Quando você pensa em uma região fria do Brasil, com certeza, Santa Catarina é um dos estados mais lembrados. Não para menos, já que o estado possui algumas das cidades mais frias do país. 

A natureza exuberante, cachoeiras, montanhas, vales, mirantes, gastronomia, pousadas aconchegantes e a simplicidade do interior farão você se apaixonar pelo inverno de Santa Catarina. 

A fama de um país tropical esconde um Brasil completamente diferente: um país com vários destinos frios, nos quais pode, inclusive, nevar. Este é o caso de Santa Catarina, que na região serrana possui cidades com temperaturas mínimas, geadas e até mesmo neve na época mais fria do ano.  

Como é o clima de Santa Catarina?

Campo Alegre turismo Santa Catarina

Localizado no Sul do país, Santa Catarina possui um tipo de clima subtropical úmido com chuvas bem divididas ao longo do ano

Por isso, as variações não são muito altas de temperaturas sazonais e tem as quatro estações bem definidas. Os invernos são frios, especialmente nas cidades serranas, onde ocorrem geadas regulares e, com um pouco menos de frequência, neve. 

Os pontos turísticos das cidades catarinenses desta lista são, na grande maioria, compostos por belas maravilhas da natureza e de passeios e atividades ao ar livre, restaurantes com comidas caseiras e saborosas e opções de hospedagem charmosas e acolhedoras. 

Férias, por exemplo, significa se desligar do trabalho e sair da rotina, vivenciar novas experiências, renovar as energias, curtir, se divertir, e claro, relaxar e descansar.

E qual a melhor estação para isso? O inverno, é claro! Lareira, vinho, boa comida, conforto, paisagens deslumbrantes e passeios encantadores. Deu vontade de começar a preparar a viagem agora mesmo, não é?

Então, vamos conferir alguns destinos para você visitar no inverno em Santa Catarina! 

Onde neva na Serra Catarinense?

Onde Neva em Santa Catarina

A região da serra catarinense possui altitudes que chegam aos 1.800 metros e costumam registrar as mais baixas temperaturas do Brasil.

Geralmente, quando ouvimos nos noticiários que há a ocorrência de geada, chuva congelada ou neve, esse fato se passa na região serrana de Santa Catarina. 

Quando ocorre neve no Brasil, a serra catarinense atrai inúmeras pessoas interessadas em realizar o sonho de observar o fenômeno. As belas paisagens cobertas de gelo fazem lembrar as regiões europeias, além de possibilitar curtir o frio em cidades pequenas. 

As cidades podem fazer parte de um roteiro encantador de inverno em Santa Catarina, ideal para quem quer curtir ao máximo a natureza e as baixas temperaturas, confira a lista:

São Joaquim

Frio em São Joaquim

São Joaquim, por exemplo, praticamente registra neve a cada inverno, sendo uma excelente opção de visitação também pela paisagem fantástica. 

A imponência das montanhas e a famosa estrada da Serra do Rio do Rastro revelam a exuberância da natureza em sua plenitude. 

O Morro da Igreja é o ponto mais alto da região: são 1.808 metros de altura, e o registro médio de temperatura anual é de 10 °C

Com uma vista que permite ver grande parte do litoral sul de Santa Catarina, conta ainda com a pedra esculpida naturalmente na forma de janela, a Pedra Furada, atração essa que rende belas fotos. 

Urubici

Cidades Inverno Urubici

Já Urubici possui belos campos, muralhas de pedra basalto e florestas de araucárias. A cidade tem uma mistura de culinária campeira, cultura gaúcha e catarinense, cavalgadas, fazendas centenárias, cavernas com inscrições rupestres e muito mais! 

A Cascata do Avencal, com uma queda d’água de cem metros, é ponto de encontro de esportistas e amantes da adrenalina, para a prática de rapel. Outro lugar interessante é a Serra do Corvo Branco. Com um corte de rocha de 90 metros de altura, é o maior paredão de terra cortado pelo homem. 

Vale a pena passar pela estrada que liga Urubici a Grão-Pará. Com 4.2 km e curvas acentuadas, o trajeto exige atenção e cuidados redobrados no trânsito, mas a vista deslumbrante no Alto do Corvo Branco com certeza compensa.  

