Laguna Esmeralda Ushuaia

Laguna Esmeralda: muita aventura e cenários incríveis em Ushuaia

Não tem como não se interessar em conhecer um lugar chamado Laguna Esmeralda, né? Automaticamente já pensamos em um lago paradisíaco com uma cor verde esmeralda. E já adianto que o nome faz todo o sentido mesmo, embora a tonalidade da água dependa das condições de luz do dia. O único detalhe é que não sabíamos que teríamos que percorrer um caminho e tanto para chegar até o nosso destino! Embora um pouco desafiador, o trekking para a lagoa é certamente uma aventura imperdível para qualquer turista que estiver visitando o fim do mundo

A trilha para a Laguna Esmeralda é uma das atividades mais procuradas em Ushuaia e pode ser realizada tanto com guias de agências de turismo quanto por conta própria, já que a trilha é bem sinalizada. Nós optamos por fazer por conta própria, assim tivemos mais liberdade para fazermos todo o percurso no nosso tempo.

Laguna Esmeralda Trekking

Logo quando entramos na trilha já nos deparamos com muito lodo, foi como um cartão de boas-vindas nos mostrando o que vinha pela frente. Mas como botas se lavam e memórias não se compram, optamos por seguirmos firmes até o nosso destino final! Durante os quase 5 quilômetros percorridos nessa trilha, passamos por diferentes paisagens que oscilavam entre trechos com neve e mata fechada, outros com muito barro, mata aberta e trechos escorregadios por causa do gelo. 

Laguna Esmeralda Caminho

Precisamos mencionar que, dependendo da época do ano em que se visita esse lugar, é possível encontrar paisagens e terrenos completamente diferentes. No inverno todo o trecho é coberto pela neve, inclusive a própria laguna congela neste período do ano. Já no verão, toda aquela paisagem que estava escondida por baixo da neve é exposta, inclusive a lagoa. Nossa visita ocorreu no final de outubro, um período de transição entre as estações de inverno e verão e, por isso, havia tanto lodo na trilha – resultado de toda aquela neve que estava derretendo.

O que chama a atenção e torna este passeio ainda mais interessante nessa época do ano, é que a paisagem se torna ainda mais incrível! Quando chegamos (finalmente!) na Laguna Esmeralda, recebemos um lindo presente da natureza ao vê-la congelada em uma parte e, a outra metade, completamente descongelada. Foi um momento incrível e muito especial!

Laguna Esmeralda

Infelizmente não havia sol quando chegamos na Laguna, por este motivo a cor da água não estava tão esmeralda quanto esperávamos. Além disso, havia muito vento e frio no dia do nosso passeio, os nossos gorros e casacos com capuz foram essenciais para nos proteger ainda mais daquela ventania! 

Laguna Esmeralda Vento

Aproveitamos aquela paisagem por uma meia hora e iniciamos o retorno, pois tínhamos que percorrer todo aquele caminho de volta. Durante o trajeto, o sol apareceu e conseguimos tirar algumas fotos com as montanhas nevadas com um contraste lindo. 

Laguna Esmeralda Montanha

Não deixe de incluir o passeio na Laguna Esmeralda na sua visita ao Ushuaia, com certeza você não se arrependerá! Como mencionamos anteriormente, o clima muda muito em Ushuaia, então vá preparado para experimentar todas as estações possíveis durante a sua visita. Se ficou com alguma dúvida ou quiser mais algumas dicas sobre este destino, entre em contato conosco atráves dos comentários deste post! 

Dois gaúchos (Fábio e Patrícia) que amam viajar! Na aventura atual, eles embarcaram em um motorhome pelas Américas buscando novas experiências culturais e gastronômicas. Decidiram realizar o nosso sonho de viajar de carro por tempo indeterminado em uma jornada cheia de desafios.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo