Inverno no Brasil: top 10 destinos com temperaturas amenas

15 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Planejando passar as férias de inverno aqui no Brasil? Programar e planejar com antecedência as viagens e roteiro é uma regra para quem busca adquirir pacotes a preços ótimos e aproveitar vários benefícios dos destinos escolhidos. Listamos abaixo alguns destinos e atrações para curtir o melhor do inverno.

O nosso país esconde lindas belezas naturais, cidades e lugares incríveis, que nas estações frias ficam ainda mais bonitos. Se você quer conhecer o frio, mas não é tão fã de temperaturas muito baixas, vai encontrar nesta lista, destinos variados, em diversas regiões, com clima mais ameno que vai até os 10°C (geralmente).

A lista foi organizada partindo dos destinos mais amenos para os mais fresquinhos e, cabe a você escolher o seu preferido! Se prepare para muitas paisagens e cenários incríveis, tranquilidade, lazer, pontos turísticos, eventos, aconchego, lareira, vinho, gastronomia, romance, diversão, aventura e muito mais! Parece bom, não é mesmo? Quer saber para onde viajar no inverno no Brasil? Confira o nosso top dez!

10º – Guaramiranga, Ceará

Guaramiranga Ceará

Imagem: Booking.com 

Muito famoso pelas belas praias, calor e turistas que procuram a região no verão, o Nordeste esconde algumas surpresas. No interior do Ceará, cerca de 100 km de Fortaleza, o município de Guaramiranga é muito procurado por quem quer um refúgio do calor.

A cidade se encontra no Maciço de Baturité, uma região serrana localizada no sertão central cearense. Guaramiranga pode registrar temperaturas mínimas de 15°C, sendo conhecida, inclusive, como a ‘Suíça do Ceará’. Além do clima ameno, os turistas podem desfrutar de um carnaval de rua animado, que conta com o Festival de Jazz e Blues, o qual atrai músicos do mundo inteiro.

9º – Pirenópolis, Goiás

Pirenópolis Goiás

O próximo destino da lista faz parte da região centro-oeste. Uma pequena cidade interiorana de Goiás, Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Nacional. Com diversos atrativos naturais, aliados a uma história e cultura vibrantes, a cidade conta com um povo hospitaleiro, festivo e alegre.

Morros, cachoeiras, matas, rios, reservas, parques, monumentos naturais e mirantes oferecem belas paisagens, com um cerrado bem preservado e condições geográficas favoráveis, sendo destaque como turismo de aventura. Além disso, conta com centros históricos, casas coloniais, ruas de pedras, santuários ecológicos, turismo rural e fazendas históricas do século XVIII. Com temperaturas que podem chegar aos 13°C, o local é ideal para uma bela viagem de inverno: muita história, cultura, cafés rurais, cavalgadas, esportes na natureza e ambientes de extrema beleza.

8º – Domingos Martins, Espírito Santo

Pedra Azul Domingos Martins

Outro lugar que não vive apenas de sol e praias, o Espírito Santo conta também com uma região serrana bem fresquinha. Ali está localizada a cidade de Domingos Martins, que preserva uma cultura europeia, devido a colonização por imigrantes alemães, italianos e pomeranos. Por isso, você vai encontrar construções típicas, festas folclóricas e uma gastronomia deliciosa.

Uma formação rochosa de quase 2 mil metros de altura é o cartão-postal da região. A Pedra Azul possui esse nome devido à coloração, que sofre variação durante o dia conforme a luz solar incide na pedra. Um espetáculo! Mas além disso, a cidade é um misto de aventura e romantismo: é ideal para esportes radicais, cavalgadas, passeios para contemplar as cachoeiras, piscinas naturais e natureza exuberante. A temperatura no local fica em torno dos 12°C e, pode ficar mais frio no inverno. Com uma arquitetura charmosa, pousadas aconchegantes, artesanatos, ótimos restaurantes e tantos outros atrativos, o local é um dos preferidos dos casais que buscam clima de lua-de-mel.

7º – Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis Rio de Janeiro

Sabia que Petrópolis foi fundada devido ao calor? Sim, pode soar contraditório, mas a cidade surgiu devido a irritação de Dom Pedro II com o calor do Rio de Janeiro, que era capital federal na época. Ele mandou construir palácios na serra, onde se localiza Petrópolis, para aproveitar os meses do verão em um clima mais ameno.

Essas construções são preservadas e algumas estão abertas aos visitantes. A atmosfera de realeza, aliada com lindíssimas paisagens montanhosas, ótimas acomodações e gastronomia de primeira, tornam o destino uma excelente opção para quem deseja fazer férias de inverno tranquilas, em um clima ameno que pode chegar aos 12 graus.   