Urupema

A bela Urupema é a feliz portadora do título de cidade mais fria do Brasil

A famosa Cascata que Congela é amplamente visitada pelos turistas no inverno, que aproveitam para visualizar toda a beleza da região no mirante do Morro das Antenas. 

Vistas incríveis, com nascer e pôr do sol inesquecíveis? Você encontra em Bom Jardim da Serra! O Cânion das Laranjeiras, passeios a cavalo, turismo rural e os mirantes da Serra do Rio do Rastro e da Serra Parque são opções imperdíveis. 

Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra

Existem vários Canyons na serra catarinense e escolher o mais incrível é realmente uma tarefa bem difícil, mas o Canyon do Funil, em Bom Jardim da Serra, realmente está na lista dos mais incríveis. A sensação de liberdade é algo que impressiona.

Não tem como falar em destinos de inverno em Santa Catarina sem citar a Terra dos Canyons, localizada na divisa do estado com o Rio Grande do Sul. Por isso, preparamos um post super especial para você conferir todos os detalhes da região. Confira!  

Turismo de inverno em Santa Catarina: Encantos do Sul 

Bela Santa Catarina Brasil

Quem acha que a faixa de terra litorânea do sul de Santa Catarina pode ser visitada apenas no verão, engana-se. A região turística de Encantos do Sul é composta por cidades históricas, vilas de pescadores, um belo complexo termal e municípios fundados por imigrantes italianos e alemães. 

Para quem gosta de história e cultura, o Centro Histórico de Laguna é conhecido por ser a terra de Anita Garibaldi. A memória da revolucionária se encontra preservada em diversos museus da cidade. 

O Farol de Santa Marta é uma atração de destaque: é o maior farol em abrangência visual da América do Sul. A cidade conta ainda com muitas belezas naturais na faixa do litoral. 

Os destinos Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são boas opções para os fãs de ecoturismo e adrenalina. Pois a região é ideal para a prática de esportes de aventura. E, no inverno, as baleias-francas vêm até essa região litorânea para ter os filhotes. Então, se você busca a oportunidade de observar os grandiosos e belos animais, saiba que o melhor período é de junho a novembro.

O sul do estado catarinense possui forte predominância das culturas alemã e italiana. Alguns exemplos são: 

– Urussanga;

– Nova Veneza;

– Orleans;

– São Martinho;

– Santa Rosa de Lima;

– Forquilhinha;

– Tubarão;

– Criciúma. 

Você poderá vivenciar a forte influência destas culturas europeias na arquitetura e culinária características (a comida é típica, farta e saborosa). 

Além disso, a paisagem não deixa a desejar, com belas cachoeiras, trilhas, parques e matas. Tubarão e Criciúma são as duas maiores cidades da região de Encantos do Sul, e possuem, portanto, centros econômicos maiores, vida urbana intensa e noites animadas. 

O que fazer em Santa Catarina no inverno: águas termais 

Nada melhor do que um banho quente e revigorante nos dias frios, não é mesmo? Aliados ao relaxamento, conforto, sensação de bem-estar e renovação das energias que as águas termais proporcionam, estão diversos benefícios. 

Com propriedades terapêuticas, os banhos de imersão aliviam o estresse, regulam a pressão arterial e são bons auxiliares na recuperação de cirurgias ortopédicas, combate às doenças crônicas e até mesmo o rejuvenescimento. 

Fazendo parte, também, da região de Encantos do Sul, Tubarão e Gravatal possuem águas termais deliciosas. Dá para relaxar só de imaginar! 

Com uma infraestrutura excelente, os municípios contam com hospedagens agradáveis e diversificadas, parques aquáticos, ótimos restaurantes, enfim, uma rede de comércios e serviços turísticos completa. 

Águas Mornas

O pequeno município de 6500 habitantes está localizado a 35 km de Florianópolis e atrai muitos visitantes que procuram as piscinas aquecidas o ano todo a 39 °C

Santo Amaro da Imperatriz

Ainda na região da capital catarinense, temos Santo Amaro da Imperatriz, um local que vale uma visita não só pelas águas termais, mas também pelas belezas naturais. 

