Sumário
Com a chegada do final de ano, é hora de começar a se preparar para as férias. E tão importante quanto escolher o destino certo, é ficar atento às nossas dicas de viagem para quem pretende passar muitas horas no avião.
Dicas de viagem para voos curtos: 3 horas ou menos
Santiago, Porto Alegre, Buenos Aires… Há muitos destinos aqui pertinho de casa mesmo, que merecem uma visita. Mas, mesmo com a proximidade, algumas dicas de voo são essenciais para não sofrer mais que o necessário com a viagem.
- Na véspera, coma comidas leves: a altitude pode causar desconforto para estômagos cheios. Leve chiclete: a pressão pode ser um incômodo para muita gente e não é raro ficar com um zumbido irritante no ouvido. Evite anéis e sapatos apertados: se você tem problemas de circulação, saiba que mãos e pés tendem a inchar durante o voo, por isso evite acessórios restritivos.
- Evite anéis e sapatos apertados: se você tem problemas de circulação, saiba que mãos e pés tendem a inchar durante o voo, por isso evite acessórios restritivos.
Dicas de viagem para voos médios: 3 a 6 horas
Alguns destinos da América do Sul e da América Central, valem as mesmas dicas de voo para voos curtos, porém longos períodos no avião merecem alguns cuidados adicionais para que a viagem não se torne um incômodo.
- Levante de vez em quando: o maior problema aqui é o tempo sentado, que pode prejudicar a circulação, bem como a paciência, por isso estique as pernas sempre que possível.
- Garanta o entretenimento: apesar de as maravilhas da tecnologia moderna permitirem assistir televisão e ouvir música durante o voo, não conte apenas com isso, especialmente se você irá viajar com crianças; leve papel e lápis para colorir, jogos e brinquedos pequenos; para os mais velhos, livros, HQs e um tablet ajudam a distrair.
- Hidrate-se: é bastante comum que o ar condicionado do avião acabe por ressecar sua pele, por isso beba bastante água e leve hidrante para mãos e lábios na bolsa a tiracolo.
Dicas de viagem para voos longos: 6 horas ou mais
É o caso de destinos americanos, europeus e… Bem, praticamente qualquer outra parte do mundo. Pelo lado bom, esses destinos costumam exigir escalas e conexões, por isso você terá tempo para uma “mudança de ares”. Pelo lado ruim, você precisará enfrentar 2 ou 3 voos praticamente seguidos antes de poder aproveitar as férias.
Confira, então, nossas dicas de voo para destinos de seis ou mais horas de distância:
- A salvação nas pílulas: remédio contra náusea e comprimidos para dormir podem ser uma mão na roda quando se trata de voos longos.
- A mente controla a matéria: turbulência existe e é muito mais comum do que se pensa. Se você puder esquecer por alguns minutos que está a milhares de metros do chão, você verá que passar por uma turbulência é quase tão comum quanto andar em uma estrada de terra esburacada; respire fundo e aproveite para meditar sobre quão maravilhosas serão suas férias.
- Agasalho: leve sempre um casaco, mesmo que você só esteja dando um pulinho no Nordeste; o ar condicionado do avião não perdoa.
- Conexões: esteja atento às conexões do seu voo; conexões requerem que você recolha sua bagagem e a despache no novo voo, enquanto escalas geralmente são feitas no próprio avião.
BÔNUS: 2 DICAS ÚTEIS PARA MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM
É sua primeira viagem de avião e você não sabe o que esperar? Comece, então, conferindo acima nossas dicas de viagem de acordo com a duração do voo. Depois disso, há somente duas coisas com as quais você precisa se preocupar:
Bagagem
Cada companhia área tem suas próprias regras sobre a quantidade e o tamanho da mala que pode ser despachado de acordo com cada destino. Ao arrumar suas malas, certifique-se de não ultrapassar essa medida, ou será cobrada uma taxa extra na hora do check-in.
Além disso, são terminantemente proibidos líquidos maiores de 100ml na bagagem de mão (assim como objetos cortantes, inflamáveis, etc). Por isso, não se surpreenda se, ao passar pela revista, você ver outros viajantes tendo shampoos, cremes, perfumes e desodorantes sendo jogados no lixo.
Check-In
Seja esperto e faça o web check-in na véspera de sua viagem. Isso irá te poupar uma enorme perda de tempo na fila, que pode chegar a várias horas durante o período das férias de fim de ano. Basta entrar no site da companhia área, confirmar os seus dados e escolher o seu assento – se você tiver sorte, ainda vai na janelinha!
Depois de nossas dicas, é só fazer as malas e partir rumo à felicidade!