O Inverno na França: Características e curiosidades

25 de fevereiro de 2022 - Por Portal de Inverno

A França é o país mais visitado do mundo, com uma média de 82 milhões de visitantes estrangeiros por ano. Essa é uma opção de viagem clássica, completa, elegante e super fria para os apaixonados pelo inverno

A França tem temperaturas amenas durante todo o ano, mais fria e úmida ao norte e oeste e mais quente e seca nas cidades próximas ao mediterrâneo. Inclusive, seu clima pode ser temperado, mediterrâneo, oceânico e continental, variando de acordo com cada região.

No inverno é comum experimentar dias mais curtos e o frio intenso no país acontece principalmente nas regiões montanhosas dos Alpes, com aproximadamente 150 dias por ano com temperaturas abaixo de zero e até seis meses de cobertura de neve. 

As razões para incluir o país no seu itinerário de viagem são muitas, principalmente pelo seu vasto território (se comparado aos demais países europeus) paisagens e atrações diferenciadas, assim como desenvolvimento social e econômico que merecem destaque! Além de tudo isso, uma localização privilegiada e estratégica para que os turistas possam circular em vários destinos europeus, especialmente os países com quem faz fronteira: Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália e Espanha

Quer mais motivos para escolher a França? Explorar este país é realmente fantástico. Possui 37 locais classificados como Patrimônio Mundial da Unesco e o melhor do turismo está na sua cultura, estações de esqui e regiões rurais. Por isso, para conhecê-lo bem, tente ir além dos limites de Paris e percorrer um pouco do interior da França, repleto de paisagens bucólicas e cidades com construções e arquitetura que remetem à Idade Média.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para o seu passeio em Paris, Marselha e Lyon, assim como algumas pequenas cidades e, claro, as estações de esqui francesas

Paris 

Dois dias Paris Palais

Paris é uma das capitais mais povoadas da União Europeia e da Europa e não há quem resista aos seus encantos. Para aproveitar bem a cidade não se detenha apenas aos passeios clássicos e mais populares como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Palácio de Versalhes, o Museu de Orsay, o Arco do Triunfo e o Museu Picasso.

Especialmente no inverno, quando a movimentação na cidade fica mais tranquila e com temperaturas que beiram zero grau (a variação de temperatura costuma ser de 1° C a 6°C), outras atividades podem encantar os turistas, como a patinação no gelo no Hôtel de Ville, a apresentação de ópera no Palais Garnier ou no Ópera Bastille, o banho turco em Les Bains e as compras nas passagens cobertas como Galerie Vivienne e Passage Du Grand Cerf

Lyon

Lyon França

Lyon é a terceira maior cidade da França, é também considerada a capital gastronômica do país. A cidade tem uma vida cultural e gastronômica extremamente rica, preservando a sofisticação francesa mas com uma atmosfera mais tranquila do que Paris. Durante o inverno costuma registrar temperaturas um pouco mais altas do que a capital, com uma variação de temperatura média diária entre 3°C a 11°C.  

Em Lyon, aproveite as suas várias possibilidades de passeios ao ar livre, suas feiras, o Mercado Gastronômico, os Muros Pintados, a região de Vieux Lyon (Parte Velha), a igreja Notre-Dame de Fourviére, o Museu Galo-Romano, o Museu de Miniaturas, o Parque da Tête d’Or e o Museu de Belas Artes.

Marselha

Marselha França

Apesar de estar localizada na costa sudeste da França e registrar algumas das temperaturas mais altas durante o verão, Marselha reserva também ótimos momentos de frio para os seus turistas com temperaturas médias em torno de 6°C a 10°C no inverno.

O melhor da cidade são os seus inúmeros museus, como o Museu da História de Marselha e Museu da História Natural. O Porto Velho, uma das partes mais populares da cidade para os turistas, também merece ser visitado. Assim como o Palais Longchamp, uma bela peça de arquitetura cercado por belos jardins.

Estações de Esqui na França

No inverno a neve costuma ser rara nas planícies e sua maior concentração acontece nas regiões montanhosas, principalmente a leste e ao sul do território francês. Inclusive, nesta região, você encontra o Pico do Monte Branco nos Alpes, considerado o ponto mais alto da Europa Ocidental. A França recebe 7 milhões de praticantes de esqui por ano, dos quais 2 milhões são estrangeiros, e dispõe de uma ótima infraestrutura de áreas esquiáveis com 357 estações.

Chamonix é popular pela sua estação de ski, com passeio super originais como a subida do trenzinho para o Mar de Glace (Mar de Gelo).

Interior da França

Interior da França

O interior da França também é maravilhoso e vale a pena conhecê-lo. Alguns destinos imperdíveis são as cidades de Estrasburgo, Colmar, Bordeaux, Beaune, a Região da Alsacia, Dijon e Borgonha com seus belíssimos vinhedos. 

Gostou da nossa sugestão de destino? Ao preparar suas malas, não esqueça que as temperaturas no país costumam ser baixas durante o ano inteiro. Acesse nossa a loja virtual da Fiero e encontre os melhores produtos para a sua viagem! Indicamos para você botas forradas em lãcasacos em lã batida para sua proteção ao frio e para garantir toda a elegância e sofisticação que este destino exige. 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top