Cercada pela imponência da Mata Atlântica, a cidade é muito procurada pelos apaixonados pela natureza e pelos esportes radicais. Fauna e flora abundantes, montanhas, cavernas e ecoturismo, além de um comércio ativo e uma excelente oferta de serviços torna o destino uma boa opção para férias incríveis. 

Treze Tílias

No meio do oeste de Santa Catarina, no Vale do Contestado, está Treze Tílias com temperaturas que podem chegar a -10 °C, o melhor período para aproveitar as águas termais é no inverno. 

A cidade é conhecida como Tirol Brasileiro, possuindo paisagens belíssimas e cultura forte, oferece músicas e danças características da Áustria, culinária típica e o acolhimento caloroso que pode ser encontrado em várias localidades catarinenses. Conheça um pedacinho da Áustria sem precisar sair do Brasil!

São João do Sul

O único local com águas termais salgadas do Brasil está em Santa Catarina, mais precisamente no município de São João do Sul — vizinho da cidade Praia Grande, na região dos Cânions — sendo considerado umas das melhores águas terapêuticas do mundo! 

Então, se você tem problemas de saúde, esse é um ótimo tratamento, aliado a férias maravilhosas!

Cidades com temperaturas amenas no inverno catarinense

Enquanto algumas pessoas vibram e adoram o frio, não vendo a hora de conhecer a neve e curtir os momentos mais gelados do inverno, outros preferem temperaturas mais agradáveis e amenas. 

Bom que em Santa Catarina tem opções para todos os gostos! Desde belas praias às serras geladas, grandes centros econômicos para quem gosta de vida urbana agitada e cidades onde os termômetros dificilmente vão abaixo dos 5 °C na estação mais fria. 

As próximas cidades da lista podem ser boas opções se você quer conhecer lugares belos e frios, mas que não chegam a oferecer temperaturas negativas, como as regiões das serras. 

Blumenau

Blumenau Santa Catarina

Em Blumenau, a dica é conhecer o Parque Vila Germânica e a Oktoberfest, realizada no mês de outubro. 

A cultura alemã é fortemente presente na arquitetura, comida, bebida (o famoso chope alemão), danças, músicas e no jeito alegre e hospitaleiro das pessoas.

A Alemanha é muito bem representada nessa cidade festeira e acolhedora que, além disso, possui uma natureza encantadora e construções históricas da época da colonização muito bem preservadas. 

Um destino cultural, histórico, de ecoturismo, para beber e comer bem, alegre e divertido, vale uma visita, certo?

Pomerode

Pomerode Santa Catarina

Bem pertinho de Blumenau, tem mais um local com fortes traços de cultura alemã. Ela é conhecida, inclusive, como a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode!

A lindíssima arquitetura alemã estilo ‘enxaimel’, na região chamada de Vale Europeu, capta a atenção dos interessados na cultura alemã. 

Nesses tipos de construções podem realizar a Rota do Enxaimel e visitar 50 casas tombadas pelo patrimônio histórico. A cidade conta ainda com um grande zoológico, um parque de dinossauros, para fazer a alegria da criançada e diversos museus. 

Falando em temperaturas, o inverno em Blumenau varia de 11ºC a 22°C, e em Pomerode, as temperaturas dificilmente baixam dos 7 °C. Então, se você não é o maior fã do inverno, pode visitar essas cidades sem medo. 

Um aspecto importante que vai tirar seu medo do inverno e torná-lo um apaixonado pelas estações frias? Saber se vestir corretamente durante as baixas temperaturas. Com as roupas, acessórios e botas adequadas, você pode enfrentar frio intenso e extremo, temperaturas negativas e até neve! 

Chegamos ao fim de uma lista de destinos de inverno em Santa Catarina que, esperamos que inspirem você a curtir os melhores momentos do frio, tendo como pano de fundo paisagens deslumbrantes, arquitetura e história, águas termais relaxantes e serras da mais pura beleza. 

Sabemos que ficaram muitas cidades de fora, mas não tinha como trazer todos os ótimos destinos de inverno do estado em único post, porque Santa Catarina é encantadora por completo.

Conta para nós nos comentários qual desses destinos você já conhece? Ainda, qual deles deu vontade de conhecer agora? Até a próxima com mais dicas de destinos, o que vestir, saúde, beleza, organização e muito mais no Portal de Inverno.