Tecidos que esquentam no inverno: as melhores opções para o seu guarda-roupa

7 de dezembro de 2020 - Por Portal de Inverno

Quando os termômetros marcam baixas temperaturas, a preocupação com o look ideal vai muito além da elegância. É preciso optar por peças desenvolvidas em tecidos que esquentam no inverno, assim como escolhê-las com cuidado para garantir muito aquecimento e proteção térmica em todos os momentos da estação. 

Lembre-se de que volume não é garantia de aquecimento. Muitas pessoas costumam utilizar um produto sobre o outro com o intuito de que o acúmulo de peças possa oferecer o aquecimento ideal. Mas, a verdade é que existem tecidos que esquentam no inverno e são mais adequados para os dias frios, o que torna desnecessário o acúmulo de roupas!

Os tecidos ideais para aquecer nos dias frios 

Quer conhecer quais são os tecidos feitos para aquecer, assim como suas características, benefícios e o seu uso apropriado? Confira a lista abaixo que o Portal de Inverno preparou: 

Tricot – elegância e versatilidade para os dias frios  

tricot

Quando o assunto é inverno, é difícil pensar em um material que combine mais com os looks da estação. O tricot é desenvolvido com fios entrelaçados que formam uma camada eficiente de isolamento térmico para as peças.  

Atualmente existem muitas variações de gramaturas e fibras utilizadas no desenvolvimento do tecido, que podem ser tanto naturais, como a lã e algodão, quanto sintéticos. 

Há versões de tricô disponíveis nas mais variadas combinações e composições de materiais, o que tende a acrescentar ainda mais benefícios ao produto, como as opções que combinam a lã – que é condutora de calor – com fibras sintéticas, que potencializam o isolamento térmico. Dentre as opções em lã natural, certamente a lã merino ou de alpaca são as mais indicadas quando o assunto é manter o aquecimento e isolamento térmico.

Quer uma opção mais sofisticada? A Cashmere (ou Caxemira) é um tipo de fibra de lã mais elaborada, ou seja, sinônimo de qualidade, maciez, elegância e looks quentinhos. O material é muito utilizado em peças de tricô, especialmente em suéteres, cardigans, cachecóis e mantas, mas pode ser utilizado em outras peças de roupas e acessórios.

É importante ressaltar que suéteres em algodão e sintéticos aquecem menos se comparados às versões de tricô em cashmere, alpaca ou merino. Ou seja, se o dia promete temperaturas mais baixas e você não quer dispensar toda a elegância de uma blusa em tricot para o seu look, suéteres desenvolvidos nestes materiais são as opções mais indicadas!

Aliás, caso queira saber mais sobre os tipos de suéteres e como combiná-los no visual de inverno, confira o post exclusivo que publicamos aqui no Portal!

Moletom – garantia de conforto em qualquer momento do dia

Moletom

Quer uma peça mais confortável para o seu dia a dia no inverno do que blusas e calças em moletom? O tecido é desenvolvido em um material espesso e flexível e, por este motivo, é um dos preferidos dos apaixonados pelo inverno para curtir os momentos de descanso em casa ou, até mesmo, para looks esportivos.

Antigamente as peças desenvolvidas em moletom eram consideradas produtos adequados para o uso em casa. Atualmente, caso sejam combinados com os itens certos, são ótimas opções para looks mais despojados e modernos.

Embora algumas versões do tecido sejam desenvolvidas para proporcionar mais aquecimento, com composição de materiais apropriada e gramatura maior, peças em moletom não são recomendadas para os dias de frio intenso. Neste caso, o fleece é uma escolha mais adequada, ok? 

Fleece – tecnologia para aquecer em dias de frio ameno a intenso

Fleece

Procurando por produtos inteligentes e tecnológicos para proporcionar o máximo de aquecimento e proteção térmica para os seus dias de inverno? Blusas, calças, acessórios e outros produtos confeccionados em fleece são as opções ideais para manter o aquecimento de forma eficiente durante os dias frios. Além de blusas, o tecido pode ser utilizado até mesmo em peças esportivas, pijamas e robes.

Além do isolamento térmico super eficiente oferecido pelo tecido, outras características e benefícios proporcionados pelo material são: leveza, secagem rápida, compressibilidade, toque macio e proteção contra raios UV. Além disso, o fleece é muito compressível e, por isso, fácil de colocar na mala e uma ótima opção para suas viagens de inverno.  

Quer saber como escolher o seu fleece? Um dos pontos mais importantes na hora da compra é analisar a gramatura do produto. Quanto maior a espessura do material, mais adequado às baixas temperaturas, já que o nível de aquecimento é maior! Para dias nos quais o frio seja moderado ou ameno, existem opções com gramatura menor à sua escolha.

Pelos Sintéticos – maciez com textura de pelúcia

Pelos Sintéticos

Embora também possa ser usado como material principal, este é o tecido ideal para forrar casacos, gorros e calçados. Os pelos sintéticos imitam os pelos naturais e possuem o benefício de serem uma alternativa mais sustentável, mantendo a maciez e a textura de pelúcia. É possível encontrá-los em uma grande variedade de texturas, gramaturas e cores.

