El Calafate está localizada na Patagônia, no sudoeste da Argentina e próximo à divisa com o Chile. Sempre achamos que a cidade seria apenas a porta de entrada para visitar o Glaciar Perito Moreno, mas há muito para se conhecer. E o belo Lago Argentino definitivamente nos surpreendeu!

Vamos conhecer mais detalhes sobre El Calafate?

Quando ir a El Calafate?

El Calafate argentina

Pesquisamos muito antes de ir para saber qual a melhor época e chegamos à conclusão que o ideal é evitar a alta temporada, que é de janeiro a fevereiro. Além do inverno ser mais tranquilo para os passeios, os custos da viagem também costumam ser mais baixos.

De qualquer forma, vale lembrar que até mesmo no verão as temperaturas à noite e no início da manhã são muito baixas e costuma ventar muito no local. Por isso, roupas adequadas são essenciais em qualquer estação em El Calafate.

O que vestir em El Calafate?

Como nossa viagem aconteceu no final do inverno, optamos por usar:

Ambos produtos da Fiero. Eles foram essenciais para que aguentássemos as baixíssimas temperaturas do período em que visitamos a região.

Passeios para realizar em El Calafate

El Calafate Geleira

Para visitar o lago, saímos cedo do hotel para chegar no local e comprar os bilhetes. As equipes de passeio possuem várias opções de trajetos que chegam a durar o dia todo e com valores variados.

É possível fazer mais de um passeio por dia, conciliando o passeio no lago com a visita na ponte com vista para o Glaciar Perito Moreno. São várias as agências espalhadas pela cidade e cada uma com um roteiro mais convidativo que o outro, algumas chegam a incluir refeições e bebidas inclusas no passeio.

A melhor opção para o nosso caso foi o passeio de meio período, mas recomendamos todas as opções para quem quiser ter a experiência de ver mais de perto o Glaciar.

Visite o porto de El Calafate

Fomos de van até o Porto onde o barco já estava nos esperando, dentro dele tem aquecedores já que o vento frio é muito intenso.

Em um determinado momento, os guias nos liberaram para ficarmos na parte externa do barco para fazermos vídeos e fotos. De qualquer forma, não é possível ficar muito tempo do lado de fora por conta dos ventos e da sensação térmica, que chega a passar de -10°C.

A vista realmente impressiona — e atrai turistas do mundo inteiro. Apesar de termos visto muitas imagens do glaciar e a expectativa ter sido alta, nada como poder vê-lo de vários ângulos e bem de pertinho no passeio de barco pelo lago. O tamanho e a coloração em vários tons de azul do Glaciar Perito Moreno são mesmo de impressionar!

No passeio de barco, ainda é possível ver e ouvir os estrondos que ocorrem ao longo de todo o dia, quando partes da geleira se rompem e arrebentam na água. Um espetáculo grandioso, lembrando o som de trovões! Aliás, este é um dos motivos pelo qual o barco não se aproxima tanto do glaciar.

No Lago, é possível ver esses gelos por toda parte, desde os menores até enormes pedaços de gelo, deixando o passeio ainda mais especial. É uma sensação única a de estar próximo aos glaciares e rodeado por icebergs.

Aproveite para conhecer também o nosso guia sobre Cerro Bayo!

Lago Argentino

Big ice barcos

Fizemos nosso passeio com uma agência local, contratamos apenas no momento em que chegamos em El Calafate. Trata-se de um passeio de meio período, ótimo para ser realizado na sua chegada à cidade. Levantamos cedo já que às 7h30 o ônibus da empresa já nos esperava.

Saímos do hotel, passamos pelo meio da estância observando a natureza e paramos no alto para apreciar uma belíssima vista do Lago Argentino. A foto é linda, mas você pode ter certeza que ela não consegue transmitir toda a beleza do cenário!

