Guimarães é berço de Portugal. Isso porque, no ano de 1109, nasceu na cidade o primeiro rei do país, Dom Afonso Henriques. E foi ele o responsável por reconquistar todos os territórios que estavam sob domínio dos Mouros.

Tem seu centro histórico tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Em Guimarães, é possível ver praças importantes, muitos monumentos, ruínas e ruas medievais. Ou seja, se você gosta de história, é o destino certo para você!

Vale muito a pena fazer um bate-volta na cidade. Saindo do Porto, o passeio de carro dura 45 minutos e, de comboio, 1h15. Saindo de Lisboa, a viagem de carro dura aproximadamente 3h30 e, optando por comboio, você chegará em Guimarães em 4h30.

O comboio sai praticamente de hora em hora, mas para planejar a sua viagem detalhadamente, vale pesquisar os horários no site dos Comboios de Portugal.

Guimarães é bem pequena, sendo possível conhecê-la praticamente toda a pé. Confira como foi nossa experiência:

Castelo de Guimarães

Castelo Guimarães

O castelo de Guimarães é considerado uma das 7 maravilhas de Portugal, e é o mais antigo delas. Está em ótimas condições e é possível entrar pagando apenas 2€ (ano de 2018)!

O passeio vale muito a pena! Além de poder andar pelos muros e saber sobre a realidade daquela época, no interior da torre principal você  encontra uma galeria. Nela é possível fazer uma imersão na história da cidade, assim como um vídeo que explica como se deu a Reconquista de Portugal.

Na frente do castelo tem uma pequena igreja (São Miguel) que, apesar de ter sido considerada a Capela Real, é muito simples. Logo na entrada, encontra-se uma pia batismal onde, supostamente, o rei D. Afonso Henriques teria sido batizado.

No chão da capela estão as tumbas dos cavaleiros templários que ajudaram D. Afonso na reconquista dos territórios.

Paço dos Duques

Descendo um pouco mais, chegamos no Paço dos Duques de Bragança. Ele foi construído por Dom Afonso para sua amante para que tivessem uma estadia quando estivessem na cidade.

Durante a ditadura, serviu como residência do ditador Salazar. Atualmente, é a residência oficial do presidente de Portugal quando visita o norte do país.

E uma curiosidade sobre o Paço dos Duques: a princesa Catarina de Bragança já residiu no local, foi ela quem levou o hábito do chá das 5 pra Inglaterra, quando se casou com o rei inglês.

Se estiver interessado em visitar ambos (Castelo e Paço dos Duques), vale mais a pena comprar o bilhete conjunto. Nós optamos apenas pela entrada no Castelo, já que tivemos que deixar os cachorros no motorhome para fazer a visita.

Rua Santa Maria

Rua Santa Maria Guimarães

Ao sair do paço, passamos por uma rua linda e arborizada que leva à rua Santa Maria, a primeira a ser aberta em Guimarães e funcionava como a ligação do castelo ao convento.

Nesta rua fica a vendinha da dona Fernanda, uma senhora de quase 90 anos que mora no local desde que nasceu e que também nos contou muitas histórias. Foi ali que experimentamos um doce de Guimarães.

Além disso, aprendemos o motivo pelo qual os doces mais tradicionais de Portugal têm gema de ovo. Segundo a história, antigamente as freiras usavam a clara dos ovos para engomar suas roupas. A partir das gemas que sobravam, surgiram os principais doces do país, todos à base de gema de ovos.

Doces Guimarães

Paço das Oliveiras

No fim da rua Santa Maria, chegamos no Paço das Oliveiras. Uma praça onde fica a igreja de Nossa Senhora das Oliveiras e o arco do triunfo de Guimarães, construído em homenagem à vitória de Portugal na Batalha de Salado contra os mouros em 1340.

Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Igreja Guimarães

Continuando a caminhada, saímos no largo do Brasil. No local, além de um lindo jardim, é possível ver ao fundo a Igreja mais imponente da cidade: A Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

Aqui nasceu Portugal

Um lugar que você não pode perder no seu tour por Guimarães é a parede onde tem os dizeres ‘Aqui Nasceu Portugal’, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Uma sugestão de passeio é o Teleférico de Guimarães, que leva para a Montanha da Penha. O percurso acontece a 1.700 metros, levando cerca de 10 minutos até o topo.

Por que viajar para Guimarães no inverno?

Fiero Guimaraes Portugal

E uma das coisas boas de se viajar no inverno é poder fazer tudo com calma e tranquilidade.

Foi possível aproveitar o melhor de Guimarães, que fica ainda mais charmosa e incrível nos meses frios. Quando estivemos lá, a média das temperaturas diárias era de 5°C.

Mas fomos preparados com roupas de frio da Fiero. Para a viagem, escolhemos casacos com enchimento em pluma/pena de pato, botas forradas em lã, além de acessórios super especiais para o frio. Então, não tivemos problemas com as baixas temperaturas!

Nos apaixonamos por Guimarães! Que cidade acolhedora e aconchegante encontramos. Pequena, mas com muita história e cultura.

Confira ainda nossa experiência na cidade do Porto e na Serra da Estrela com neve