Bota forrada em lã natural ou lã sintética: qual a melhor opção?

31 de maio de 2021 - Por Portal de Inverno

Lã é sinônimo de muito aquecimento e aconchego, tanto para forração de calçados para frio intenso, quanto para vestuários e acessórios diversos. Produtos desenvolvidos neste material especial e que é cara dos dias de inverno, são opções que não podem ficar de fora da sua mala de viagem para destinos frios ou no seu guarda-roupa da estação.

Os forros das botas para invernos rigorosos e com neve exigem materiais que garantam muito aquecimento já que é essencial manter os pés quentinhos e protegidos nestes ambientes. Além disso, outras características como o toque, maciez, resistência e durabilidade também devem ser analisados no momento de escolher a forração da sua bota para os dias frios.

Nada melhor do que poder contar com todo o aquecimento e proteção das botas forradas em lã! Você está em dúvida entre escolher uma bota com forro em lã natural de carneiro ou lã sintética? Então confira os prós e contras, características e finalidades de uso de cada uma das opções.

Forro em lã natural de carneiro

A lã é uma fibra natural cuja função é manter os mamíferos quentes, secos e confortáveis. Por este motivo, ela supera o lã sintético quando o assunto é aquecimento e proteção térmica.

As fibras de lã são ‘fibras ativas’, ou seja, elas reagem de acordo com as nuances do clima e sensação dos pés. Quanto mais frio, mais aquecidos a lã natural irá mantê-los e, quando as temperaturas aumentam, ela tende a equilibrar a temperatura interna do calçado para evitar o excesso de aquecimento. Ou seja, a lã natural age termicamente: quando está frio os poros da lã se fecham, deixando os pés protegidos, e, quando está quente, os poros da lã se abrem, contribuindo para o equilíbrio térmico da bota nestes ambientes. Além deste benefício, a lã natural é respirável e hipoalergênica, agindo contra o acúmulo de suor, ácaros e fungos.

Se o objetivo é curtir o inverno em lugares de temperaturas muito baixas, sem dúvida esta é a melhor opção de forro. Nós acreditamos que as botas com forro natural são ideais para os apaixonados pelo inverno, pois podem ser utilizadas em diferentes ambientes e ocasiões. Se o lugar estiver muito frio, esta forração oferece o aquecimento ideal. Já em ambientes fechados e onde exista algum tipo de climatização ou calefação, o equilíbrio térmico dos pés é mantido para que o excesso de aquecimento seja evitado.

Prós: alto isolamento térmico, naturalmente respirável, propriedades térmicas e hipoalergênicas.

Contras: nenhum.

Finalidade de uso: lugares de frio intenso, neve ou com oscilações térmicas. Ideal para turistas que passam o dia na rua ou em lugares com neve.

Temperatura: Abaixo de 2°C.

Forro em lã sintética

A principal função da lã sintética é aquecer os pés. Se o seu destino de viagem for um lugar frio, está aí um produto incrível. Ela não tem todos os benefícios que a natural de carneiro proporciona, mas é uma opção mais acessível e sustentável. Agora, no caso de frio moderado, a lã sintética é uma alternativa mais barata e apropriada, além de ser uma ótima opção para quem prefere investir em produtos que não possuam materiais de origem animal na sua composição.

Você está se preparando para uma viagem rápida a lugares de inverno e quer gastar pouco? As botas com forro sintético são ótimas. Se você quiser acrescentar ainda mais proteção térmica, vale a pena investir um pouco e adquirir uma meia térmica.

Prós: médio isolamento térmico, aquece os pés, preço mais acessível e livre de materiais de origem animal.

Contras: não é respirável e não possui ação térmica e hipoalergênica.

Temperatura: entre 2°C a 20°C. 

Se você está planejando aproveitar o inverno, frio ou neve, lembre-se que somente proteger os pés com um calçado forrado em lã não irá proporcionar o isolamento térmico ideal. Além do calçado adequado, é importante que o corpo todo também esteja aquecido.

Além destes dos materiais que mencionamos neste post, existem outros tipos de lãs. Já conhece? Confira o post que preparamos sobre este assunto e saiba como garantir todo o aquecimento e proteção que seu corpo merece nos dias frios!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top