Portugal é um dos destinos europeus favoritos entre os brasileiros nos últimos anos. E a cidade do Porto é, sem dúvidas, uma das mais visitadas. 

Com uma conexão de 24h nesta cidade, não podíamos desperdiçar a oportunidade de conhecê-la e de passear por suas ladeiras e ruas históricas.

Experiência na Cidade do Porto

No aeroporto, pegamos o metrô (linha roxa) no sentido Estádio do Dragão até a estação Trindade. Depois desse trajeto, trocamos para a linha amarela no sentido Santo Ovídio e descemos na Estação São Bento.

A partir da estação já é possível ter uma noção das belas surpresas que a cidade reserva, porque seus edifícios são uma verdadeira joia arquitetônica

Seu interior é composto por grandes murais de azulejos, que representam cenas de alguns episódios da história de Portugal.

Passeios pelo Porto

Porto rua

Caminhar pelo Porto é uma tarefa que exige disposição, pois as ruas são íngremes e há muitas ladeiras. 

Uma boa opção para percorrer a cidade são os bondinhos, ou “carros elétricos” chamados de Tram, que oferecem o serviço de City Tour em 3 linhas diferentes. O ticket para o passeio pode ser comprado no próprio bondinho.

Decidimos percorrê-la caminhando, afinal Porto revela sua história em cada esquina e assim pudemos ir descobrindo cantinhos que não poderiam ser encontrados se não estivéssemos a pé.

Da estação São Bento fomos em direção à concorridíssima Livraria Lello, que ficou famosa por ter servido de inspiração a J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter

Perto da livraria está a bela Igreja do Carmo e o Conjunto Arquitetônico dos Clérigos, que abrange a Igreja, a Torre e o Museu construídos em estilo Barroco e classificados como Monumento Nacional desde 1910.

Após caminhar pelo centro e conhecer suas igrejas, fomos em direção às margens do Rio Douro passear pelo bairro da Ribeira, um dos lugares mais importantes do centro histórico.  A região possui vários restaurantes e uma feirinha com artesanato local, um charme!

É também da Ribeira que partem alguns passeios de barco pela Foz do Douro, um passeio muito agradável e que proporciona uma perspectiva diferente da cidade.

Do outro lado do Rio Douro está a charmosa cidade de Vila Nova de Gaia, onde se concentram muitas caves de vinho que se unem ao Porto por uma magnífica ponte toda feita em ferro, a Ponte D. Luiz I. 

É possível cruzar a ponte de três maneiras: de carro, de metrô ou, da melhor forma, a pé. Lá de cima a vista que se tem da Ribeira e de Vila Nova de Gaia é sensacional.

Aproveite para conferir o que fazer e usar em Lisboa!

O que vestir na Cidade do Porto no inverno?

Porto Fiero

Adoramos viajar na época de frio, embora os dias frios sejam mais curtos, vale a pena porque lá ninguém deixa de passear devido às baixas temperaturas — como é o nosso caso.

E a Fiero, como nenhuma outra marca, entende essa nossa paixão pelo frio. As roupas térmicas que usamos por baixo dos suéteres foram essenciais nesta viagem. Já o cachecol e os casacos de lã deram o toque final no visual. 

Os sapatos e botas foram outros itens importantes, mantendo nossos pés aquecidos e proporcionando muita comodidade para caminhar. E isso qualquer turista sabe que é essencial, não é?! 

Passear pela cidade do Porto por um dia nos deixou com um gostinho de quero mais e com vontade de voltar com mais tempo em uma próxima viagem.

Gostou de saber mais sobre a cidade portuguesa? Então, continue navegando pelo Portal de Inverno e conheça os locais onde neva em Portugual!