Sumário
Milão está entre as cinco cidades mais visitadas da Itália e surpreende por mesclar perfeitamente o novo e o antigo. É uma cidade urbana, mas com um grande acervo histórico preservado.
Além de ser referência no campo das artes, é considerada a capital italiana da moda. É uma cidade charmosa, elegante, com seus inúmeros parques, galerias de arte, teatros, restaurantes e hotéis de luxo.
Com um dia disponível em Milão, aproveitamos para passear pela cidade. Para nós, que preferimos viajar no inverno, foi um dia perfeito para caminhar e conhecer alguns dos principais pontos de interesse dessa belíssima cidade.
Já separe as roupas para usar no inverno em Milão e confira as dicas sobre nosso passeio. Contamos abaixo como foi nosso roteiro de um dia na cidade. Boa leitura!
O que fazer em um dia em Milão?
Para aproveitar um dia conhecendo vários pontos de Milão, confira o nosso roteiro sugerido:
Comece na Piazza del Duomo
Nosso ponto de partida foi a Piazza del Duomo, a praça onde está a magnífica Catedral em estilo gótico. Ela é a terceira maior catedral do mundo, logo atrás do Vaticano e da Catedral de Sevilha e foi toda construída com mármore de Candoglia.
O seu telhado possui 135 pináculos, cada um com sua respectiva estátua na ponta. Não deixe de subir até lá, pois é como visitar uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Também na Piazza del Duomo, está a galeria Vittorio Emanuele II, o sofisticado centro comercial das compras de luxo, com lojas de marcas famosas, cafés, restaurantes ilustres e livrarias históricas.
É um edifício de enorme beleza arquitetônica, ligando a Piazza del Duomo e a Piazza della Scala, onde está outro ícone da cidade, o Teatro alla Scala.
Vá para o Castello Sforzesco
Seguimos pela Via Dante até chegar ao Castello Sforzesco, construído sobre as ruínas de uma antiga fortificação para ser a residência dos Sforza, uma família de nobres que governou Milão nos séculos XV e XVI.
Atualmente, o Castelo Sforzesco é composto por um conjunto de museus e abriga preciosas obras de arte, como a escultura Pietà Rondanini de Michelangelo e o afresco pintado por Leonardo da Vinci na Sala delle Asse.
Conheça o Parco Sempione
Saímos pela parte de trás do castelo para passear por uma das maiores áreas verdes da cidade, o Parco Sempione. Esse enorme parque era o bosque particular dos Duques de Milão na Idade Média. Hoje em dia, é um parque público muito frequentado pelos milaneses e visitado pelos turistas.
Nos limites do parque, nos deparamos com o Arco della Pace. O monumento projetado nos moldes do Arco do Triunfo de Paris foi inicialmente construído para comemorar as vitórias de Napoleão. Após a sua derrota em Waterloo (1815), a construção do arco foi interrompida.
A obra só foi retomada nove anos mais tarde a mando do imperador Francisco I da Áustria, que dedicou o arco à celebração da paz.
Finalize em Navigli
Terminamos nosso dia em Navigli, o bairro dos canais em Milão. Uma região boêmia, de prédios antigos e muitos restaurantes, cafés, galerias de arte e lojinhas de artesanato.
É um pouco longe, mas fácil de chegar. Basta pegar a linha 2 do metrô (verde) e descer na estação Porta Genova.
Além desta, há várias outras programações que você pode fazer na cidade. No entanto, se tiver pouco tempo e focar na região ao redor do Duomo, certamente visitará o essencial do turismo em Milão.
Para mais dicas como a de hoje, confira o que fazer no inverno na França. Até a próxima!