O que usar na neve

Roupas para neve: itens essenciais e como organizar sua bagagem

Pistas de esqui com muita neve, cabanas confortáveis, pequenas e charmosas cidades, lareira e muito chocolate quente! Uma viagem de inverno envolve muitos momentos especiais e diferentes, o que exige uma seleção de roupas para neve inteligente. Afinal, organizar uma mala com tantos itens robustos e grandes definitivamente não é uma tarefa fácil. São tantas dúvidas, não é mesmo?

Neste post, vamos dividir com você as respostas para as principais dúvidas dos nossos leitores sobre o que usar durante os momentos na neve e como organizar a mala para curtir o melhor desta experiência com o look de inverno ideal. 

O que levar na mala de viagem para a neve e como organizá-la? 

Alaska Mala

Para iniciar, é preciso que você saiba que produtos volumosos não são garantia de aquecimento, é preciso escolher as roupas para neve certas e usá-las de forma estratégica para garantir seu conforto térmico.

Há muitos produtos inteligentes, como roupas térmicas, fleeces e casacos com enchimento em materiais tecnológicos que aquecem muito e possuem uma compressibilidade muito alta! As botas devem ser desenvolvidas em materiais inteligentes, térmicos e impermeáveis. Como as botas para a neve costumam ter uma modelagem mais robusta, é necessário separar um bom espaço da mala para elas. 

Porém, mesmo com os itens certos, colocar todas as roupas para neve na mala pode ser um pouco desafiador. Uma ótima ideia para estes momentos é utilizar sacos de compressão a vácuo, que além de possibilitarem o máximo de compressão das peças para que mais itens possam ser armazenados no pequeno espaço de uma mala, também auxiliam na organização da bagagem de inverno.

Mas, antes de começar a sua organização, é preciso saber quais itens do seu guarda-roupa de inverno devem ser selecionados para esta viagem, correto?

1 – Para garantir o aquecimento, preciso abrir mão da elegância? 

Não! É possível garantir seu aquecimento e conforto sem parecer um boneco de neve. A não ser que você esteja planejando um período de trekking e escaladas em alguma região inóspita onde o frio seja extremo, curtir sua viagem com um look de inverno quente e elegante não é tão difícil quanto parece. Confira as próximas dicas e a nossa lista completa de roupas para neve e inverno! 

2 –  O que vestir para ir para a neve? 

Checklist Viagem Inverno

Os itens que não podem faltar na sua mala de viagem para a neve são:

– Roupas térmicas;

– Fleeces;

– Casacos;

– Calças;

– Botas impermeáveis;

– Acessórios como gorros, meias, cachecóis e luvas impermeáveis.

Porém, antes de começar a selecionar os seus itens para esta viagem é preciso relembrar que não existe uma resposta única para esta pergunta. Toda viagem de inverno é diferente, há destinos com neve com clima menos intensos do que outros e, além disso, o período da viagem também influenciará muito o clima e temperatura que você encontrará quando chegar no seu destino. Uma busca aprofundada pelo seu destino aqui no Portal de Inverno certamente ajudará muito! Este planejamento da viagem é essencial e necessário, não passe para a próxima fase sem realizar esta pesquisa, ok?  

Outro aspecto que deve ser avaliado no momento de escolher as roupas para neve é o seu estilo e como gosta de curtir a viagem. Assim como há vários destinos, existem diferentes tipos de viajantes também. Há quem prefira aproveitar os momentos da viagem de forma confortável ao lado de uma lareira e com um bom vinho, outros preferem passeios mais urbanos e culturais e existem ainda aqueles que não abrem mão de um passeio bem mais emocionante, que inclua muita natureza e montanhas repletas de neve. Se identificou com algum destes estilos? Há um look de inverno e roupas para neve ideais para cada um deles! 

3 – Qual o calçado ideal para usar na neve? 

Calçado Neve

O calçado ideal para uso na neve deve proteger o seu pé da umidade, garantir um caminhar seguro e, claro, aquecer muito! Invista em modelos com sola de borracha antiderrapante e com agarradeiras para evitar acidentes. A bota também deve ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante para evitar que a neve seja absorvida pelo calçado e deixe os pés úmidos, o que certamente poderia prejudicar muito a manutenção do aquecimento. E, o último item, mas não menos importante: o aquecimento! Botas forradas em lã ou materiais térmicos são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico dos seus pés. 

Se está planejando algum passeio que envolva atividades físicas mais intensas, como trekking, snowboarding e ski, calçados específicos e especiais para este tipo de uso são recomendados. Na maioria dos casos, é possível alugar o calçado e demais equipamentos nos próprios centros de esqui. 

