Sabíamos que visitar a Patagônia e não visitar o Glaciar Perito Moreno seria um erro muito grave, afinal esse é um dos glaciares mais imponentes da América do Sul. O Glaciar Perito Moreno fica localizado na cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina. Vale lembrar que existe uma cidade chamada Perito Moreno também na Argentina, então é importante estar atento para não confundir os nomes na hora das pesquisas.
O Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, um parque enorme constituído por diversas outras geleiras, que não são visitadas pelos turistas devido à dificuldade de acesso. O Perito Moreno fica localizado a 77 quilômetros do centro da cidade de El Calafate, um trecho que demora aproximadamente uma hora e meia de carro. A entrada do parque custa 800 pesos argentinos (em novembro/2019 – aproximadamente R$50) e vale o investimento considerando que há uma ótima estrutura com banheiros limpos e amplos, além de passarelas metálicas circundando todo o Glaciar. Inclusive, há certas partes com acessibilidade para cadeirantes.
Pegamos a estrada para o parque bem cedinho pois nos alertaram que depois das 9h da manhã começam a chegar os grandes grupos de turistas e assim há uma maior concorrência pelos melhores lugares para avistar o glaciar. Já dentro do parque, a estrada fica próxima ao Braço Rico do Lago Argentino, uma paisagem maravilhosa. Fomos ainda presenteados nesse caminho por um lindo arco-íris. Tem como começar o dia de melhor forma?
Outro benefício de chegar cedo é ter uma maior chance de conseguir vaga para o estacionamento na parte mais próxima do Glaciar. Claro que essas dicas só servem para quem está indo com carro próprio ou alugado. Se você estiver indo com agência de viagem, não se preocupe, pois nem achamos a concorrência tão grande assim pois as passarelas são realmente enormes e há bastante espaço para a circulação.
Estacionamos nosso motorhome e estávamos prontos para conhecer o Glaciar. E assim que entramos nas passarelas, já nos deparamos com ele. É impressionante essa primeira vista que temos lá de cima, onde conseguimos ter uma melhor dimensão do seu tamanho. A geleira ocupa uma área de 254km2 e paredes que chegam a 60 metros de altura.
Enquanto nos aproximávamos, escutamos o primeiro estrondo que parecia um trovão e sabíamos que um desmoronamento de gelo havia ocorrido. Ficamos muito animados para ver aquele espetáculo bem ali em frente aos nossos olhos e, se possível, também conseguir registrar aquele momento. É interessante mencionar que os desmoronamentos de gelo são processos naturais e que, mesmo com o aquecimento global, o Perito Moreno consegue se manter em equilíbrio. Inclusive, estamos falando de um dos poucos glaciares que não está em retrocesso. Por muito tempo ficamos admirando aquela imensidão de gelo e refletindo sobre o nosso tamanho diante de toda aquela grandeza.
Mesmo na nossa visita no final de novembro, sofremos um pouco com o vento gelado que soprava constantemente. Então esteja preparado para pegar muito vento e frio no Perito Moreno em qualquer estação do ano. Nós utilizamos nossos casacos super leves e quentinhos, blusas térmicas, luvas e gorros para esse passeio.
Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!