Nylon – máxima proteção contra agentes externos 

Nylon

Antes de falarmos um pouco mais sobre esse material que costuma ser utilizado no desenvolvimento de vários modelos de casacos e jaquetas para o inverno, especialmente os modelos em gomos e puffer, é importante ressaltar que o nylon não é um tecido, mas sim uma fibra sintética

Este é o material adequado para seus casacos para a neve, especialmente se contar ainda com tratamento impermeável! A composição do produto absorve pouca umidade e seca de forma rápida, por este motivo funciona como uma camada protetora, sendo o material adequado para barrar e impedir que os agentes externos prejudiquem o aquecimento proporcionado pelas camadas internas do seu look.

É importante lembrar que o nylon, quando utilizado de forma individual, não oferece o aquecimento necessário, sendo essencial combiná-lo com outros materiais no enchimento e forração do produto e, desta forma, proporcionar o aquecimento e proteção ideais para os dias frios. 

Malha Térmica com microfibras de poliéster – a tecnologia que garante o conforto térmico do corpo 

Malha térmica

Desenvolvidos com tecnologia de engenharia de performance, as malhas térmicas com microfibras de poliéster são os produtos ideais para o equilíbrio e conforto térmico do corpo. Por este motivo, este é o material apropriado para a confecção das blusas e calças segunda pele, que devem ser utilizadas de forma próxima e ajustada ao corpo para que se possa aproveitar ao máximo todos os benefícios do produto. 

O poliéster costuma estar presente na composição dos tecidos que mais aquecem, já que favorece o isolamento térmico das roupas e impede a troca de calor com o ambiente.

Como escolher os tecidos ideais para cada camada do look de inverno  

Há um tecido adequado para cada necessidade e ocasião nos dias frios, desde tecidos para peças de roupas ideais para a primeira camada, segunda camada e também para os casacos mais grossos, que são utilizados para compor a terceira camada do look. 

Também há opções que favorecem o conforto para o seus momentos de descanso, outras para seus passeios em dias de frio intenso ou moderado, assim como tecidos indicados para previsões climáticas mais desafiadoras. 

Para te ajudar a organizar um look em camadas confortável, quentinho e estiloso, o blog Portal de Inverno preparou um guia prático do que vestir em cada uma delas, olha só:

Primeira Camada 

Primeira Camada

A primeira camada é também conhecida como base layer. Para esta camada inicial e que entra diretamente em contato com a pele, é necessário garantir o conforto térmico do corpo com tecidos que dispersem o suor e favoreçam a manutenção do aquecimento. 

Os tecidos mais utilizados para as roupas segunda pele são as malhas térmicas de microfibra, que possuem a composição de materiais e tecnologia para proporcionar os benefícios essenciais para a manutenção do aquecimento do corpo.

Para dias de inverno ameno, este produto não é necessário, mas dias de frio intenso exigem o uso desta primeira camada para que o aquecimento proporcionado pelas últimas camadas seja mais eficiente. Além disso, as roupas térmicas estão disponíveis em diferentes gramaturas e devem ser escolhidas de acordo com a intensidade do frio e ocasião de uso. 

Segunda Camada

Segunda Camada

Esta é a camada responsável por oferecer o isolamento térmico ideal para o corpo, impedindo que o calor saia e que o frio entre para a parte interna do produto, o que prejudicaria o aquecimento proporcionado pela segunda pele também. 

Os produtos mais utilizados para esta camada do look são o fleece, tricot ou moletom. Dê preferência para peças desenvolvidas em materiais que tenham fibras que favoreçam o isolamento térmico, como lã, algodão, poliamida ou poliéster.

Escolha a peça para o seu look levando em consideração não apenas a previsão de temperatura e clima, mas também a ocasião e atividades. O fleece é mais adequado para dias mais movimentados e que envolvam atividade física ou longas horas de exposição ao frio. Para composições mais formais e elegantes, opte pelo suéter. Para dias de frio intenso, não pense duas vezes antes de escolher peças mais robustas, com gramatura maior e trama mais fechada.

Em dias de frio ameno essas peças podem ser usadas de forma isolada, mas em dias de temperaturas mais baixas é essencial que o look seja complementado com a primeira e última camada. 

Terceira Camada 

Terceira Camada

A última camada do look é composta pelo casaco ou jaqueta. Em dias de frio ameno, geralmente esta peça não é necessária e o aquecimento proporcionado pelas duas primeiras camadas costuma ser o suficiente.

Em dias de frio moderado, é preciso ficar mais atento à composição de tecidos e materiais do produto. Jaquetas e casacos em lã batida ou alguma peça com forro térmico, como fleece ou pelos sintéticos, são ótimas opções. Lembre-se que quanto mais intenso o frio, mais completo e robusto deve ser o casaco! 

Além dos materiais utilizados para aquecer, em dias de frio intenso e clima mais desafiador, é necessário optar por produtos que tenham uma camada externa que ofereça uma barreira contra agentes externos, já que estes podem prejudicar a manutenção do aquecimento em dias de frio intenso, neve e chuva. Afinal, pouco adianta escolher peças que aqueçam sem protegê-las da umidade. 

Embora existam touros materiais que ofereçam esta proteção, peças que tenham a camada externa em nylon são algumas das mais procuradas pelos apaixonados pelo inverno. 

Esperamos que esse post tenha auxiliado na definição das opções de peças e tecidos ideais para o seu guarda-roupa da estação. Quer mais dicas de tecidos que esquentam no inverno? Acompanhe todas as atualizações de conteúdo do blog Portal de Inverno e fique por dentro de todas as novidades! Até a próxima!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top