Madrid Inverno

O inverno em Madrid: roteiro turístico e o que usar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Madrid tem muito a oferecer durante o inverno. É encantadora como qualquer outra capital europeia durante a estação e, ao mesmo tempo, tem características únicas e especiais que a tornam diferente das demais. Sabe aquele tom cinza e sóbrio que toma conta da maiorias das cidades europeias no inverno? Dificilmente você irá encontrá-lo em Madrid, o que favorece muito os passeios ao ar livre durante o período mais frio do ano na capital espanhola. 

As temperaturas durante o inverno em Madrid até podem chegar a alguns graus abaixo de zero, mas o mais comum é encontrar os termômetros indicando entre 2°C a 10°C. De qualquer forma, mesmo que as temperaturas fujam desta média, dificilmente o sol sai de cena na cidade e a maioria dos estabelecimentos e locais fechados oferecem aquecimento, garantindo as condições ideais para o turista aproveitar o melhor da cidade, tanto em passeios externos quanto em locais fechados. 

Passeios e Atividades 

Madrid Passeios

O inverno em Madrid é considerado um período de baixa temporada, o que significa preços mais baixos, locais menos lotados e muito mais tranquilidade para os seus passeios. Aproveite esta oportunidade para conhecer de perto e com calma os principais pontos turísticos da cidade, Madrid é repleta de locais interessantes, com muita cultura e história. Alguns dos locais mais populares são o Parque del Buen Retiro, onde é possível alugar botes para passeio no lago, o Palácio Real, a Plaza Mayo, a Puerta de Alcalá e o Templo de Debod. 

Para os apaixonados por esportes, uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid, não pode ficar de fora! O local é um dos mais visitados da cidade, com mais de um milhão de visitantes por ano. É possível realizar um verdadeiro tour no estádio, incluindo o palco presidencial, os bancos de reservas, os vestiários e até mesmo pisar no gramado.

A gastronomia local também chama a atenção de quem visita Madrid. Pratos diversos e inúmeras opções de restaurantes chegam a deixar os turistas indecisos na hora de decidir qual a melhor opção. Os Tapas Bars da Cava Baja são alguns dos mais populares. Quer uma outra opção gastronômica típica da capital espanhola? As Cave Bars, bares subterrâneos que lembram uma caverna. 

Madrid Gastronomia

Outra opção para os turistas são os vários museus de arte, história ou ciências, com destaque para o Museu Reina Sofia e o Museo del Prado, um dos mais famosos do mundo e com exposição de obras dos pintores espanhóis Goya e Velázquez. Ir ao teatro no inverno também é uma ótima opção em Madrid. Você irá encontrá-los principalmente na Gran Via, a principal e mais famosa rua da capital, que oferece uma variada programação de musicais, peças teatrais e monólogos. 

Vai visitar Madrid no final de ano? Prepare-se para se encantar com as decorações natalinas na cidade. Muitas luzes, eventos, os famosos mercados de natal com muitas opções gastronômicas, artesanatos e atrações para toda as idades, tornam esta época do ano ainda mais especial na capital espanhol. 

Se você tiver alguns dias a mais e quiser deixar sua viagem ainda mais completa e interessante, sugerimos que saia um pouco da capital para visitar Toledo, Segóia e Ávila. As três cidades, declaradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são ótimas para viagens bate e volta partindo de Madrid. No local é possível visitar antigas muralhas, uma catedral elevada, um mosteiro histórico e, claro, aprender muito sobre a história da região e do país! 

Esportes de Inverno 

Não há centros de esqui em em Madrid, mas há alguns deles muito próximos à cidade, a exemplo da Sierra de Guadarrama ou Puerto de Navacerrada, o centro de esqui mais próximo à capital. É possível chegar nos locais de carro ou trem em menos de uma hora. Outros locais para quem quer ver neve perto de Madrid, são as pequenas e charmosas cidades do Valle del Lozoya. A Sierra de Gredos, um pouco mais distante se comparada às demais opções, é outro destino incrível e com muitas atrações para aproveitar o frio e a neve da melhor forma possível! 

O que usar durante o inverno em Madrid

Madrid o que usar

Como já mencionamos no início deste post, embora as temperaturas da cidade sejam baixas durante o inverno, são mais altas se comparadas à maioria das capitais europeias. Além disso, dificilmente neva em Madrid, embora isso possa acontecer eventualmente. Ou seja, prepare os itens da sua bagagem levando em consideração que o frio será intenso e o clima provavelmente seco. 

Para iniciar, é preciso que você saiba que produtos volumosos não são garantia de aquecimento, é preciso escolher os itens certos e usá-los de forma estratégica para garantir seu conforto térmico. Há muitos produtos inteligentes, que aquecem e possuem uma compressibilidade muito alta!

Lembre-se que o look de inverno ideal é composto por três camadasComece com blusas e calças segunda pele, que terão a função de regular a temperatura do corpo e mantê-lo seco e confortável. A segunda camada será a responsável por mantê-lo(a) aquecido(a), isolando seu corpo da atmosfera e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos por uma uma barreira que impede o calor de sair e o frio de entrar. Um exemplo seriam as blusas e casacos em fleece ou suéteres.  

A última camada é composta por um agasalho mais robusto. A função dessa camada é protegê-lo de agentes externos sem impedir que o seu corpo expulse o suor expelido pelas duas camadas internas. Se quiser incluir algum centro de esqui no itinerário da viagem, lembre-se que casacos para a neve devem ter uma camada externa de tecido com tratamento impermável, além de enchimento e forro em materiais inteligentes que garantam o aquecimento mesmo em dias de frio intenso.

Para o aquecimento ideal dos pés, opte por botas forradas em lã ou materiais térmicos, elas são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico. Para complementar o aquecimento, meias térmicas apropriadas para baixas temperaturas

Pensando em uma situação na qual você tenha que estar bem preparado(a), inclua gorrosprotetores de orelha ou balaclavas para proteger a cabeça. As luvas e os cachecóis térmicos costumam ser essenciais em qualquer momento das viagens a destinos de inverno, além de protegerem do frio, tornam o visual super elegante!   

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem à Madrid durante o inverno! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo