Sumário
Não tem como não se interessar em conhecer um lugar chamado Laguna Esmeralda, né? Automaticamente, pensamos em um lago paradisíaco com uma cor verde esmeralda. E já adianto que o nome faz todo o sentido, embora a tonalidade da água dependa das condições de luz do dia.
O único detalhe é que não sabíamos que teríamos que percorrer um caminho e tanto para chegar até o nosso destino. Embora um pouco desafiador, o trekking para a Laguna Esmeralda é, certamente, uma aventura imperdível os turistas que visitam Ushuaia, o fim do mundo.
Como é a trilha para a Laguna Esmeralda?
A trilha para a Laguna Esmeralda é uma das atividades mais procuradas em Ushuaia e pode ser realizada tanto com guias de agências de turismo, quanto por conta própria, já que a trilha é bem sinalizada. Nós optamos por fazer por conta própria, assim tivemos mais liberdade para fazermos todo o percurso no nosso tempo.
Logo quando entramos na trilha, nos deparamos com muito lodo. Foi como um cartão de boas-vindas nos mostrando o que vinha pela frente. Mas como botas se lavam e memórias não se compram, optamos por seguirmos firmes até o nosso destino final.
Durante os quase 5 km percorridos nessa trilha, passamos por diferentes paisagens que oscilavam entre trechos com neve e mata fechada, outros com muito barro, mata aberta e trechos escorregadios por causa do gelo.
Como é o Lago Esmeralda durante o ano?
Dependendo da época do ano em que se visita a Laguna Esmeralda, é possível encontrar paisagens e terrenos completamente diferentes. No inverno todo o trecho é coberto pela neve, inclusive a própria lagoa congela. Já no verão, toda aquela paisagem que estava escondida por baixo da neve é exposta, inclusive a laguna.
Nossa visita ocorreu no final de outubro, um período de transição entre as estações de inverno e verão e, por isso, havia tanto lodo na trilha – resultado de toda aquela neve que estava derretendo.
O que chama a atenção e torna este passeio ainda mais interessante nessa época do ano é que a paisagem se torna ainda mais incrível! Quando chegamos na Laguna Esmeralda, recebemos um lindo presente da natureza ao vê-la congelada em uma parte e, a outra metade, completamente descongelada. Foi um momento incrível e muito especial.
Infelizmente, não havia sol quando chegamos na Laguna, por este motivo a cor da água não estava tão esmeralda quanto esperávamos. Além disso, havia muito vento e frio no dia do nosso passeio, os nossos gorros e casacos com capuz foram essenciais para nos proteger ainda mais daquela ventania.
Aproveitamos aquela paisagem por uma meia hora e iniciamos o retorno, pois tínhamos que percorrer todo aquele caminho de volta. Durante o trajeto, o sol apareceu e conseguimos tirar algumas fotos com as montanhas nevadas com um contraste lindo.
Como chegar à Laguna Esmeralda?
A trilha para a Laguna Esmeralda começa em um estacionamento à margem da Ruta 3, a 18 km do Ushuaia. É possível ir ir de carro próprio, de táxi ou de remis. Outra possibilidade é o serviço de micro-ônibus que sai do Centro de Ushuaia, na Avenida Maipú, perto do posto de combustíveis YPF.
Não deixe de incluir o passeio na Laguna Esmeralda na sua visita ao Ushuaia, com certeza você não se arrependerá! Como mencionamos anteriormente, o clima muda muito em Ushuaia, então vá preparado para experimentar todas as estações possíveis durante a sua visita.