O Lago Argentino, com uma superfície de 1.415 km e uma profundidade média de 150 metros, é a maior fonte de água doce da Argentina e o maior lago da região da Patagônia. Faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, onde também é possível visitar o famoso Perito Moreno

A água, de cor azul leitosa, é resultado do derretimento do gelo glacial. Certamente uma das mais belas paisagens de El Calafate!

Experiência sobre trekking Big Ice

Big ice tekking

O Trekking Big Ice, feito sobre o famoso Glaciar Perito Moreno, deve fazer parte do roteiro da sua viagem. Reservamos tudo com antecedência com a agência de turismo que tínhamos contratado para a viagem para garantir a experiência.

Para chegar no Big Ice, é necessário atravessar o Lago Argentino — que dura em torno de uns 20 minutos. Assim que o barco sai, as portas são abertas para todos irem para a parte superior aproveitarem as paisagens. Claro que o vento é muito forte e gelado, por isso é preciso ser rápido para tirar as fotos e descer logo em seguida para não congelar.

Como o passeio costuma durar o dia inteiro, é necessário levar algo para comer e beber. De qualquer forma, não é preciso ficar muito preocupado caso esqueça, pois o próprio Parque Nacional tem uma lanchonete com diversas opções de lanches, como sanduíches e biscoitos.

Para fazer o Trekking  Big Ice, é preciso que você tenha entre 18 e 50 anos. A duração da caminhada no gelo é de 3h30 e o grau de dificuldade é alto. O passeio é oferecido aos turistas entre os meses de setembro e início de abril, o tour inicia com 30min de passeio pelas passarelas, posteriormente é feita a navegação de 20min pelo Lago Argentino até chegar na geleira. Todo o passeio, contando com ida e volta, dura aproximadamente 7h.

Antes de chegar no Big Ice, fizemos uma caminhada até o mirante na beira do lago. Depois fomos levados para um galpão onde foram postos grampões sob os nossos calçados para garantir tração nas duas pernas e, desta forma, mais segurança durante a caminhada no gelo.

Os guias do passeio nos ensinaram como caminhar com os grampões nos pés. É parecido com andar de patins, com a diferença de que, ao invés de rodinhas, são garras afiadas que entram no gelo e impedem que você leve tombos ou escorregue.

Fomos andando em filas, devagar, subindo pouco a pouco. Não preciso dizer o quanto os cenários do local impressionam pelo tamanho e beleza, era como se andássemos entre montanhas de gelo.

Durante o percurso, você pode observar fendas azuladas que aparecem em vários lugares. Elas são profundas, podendo chegar a 50 metros de profundidade. Na volta, passamos pela passarela onde são feitas as fotos clássicas que vemos do Big Ice, ali ficamos por aproximadamente 1 hora.

Da passarela foi possível ter uma ideia do tamanho da geleira e pudemos ouvir o barulho do gelo se desprendendo e caindo no lago. Foi uma experiência única e inesquecível!

O que acha de conferir também os detalhes da Peninsula Valdes, uma reserva de vida marinha na Argentina?!

Explorando El Calafate: Lago Argentino e Cavernas de Walichu

As atividades mais populares para realizar em El Calafate são as visitas às 47 geleiras e passeios com veículos 4×4 nas montanhas e trilhas do parque. Mas aqui vamos falar as Cavernas de Walichu.

Continuamos o tour e fomos conhecer as Cavernas de Walichu às margens do Lago. As Cavernas estão localizadas a 7 km do centro de El Calafate. No local, foram encontradas as primeiras pinturas rupestres feitas por tribos anteriores aos índios Tehuelches. Elas retratam, principalmente, seus hábitos e formas de comunicação, além de animais e seres humanos.

As pinturas foram feitas há, aproximadamente, 4.000 anos e são muito nítidas, utilizam majoritariamente as cores vermelho, amarelo, preto e branco.

Finalizamos o dia almoçando em uma caverna. Certamente, foi uma das partes mais incríveis desse passeio. Afinal, quando imaginaríamos que um dia comeríamos em uma caverna, assim como os povos que habitavam o local há séculos atrás? O tour realmente vale muito a pena!