Imagine um destino de inverno incrível com muitas atrações, que pulsa a cultura e a história local. A Itália é um desses lugares que deve fazer parte da lista de países para visitar durante a estação mais fria do ano, porque com certeza irá superar todas as expectativas. 

O país é riquíssimo em atrativos, cada região pode oferecer diversos tipos de experiências, tudo dependerá do que você deseja conhecer! Por isso, para você se preparar para aproveitar o inverno na Itália, preparamos dicas de lugares para visitar na Itália, o que fazer e informações sobre o clima e a temperatura.

Dentre as vantagens de ir para a Itália no inverno, o preço da passagem é o destaque. De novembro a fevereiro, o valor da passagem aérea para a Europa costuma ser muito mais atrativo se comparado aos meses de verão. Mas lembre-se que a Itália é um destino frequentado por turistas durante todo o ano, então é necessário planejar com antecedência. 

Qual é o clima e a temperatura no inverno na Itália?

O inverno na Itália começa em dezembro e segue até março, com variação de clima entre as regiões. Na região Norte, por exemplo, o frio é mais intenso, chegando até -14°C. Consequentemente, algumas cidades e lugares neve na Itália

No entanto, a média geral é registrar temperaturas entre 2°C e 14°C. Os dias são mais curtos durante a estação, começando a anoitecer mais cedo, a partir das 16h.

Planeja fazer passeios urbanos com casacos elegantes ou apreciar as montanhas cobertas pela neve? Há diversas opções de atrações na Itália. Além disso, no final de ano, as cidades transmitem ainda mais uma sensação mágica com os enfeites e mercados de Natal, oferecendo ainda mais charme e beleza para a época.  

Um ponto positivo é que existem muitas opções de pontos turísticos fechados, como a Capela Sistina e o Museu do Vaticano, que podem ser ótimas opções durante os dias frios. Mas não se preocupe, apesar de realmente fazer frio na Itália, não é dos mais rigorosos do continente europeu.

Dicas de destinos para visitar no inverno na Itália

Não há segredo para curtir a Itália no inverno. Qualquer uma das cidades, independentemente do tamanho, vão te encantar — das metrópoles aos vilarejos. Aqui você confere algumas sugestões de destinos. 

1. Roma

Roma Inverno

Roma se transforma a cada estação. Visitar este destino no inverno pode ser ideal para quem deseja aproveitar a baixa temporada. 

Aproveite para fazer tours guiados pelos principais atrativos turísticos, como monumentos e museus. Inclua no seu roteiro ótimos restaurantes para você experimentar as famosas massas italianas, acompanhadas de deliciosos vinhos. E, apesar das baixas temperaturas, você não pode deixar de experimentar o autêntico gelato.

Confira também: O que usar no inverno em Roma 

2. Veneza

Visitar Veneza no inverno pode ser um grande momento para aproveitar os atrativos locais. 

Além das tradicionais atrações, neste período do ano, acontecem duas das maiores festas de Veneza: o Natal e o Carnaval. Em dezembro, as ruas ficam iluminadas e recebem os mercados natalinos. Agora se cogita visitar a cidade em fevereiro, aproveite as festividades carnavalescas. 

Durante os dias são oferecidos passeios de gôndola para ouvir serenatas, bailes em palácios e em praças. Entre no clima e vá com uma máscara e fantasia nas festas que ocorrem na Praça de São Marcos. Não perca ainda de experimentar as especialidades gastronômicas à venda.

Leia também: O que usar em Veneza no inverno

3. Alpes italianos

Dolomitas Itália Inverno

Os Alpes italianos são perfeitos para quem deseja uma viagem de inverno inesquecível. Com belas cidades — e muita neve —, a região proporciona atrações para todos os gostos, desde a prática de esportes na neve até as delícias da culinária local. 

As Dolomitas, por exemplo, são uma das paisagens de montanhas com neve mais conhecidas mundialmente. Se deseja esquiar na neve, aproveite para visitar a Via Lattea. Os lagos também compõem paisagens inacreditáveis que parecem pinturas. Um deles é o Lago Como, próximo da fronteira com a Suíça

4. Verona

Verona no inverno Itália

Verona é uma cidade rica em arquitetura e história. Romântica e elegante, inspirou a história de Romeu e Julieta, de Shakespeare. 

É possível fazer roteiros em caminhadas devido à proximidade. Os atrativos mais conhecidos são o Castelvecchio, a Torre dei Lamberti, a Casa di Giulietta e a Arena de Verona. Também vale apreciar o visual da Ponte Scaligero sobre o rio Adige. 

Para aproveitar seu roteiro ao máximo, com todo conforto e proteção, invista em roupas e calçados de alta qualidade que mantenham o corpo aquecido de forma confortável. Por isso, confira as novidades da Fiero antes de preparar sua mala de viagem. 

5. Treviso

Treviso Itália

A província de Treviso fica localizada na região de Vêneto. É um destino que transmite tranquilidade e é muito interessante. 

Construída às margens do Rio Sile, Treviso é encantador e tem pontes com um visual não muito diferente de Veneza, mas com opções que custam mais barato e com menos turistas. 

Com marcas da Idade Média, Treviso tem muitas igrejas, praças e palácios que rendem passeios e fotos belíssimas. 

6. Marche

Marche Itália

Marche é uma região que fica ao Leste da Itália, entre o Mar Adriático e os montes Apeninos. Conta com belas cidades, como Ancona, Ascoli Piceno, Macerata, Pesaro e Urbino e Fermo, que também possuem marcas medievais, além de paisagens com morros e falésias. 

7. Nápoles

Napoles Itália

A terceira cidade mais populosa da Itália está localizada no Sul do país. Nápoles é ideal para quem procura um destino para aproveitar a época de Natal. A tradicional Via San Gregorio Armeno, também conhecida como “viela do Natal”, é uma rua que fica totalmente decorada para as festividades. 

Entre as atrações estão: o espaço Pozzuoli, que conta com comidas de rua, eventos esportivos e de dança. O Mercatino di Natale di Sun Park é voltado para brincadeiras infantis, jogos e a casa do Papai Noel. 

Outras opções de destinos para visitar na época de Natal é Florença com seu tradicional mercado natalino, na Piazzale Michelangelo, ou o Vaticano com a missa na véspera de Natal na Basílica de São Pedro.

Você já visitou algum desses destinos? Compartilhe conosco sua experiência! E em caso de dúvidas, estamos à disposição para saná-las. 

Até a próxima!