6º – Teresópolis, Rio de Janeiro

Teresópolis Rio de Janeiro

Enquanto a cidade vizinha Petrópolis é luxuosa e badalada, Teresópolis é mais sossegada, possuindo acomodações charmosas em um ‘clima de roça’. A cidade, localizada nas regiões de serra do Rio de Janeiro, possui muitos atrativos, entre gastronomia, natureza e turismo de experiência.

Um lugar de destaque é o Pico Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o qual é amplamente visitado pelos aventureiros. Se você busca um friozinho gostoso para curtir uma pousada quentinha e aconchegante às margens de uma montanha, visite Teresópolis!

5º – Tiradentes, Minas Gerais

Tiradentes Minas Gerais

Como o nome já sugere, Tiradentes é uma cidade histórica. Pequeno, tranquilo e lindo, o destino é ideal para dias de descanso. E qual estação melhor que o inverno para relaxar e sossegar?

Aproveite as férias e o friozinho gostoso de 11 graus para se desconectar do dia a dia corrido e renovar as energias, em meio a belas paisagens e casarões coloniais encantadores. O melhor das tradições mineiras e roteiros gastronômicos de dar água na boca, você encontra em Tiradentes.

4º – Holambra, São Paulo

Holambra a Holanda no Brasil

Imagem: Wikipédia / Allice Hunter

Quer visitar a Holanda sem sair do Brasil? Holambra, em São Paulo, é um destino incrível! A prefeitura até incentiva as construções em estilo holandês, dando desconto no IPTU para quem imitar os prédios antigos da Holanda. A cultura do país europeu pode ser percebida além da arquitetura, na gastronomia, simbologia, músicas e danças e até mesmo no hábito de andar de bicicleta. E, assim como na Holanda, a produção de flores é considerável: Holambra é responsável por 45 por cento da produção de flores do país.

A cidade conta ainda com muitos outros pontos turísticos e, é realmente encantadora. Com temperaturas que beiram os 10ºC, e às vezes menos, é um ótimo destino de inverno perto de São Paulo (130 km da capital).

3º – Diamantina, Minas Gerais

Diamantina Minas Gerais

Imagem: Wikipédia / Valentim

Mais uma cidade de clima ameno (mínimas de 10ºC) no sudeste, Diamantina é um destino para os turistas que querem imergir na cultura e história de Minas Gerais. Se você procura um roteiro histórico completo, em meia a belas paisagens naturais e povoados charmosos, a cidade não deixará a desejar.

Diamantina está localizada a 300 quilômetros de Belo Horizonte, e devido a sua importância histórica, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Aproveite o melhor do inverno, com temperaturas amenas, boa gastronomia mineira, cenários deslumbrantes, paz e tranquilidade em uma cidade encantadora e bucólica.  

2º – Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto Minas Gerais

Mais uma cidade colonial de Minas Gerais, visitar Ouro Preto é como mergulhar em uma aula de história ao vivo e a cores. A arquitetura barroca é característica do município, a qual fica estampada nas construções, fontes, pontes, praças e ruas com calçadas íngremes e sinuosas.

Igrejas e capelas estão por todo o lugar, sendo uma das mais famosas a Igreja de São Francisco de Assis, do século XVIII. Ouro Preto foi uma das mais importantes cidades brasileiras durante a corrida do ouro e, essa parte importante da história encontra-se resguardada no munícipio, que recebe milhares de turistas que querem conhecer de perto a história, cultura e culinárias mineiras. No inverno, cada canto dessa cidade mineira cativante, parece ainda mais especial. Aproveite a estação fria para visitar Ouro Preto, o clima ameno que pode chegar a 10 graus é um convite para aproveitar férias tranquilas e relaxantes.

1º – São Paulo

Inverno em São Paulo capital

A capital paulista conta com uma rotina agitada e é um destino ideal para quem procura muito movimento, badalação, efervescência e novidades. Uma opção mais calma é visitar os parques da cidade: o clima ameno torna o passeio mais prazeroso e você pode fazer um piquenique nos gramados verdes à tarde, sem se preocupar com o calor, que tal?

Agora para quem quer sair da rotina, a cidade conta com diversos eventos, desde programações culturais, espetáculos, peças, apresentações, teatros, cinemas, shows, feiras, eventos temporários a novidades constantes. Aproveite São Paulo com os amigos, com o seu amor ou até mesmo sozinho. Atrações não faltam: a cidade pulsante está recheada de atrativos, restaurantes renomados, bares e pubs famosos também podem fazer parte do seu roteiro de viagem. Lembre-se de se agasalhar bem no inverno, os termômetros podem marcar 10°C, com sensação térmica mais fria, ok?

Não apenas em São Paulo, mas em qualquer destino que você escolher, é importante estar aquecido e protegido, pois o frio pode ser desagradável sem as roupas, calçados e acessórios adequados.

Escreve aqui nos comentários, você gostou do nosso top 10? Já conheceu alguns desses destinos? Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo. E, no próximo post vamos trazer os dez melhores destinos de inverno para curtir temperaturas baixas e até mesmo negativas! Até mais!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top