Verde

Curtir o friozinho brasileiro é maravilhoso, mas lembre-se que você precisa estar com o corpo protegido e aquecido para ter um passeio perfeito. A FIERO conta com uma completa linha de calçados forrados em lãroupas térmicas segunda pele, acessórios (gorroscachecóisluvas) e muito mais, são produtos feitos para proporcionar a proteção e conforto térmico que você precisa para aproveitar os dias de inverno. Acesse a loja virtual e esquente-se, clique aqui.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo