Looks de inverno: peças e acessórios essenciais na estação

21 de maio de 2021 - Por Portal de Inverno

Inverno e elegância são sinônimos, não é mesmo? Mas, além de estar na moda nos dias mais frios, é necessário se proteger das baixas temperaturas com roupas adequadas. Por isso, trouxemos neste post alguns looks de inverno com as peças e acessórios que são essenciais na estação.

O Brasil é um país tropical, mas por ser um território muito extenso, encontramos grandes diferenças de temperaturas entre as regiões. Alguém que mora no nordeste, por exemplo, talvez não imagine qual é a sensação do frio no sul do país, inclusive com geada ou neve, em casos mais raros.

Por isso, o look de inverno vai depender do tipo de frio que se enfrenta. Um frio mais ameno exige um tipo de vestimenta, temperaturas próximas de zero grau, por sua vez, já exigem uma preparação muito mais cuidadosa. Quando os termômetros marcam graus negativos, são necessárias pelo menos três camadas de roupas, preferencialmente térmicas!

Agora, se o seu objetivo é conhecer, ou caso você resida em algum lugar que costuma registrar temperaturas negativas e neve, a proteção com as roupas, calçados e acessórios adequados, torna-se fundamental para aproveitar a experiência na neve de maneira satisfatória.

Sonho de muitas pessoas, a neve pode passar de incrível e linda, para desconfortável quando a vestimenta não condiz com as baixas temperaturas. Se você não faz ideia de como se vestir no frio, se liga nas próximas dicas deste post! Passe um café bem quentinho e acompanhe nossas sugestões e dicas imperdíveis para garantir looks de inverno incríveis e super quentinhos!

Itens indispensáveis para temperaturas moderadas  

Itens temperaturas moderadas

Na lista de peças e acessórios que não podem faltar para quem visita ou mora em locais de temperaturas moderadas, estão itens com excelentes propriedades térmicas. Você já conhece a expressão “se vestir em camadas”? Pois é exatamente isso que você terá que fazer para enfrentar dias muito frios.

Com essa técnica de vestimenta você estará confortável, pois ela funciona de uma maneira fácil, prática e funcional. São camadas inteligentes que irão proporcionar aquecimento na medida certa, ao mesmo tempo em que protegem seu corpo do frio e do vento, proporcionando bem-estar.

Como se vestir nos dias frios

Quando falamos em temperaturas moderadas, são aquelas temperaturas baixas, mas que ainda não chegam a registrar números negativos. Um ambiente muito comum de algumas cidades brasileiras, especialmente as localizadas em regiões de serra, durante o inverno brasileiro. Neste caso, já são necessárias peças bem quentinhas. Vamos começar com os primeiros itens que você vai usar quando a temperatura começa a baixar:

Blusa e calça segunda pele térmica: essas peças deixam o corpo respirar, ao absorverem rapidamente a umidade e o suor, ao mesmo tempo em que retêm o calor.  Com um toque aveludado, são macias e confortáveis no contato direto com a pele. Por isso, são chamadas de segunda pele, embora sejam a primeira camada de roupa quando o frio se intensifica.

Casaco de lã batida ou modelos puffer com enchimento em material sintético/pluma: deixe de lado os casacos leves, eles servem para temperaturas amenas. Escolha o modelo que mais se adequa à situação que você irá vesti-lo: os de lã batida são mais formais, enquanto as jaquetas com capuz são mais casuais e esportivas. É importante analisar também se o casaco é quebra-vento, especialmente se você viajar para destinos onde as correntes de ar sopram com mais intensidade.

Suéteres: estas peças também são uma excelente opção para temperaturas moderadas e podem ser encontradas em diferentes gramaturas. Quanto mais frio estiver, maior deve ser a gramatura do produto. Os modelos de tricô desenvolvidos com materiais de alta qualidade, proporcionam boa proteção térmica com um toque aveludado. Contudo, não esqueça de usar um casaco sobre o suéter! Afinal, estamos falando de dias muito frios.

Poncho térmico: este item não poderia ficar de fora dessa lista. Visto muitas vezes nas fotografias que representam os gaúchos, o poncho sempre fez parte do traje do homem do campo nas regiões mais frias do Brasil. A título de curiosidade, ele tem origem nos índios da América do Sul e acabou fazendo parte da vestimenta das pessoas pelo conforto e facilidade de uso. A peça pode ser usada como casaco ou por cima dele. Um charme só, não é mesmo?

Calças: Já falamos da calça segunda pele, certo? Ela é muito necessária quando o tempo esfria, acredite! Passar frio pode arruinar aquele passeio que você preparou com tanto carinho para as suas férias. Você pode usar uma calça jeans por cima ou, se a ocasião exigir, uma calça mais formal. No entanto, dê preferência para a peça em um tecido mais grosso para garantir a proteção ideal.

Os melhores calçados para o inverno

Melhores calçados inverno

Antes de falarmos sobre os calçados de uma forma específica, lembre-se que é possível complementar o aquecimento oferecido pelas botas com o uso de uma meia térmica. Uma bota em lã sintética é indicada para frio moderado, mas em conjunto com uma meia térmica especial, este produto pode ser utilizado em momentos de frio um pouco mais intenso. Mas, vamos aos melhores calçados para o frio moderado:

– Os tênis mais indicados são aqueles forrados com lã sintética ou com tecido térmico, pois os modelos mais simples, sem forração, não aquecerão seus pés de forma satisfatória. Como existem muitos possíveis looks com tênis em dias de temperaturas, preparamos um post especial para você com algumas sugestões.

– No caso das botas, vale a mesma dica. Lã sintética e tecido térmico são os melhores forros para garantir um look de inverno com bota incrível e quentinho para temperaturas até zero grau. Não esqueça que se o frio exigir um complemento para o esquecimento, você pode contar com as meias térmicas.

– Nessa lista, precisamos falar também das pantufas, o calçado que é a cara do inverno e feito para aproveitá-lo com muito conforto durante momentos de descanso. Observe que os chinelos de pelúcia e as pantufas forradas de tecido não são ideais para dias de temperaturas muito baixas, mas podem ser uma opção para frio moderado, se usadas com uma boa meia.

Acessórios obrigatórios para os dias frios

Acessórios dias frios

Os acessórios, além de complementarem o look feminino ou masculino de inverno dando um charme extra às produções, também são importantes no quesito proteção contra o frio nas extremidades e partes do corpo que não estão cobertas pelos casacos, calças ou calçados.

Além disso, eles variam o look de uma forma rápida, pois ocupam pouco lugar na mala ou guarda-roupa, e você pode usar o mesmo casaco ou calça e diversificar o look apenas com os acessórios. Desta forma, suas fotografias da viagem terão looks variados e bem bacanas!

Quando os termômetros começam a mostrar temperaturas abaixo dos 5ºC, está na hora de garantir que você tenha luvas, cachecóis, gorros forrados com lã ou protetores de orelha à disposição. Observe o material desses acessórios: tricôs em uma gramatura simples não serão suficientes, prefira itens com mais robustez e desenvolvidos em um ponto mais grosso para proteger do frio.

As meias térmicas também são itens muito importantes nessa lista para temperaturas moderadas. São diversos modelos e composições de materiais: segunda pele, de algodão, forrada em lã, somente de lã, entre outros.

Entretanto, se você está se perguntando qual é a meia mais indicada para você, a resposta para esta pergunta dependerá de muitas coisas. As pessoas são muito diferentes umas das outras, e pode ser que você mesmo tenha ou já ouviu alguém reclamar de pés gelados e que dificilmente esquentam nos dias frios. Essas pessoas que possuem uma sensibilidade maior às baixas temperaturas, certamente terão que proteger ainda mais as extremidades do corpo!

Quando os termômetros registrarem temperaturas negativas, você vai precisar se proteger ao máximo! Além dos itens que já citamos, mais alguns precisam ser acrescentados à lista. Quando o destino de viagem for um lugar com neve, a sua mala de viagem deverá contar com uma lista de itens ainda mais completa.

O que usar quando as temperaturas são intensas e extremas

Roupas temperaturas intensas extremas

Podemos dizer que as temperaturas intensas, até -10ºC, e extremas, de até -30ºC, exijam um vestuário parecido. O que vai mudar, é que no caso de temperaturas extremamente baixas, são necessárias roupas mais robustas e com ainda mais propriedades térmicas do que os produtos adequados para frio intenso.

O vestuário e acessórios indispensáveis para os dias gelados

O sistema de camadas funciona de uma maneira bem funcional e necessária. Não adianta colocar casaco sobre casaco se o material dos mesmos não for adequado. Além de se sentir como um pinguim, sem conseguir caminhar direito e com movimentos limitados, você não se manterá aquecido.

– A primeira camada, como já conversamos, é a segunda pele térmica, depois o ideal é que se coloque uma segunda camada, que pode ser de tecido fleece, ou um suéter de tricô. Prefira esta última opção em ocasiões mais formais e nas quais você não ficará exposto a temperaturas baixas e agentes externos durante muito tempo. Seja qual for a sua opção, é preciso que seja desenvolvido em material de qualidade, que forneça um isolamento térmico eficiente para o corpo.

– No caso de destinos com neve, é preciso que tanto o casaco quanto a calça sejam impermeáveis, para garantir que os passeios ou as brincadeiras ao ar livre não sejam comprometidas. Além disso, quando as temperaturas forem extremas, abaixo dos 10 graus negativos, é bom você se atentar para a gramatura e propriedades térmicas da calça que será utilizada como última camada para proteger seus membros inferiores.

– O casaco precisa ser muito robusto, com forros ou enchimentos feitos de materiais com alto isolamento térmico, garantindo a manutenção do calor corporal. Geralmente, nos casos de ambientes com temperaturas tão frias, muitas vezes a ventania e a neve estarão presentes, e é bom que o casaco seja de um tecido que impeça a passagem destes agentes externos para o corpo.

– Falando em vento, os acessórios são itens indispensáveis tanto para o frio intenso e extremo, quanto para dias com vento e neve. Nesses casos, prefira gorros, luvas e cachecóis forrados em , ou feitos de materiais térmicos tecnológicos. Proteger as extremidades é importante para que você se sinta quentinho e confortável e para evitar que o corpo esfrie, correndo o risco, até mesmo, de ficar resfriado.

– Para as meias você pode ter em mente a mesma linha de pensamento, lã e materiais de extrema qualidade são importantíssimos para manter os pés bem aquecidos no inverno. As temperaturas enregelantes muitas vezes são sentidas de forma mais acentuada nos pés. Por isso, os calçados adequados também são fundamentais!  

Calçados ideais para manter os pés quentinhos no inverno

Calçados frio extremo

Neste post já indicamos o uso de calçados forrados com lã sintética e tecido térmico para temperaturas moderadas. Já para as temperaturas mais geladas, os melhores e mais quentinhos são os calçados feitos com lã natural ou, caso prefira, em tecido térmico. 

Impermeabilidade também é importante se os passeios e esportes na neve estiverem na sua lista de atividades. Nesse caso, o solado também precisa ser observado, se é resistente e antiderrapante para garantir caminhadas seguras no gelo ou neve.

Ufa! Muitas informações, não é mesmo? Se você nos acompanhou até aqui, deve estar esperando para ver os looks de inverno que criamos para lhe inspirar a montar seu próximo roteiro de viagem.

Look para frio moderado: suéter e acessórios para complementar o aquecimento

Look frio moderado

Este look de suéter com acessórios está ótimo para os dias de frio moderado, você não acha? Casual e descolado, a calça jeans e o suéter casam perfeitamente, e os acessórios protegem do frio com muito estilo.

Bota de salto alto e sobretudo: a escolha certa para seus passeios urbanos

Look bota salto alto sobretudo

Vestuário para frio intenso, ideal para um passeio em um destino urbano super gelado! Após entrar em um local com aquecimento, basta tirar e você estará linda e elegante com uma bota em lã natural de salto alto e um sobretudo elegante de lã batida. 

Look para proteger em dias com neve e frio extremo

Look neve frio extremo

Como você pode ver na foto, um look para passeios na neve precisa ser selecionado cuidadosamente. Começando pelos pés com meias térmicas, botas com forro em lã natural e couro com tratamento impermeável. Para proteger o corpo, selecionamos calça e blusa segunda pele com uma calça cirrê térmica, fleece térmico como segunda camada, e um casaco versátil e 3 em 1 com repelência à água e umidade, que irá proteger até dos invernos mais rigorosos. Gorro e luvas complementam o look, protegendo das baixas temperaturas com muito estilo.

É importante que você use calças que não deixam passar a água e umidade se ficar muito tempo exposto à neve, ok?

Conte para a gente o que você achou das dicas! Fique à vontade para montar o seu próprio look com os itens que sugerimos para frios moderados, intensos e extremos. Escreva nos comentários qual o look que faz mais o seu estilo e, se tiver qualquer dúvida, ficaremos felizes em ajudar!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top