O inverno em Florianópolis: características e curiosidades

22 de junho de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Florianópolis. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é composta tanto por uma parte de continente quanto por uma ilha principal e outras pequenas ilhas próximas. É conhecida pela sua qualidade de vida e pelas suas 42 belíssimas praias. Além da sua região litorânea, o folclore, culinária e arquitetura colonial da cidade também contribuem muito para o crescimento do seu turismo.

Em Florianópolis o verão e o inverno são bem definidos, sendo que ela é a terceira capital mais fria do país, perdendo apenas para Curitiba e Porto Alegre. A temperatura média anual é de 20°C e 13°C durante os dias mais frios do inverno, embora os ventos diminuam ainda mais a sensação térmica na cidade.

Os melhores passeios de Florianópolis são suas praias e construções, como a Ponte Hercílio Luz, as vilas açorianas de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, assim como as diversas construções do centro histórico. Durante o inverno, uma das melhores opções de passeio para os turistas são os museus.

Apesar dos seus inúmeros destinos de praia, os mais populares quando o assunto é turismo em Santa Catarina, o estado reserva também algumas das cidades serranas mais frias e charmosas do país. Um dos maiores símbolos estaduais e nacionais de frio, a cidade de São Joaquim, é certamente uma das melhores escolhas para quem pretende ver neve no Brasil. Está situada a 1.353 metros de altitude e se destaca pelo turismo e pela produção de vinhos e frutas.  

São Joaquim Florianópolis

Urubici é uma cidade catarinense que também registra temperaturas negativas e neve ocasionalmente, também oferece diversas opções de gastronomia, paisagens naturais perfeitas e pousadas charmosas de ótima qualidade. As melhores opções de passeio na cidade são o Morro da Igreja e a Pedra Furada.

Cidades Inverno Urubici

Outras cidades que merecem destaque pelo seu clima e temperaturas baixas no estado: Lages, Urupema, Rio Rufino, Bom Jardim e Bom Retiro.

O INVERNO EM FLORIANÓPOLIS: CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES

Gostou das nossas dicas de passeio em Santa Catarina? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top