E não esqueça dos seus momentos de descanso! Incluir uma pantufa no seu check list da bagagem também é essencial. Afinal, o frio será constante, mesmo quando estiver longe da neve. Assim como as botas, invista em modelos forrados com lã sintética ou materiais térmicos para manter os seus pés sempre aquecidos. 

4 – Quais roupas usar nos lugares mais frios do mundo? 

Roupas Neve

Prepare o papel e a caneta porque a lista não é pequena! Em dias frios e com neve, cada peça de roupa que você colocar no corpo tem uma função específica. A proposta é que você componha o look para os dias frios de uma forma que esteja protegido de agentes externos, como vento e neve, e mantenha o aquecimento do corpo sem prejudicar o seu conforto e mobilidade. Ah, e sem abrir mão de roupas para neve elegantes também. 

Comece com blusas e calças segunda pele, que terão a função de regular a temperatura do corpo e mantê-lo seco e confortável. Essa camada fica em contato direto com a sua pele e deve, necessariamente, ser composta por tecido térmico com grande capacidade de drenar a umidade da sua pele, isolando-a do contato com o corpo. Por isso a importância da escolha de um bom conjunto de roupas para neve térmicas.

A segunda camada será a responsável por mantê-lo(a) aquecido(a), isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos por uma uma barreira que impede o calor de sair e o frio de entrar. Um exemplo seriam as blusas e casacos em fleece ou suéteres, uma estratégia interessante é colocar os dois tipos de produtos na mala e alternar o uso conforme a ocasião. Nossa dica é a seguinte: para passeios mais casuais e esportivos, aposte no fleece, em locais mais formais, preferia o suéter. 

A última camada é composta por um agasalho mais robusto. A função dessa camada é protegê-lo de agentes externos, como neve, chuva e vento, sem impedir que o seu corpo expulse o suor expelido pelas duas camadas internas. Por isso, os materiais devem ser impermeáveis, porém respiráveis! Casacos para a neve devem ter uma camada externa de tecido com tratamento impermável, além de enchimento e forro em materiais inteligentes que garantam o aquecimento mesmo em dias de frio intenso.

O comprimento, estilo e capacidade térmica do casaco ideal para você irão depender das previsões climáticas do seu destino e passeios que pretende realizar. É interessante lembrar que certas atividades pedem bolsos e outros detalhes especiais, como gorros embutidos ou removíveis, cintos internos ou externos e outros detalhes importantes. 

A calça irá depender muito dos tipos de passeios e locais que pretende frequentar. Se o contato com a neve for mais intenso, não abra mão de calças impermeáveis e apropriadas para estes momentos. Para passeios mais casuais e que não envolvam muito tempo de contato com agentes externos, apenas breves caminhadas, é possível optar até mesmo por uma calça jeans, desde que você não abra mão de proteção com produtos térmicos como primeira camada, ok? 

5 – Quais acessórios são essenciais para garantir o aquecimento na neve? 

Acessórios Neve

Sim, acessórios são essenciais! Esquecer de uma simples luva ou gorro pode fazer muita diferença quando estamos falando de locais com neve e frio intenso. Portanto, não subestime o valor que tem um bom acessório nestes momentos. Você já sabe que os itens necessários, assim como as roupas para neve, irão depender do que está planejando fazer durante a viagem.

Pensando em uma situação na qual você tenha que estar bem preparado(a), inclua gorros, protetores de orelha ou balaclavas para proteger a cabeça. Para o aquecimento das mãos, aposte em luvas impermeáveis e, nos pés, meias térmicas apropriadas para baixas temperaturas. Os cachecóis térmicos costumam ser essenciais em qualquer momento das viagens a destinos frios e, além de protegerem o pescoço, tornam o visual super elegante!   

Vale lembrar novamente que para a prática de esportes na neve, geralmente outros acessórios também são necessários, como goggles e capacetes. 

6 – Como se vestir em camadas? 

A principal proposta da organização do look em camadas é garantir o máximo de eficiência em aquecimento e proteção para o corpo e muita praticidade. Lembre-se que durante os passeios em locais frios geralmente os últimos itens do look são colocados e retirados muitas vezes! Para a primeira camada opte por uma blusa e calça térmica, seguida por uma segunda camada que normalmente é composta por um fleece ou suéter. Para finalizar, um casaco robusto e que mantenha o corpo bem aquecido e protegido de agentes externos. Além disso, devem ser acrescentados ainda os acessórios, como luvas, gorros e cachecóis, além de calçados adequados paras as baixas temperaturas.  

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas. Caso ainda esteja inseguro sobre algum item ou queira mais informações, estamos à sua disposição. Deixe seu comentário, responderemos o mais breve possível!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo