Sumário
Quer aproveitar a neve na Europa e começar a planejar sua viagem? Este post é para você! A Europa tem garantia de diversão na neve para todos os gostos e estilos de esportistas, do centro mais simples ao mais luxuoso e das pistas mais básicas às mais desafiadoras.
Quando começa o inverno na Europa?
O inverno na Europa começa oficialmente ao final de dezembro e dura até março. Mas já em novembro é possível sentir as baixas temperaturas e normalmente as principais estações de esqui já começam as temporadas de atividades de inverno.
Com exceção de Espanha e Portugal, o inverno na Europa é bem rigoroso. Então, prepare bem a sua mala de viagem para a neve e escolha o melhor casaco para o frio intenso para curtir a Europa no inverno.
Dentre os países que mais atraem os apaixonados pela neve no continente, estão a França, Áustria, Itália e Suíça. Selecionamos os principais destinos e suas características. Confira abaixo:
Courchevel, França
Courchevel é considerada uma das estações de esqui mais luxuosas e estreladas do continente europeu. Tem 5 níveis de altitude, além de hotéis e restaurantes premiados que oferecem ótima culinária, assim como vários hotéis nas pistas de esqui.
A estação está localizada nos Alpes Franceses, na região de Les 3 Valées, contando com 600 km de pistas. Considerada a capital mundial do esqui, já sediou a competição de saltos das Olimpíadas de Albertville em 1992 e recebeu a Copa Mundial de Esqui Alpino em 2023.
Chamonix, França
Considerada o berço das práticas de esqui com muita adrenalina, quem deseja curtir a neve em Chamonix, na França, deve levar em consideração que a maioria das pistas são apropriadas para níveis mais profissionais de esportistas, embora ofereça algumas pistas destinadas a níveis mais básicos.
A cidade está localizada em um vale próximo à fronteira entre a França, Itália e Suíça e um de seus pontos turísticos é o Mont Blanc, o pico mais alto dos Alpes.
O esqui e snowboard no vale de Chamonix é dividido em seis principais resorts, cada um com sua própria atmosfera específica: Brevent, Flegere, Grands Montets / Argentiere, Les Houches e Le Tour.
Chamonix oferece vistas panorâmicas incríveis, além de muitos esportes e atividades de aventura para os visitantes curtirem o inverno ao máximo.
Alpe d’ Huez, França
Conhecida como “Ilha do Sol”, Alpe d’ Huez deve estar no roteiro dos viajantes que têm curiosidade em visitar uma das estações de esqui mais ensolaradas do mundo.
Aproveite para conhecer a excelente variedade de pistas e se desafiar na temida La Sarenne, a maior pista avançada do mundo.
St Moritz, Suíça
Perto da fronteira da Suíça com a Itália e próximo à Zurique, você pode conhecer um dos berços mundiais dos esportes na neve. St Moritz também é conhecida pelo seu estilo alpino, sua gastronomia e hotelaria com eventos internacionais. Inclusive, em todas as partes da cidade é possível apreciar as especialidades da sua culinária.
O seu clima é favorável e propício à prática de esportes na neve, já que costuma ser muito frio, mas ensolarado! Dentre as suas várias atrações fora das pistas de esqui, há uma predileta entre os turistas: suas águas termais.
Zermatt, Suíça
Na Suíça é possível encontrar muitas cidades de inverno, mas Zermatt realmente merece destaque. É cercada por picos cobertos de neve, especialmente Matterhorn, uma das montanhas mais altas do planeta e o cartão postal oficial e mais popular da cidade. Sua estação é a mais alta da Europa e suas zonas de esqui são interconectadas.
Zermatt oferece aos seus visitantes belas paisagens, passeios no teleférico, museus e muito mais! Ah, a temporada de neve nesta estação dura praticamente o ano inteiro. Ou seja, Zermatt é o paraíso dos apaixonados pelo inverno.
Cortina D’Ampezzo, Itália
Localizada na região do Vêneto e entre os Alpes Dolomíticos, Cortina D’Ampezzo é uma pequena cidade italiana, mas muito popular devido às suas estações de esqui.
Sediou as Olimpíadas de Inverno de 1956 e oferece uma ótima infraestrutura e serviços aos seus visitantes, assim como belíssimas paisagens.
Innsbruck, Áustria
Innsbruck, considerada uma das capitais mundiais dos esportes de inverno, é a segunda maior cidade dos Alpes, localizada na divisa da Áustria com a Alemanha e entre 7 montanhas Alpinas.
Diferente da maioria das cidades de inverno, Innsbruck tem trânsito movimentado, aeroporto internacional de arquitetura moderna. O espírito da cidade é jovem, devido à grande quantidade de universitários. O acesso do centro às estações de esqui é rápido e fácil. Ao todo, são seis áreas com 59 teleféricos e 130 km de estações.
Já definiu o seu destino? Deixe o seu comentário.