Reino Unido libera entrada de brasileiros vacinados

8 de outubro de 2021 - Por Portal de Inverno

Mais uma notícia boa para os viajantes brasileiros! O Reino Unido autorizou a entrada de viajantes completamente imunizados saindo do Brasil sem a necessidade de realizar quarentena no desembarque. A nova regra começa a partir de 11 de outubro, quando o país será retirado da lista vermelha do governo britânico. A política de viagens do Reino Unido foi bastante restritiva desde o início da pandemia de coronavírus, então a retirada do Brasil e de mais 46 países da lista vermelha é uma mudança muito significativa.

São considerados totalmente vacinados aqueles que receberam as seguintes vacinas autorizadas pela agência sanitária britânica: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen. No entanto, o Brasil e mais 37 países e territórios foram incluídos em uma lista para reconhecimento das vacinas pelo Reino Unido. Porém, Londres somente reconhece as vacinas aprovadas no país, na Europa ou nos Estados Unidos.

Enquanto isso, os viajantes que estão imunizados com a CoronaVac, que receberam apenas uma dose de algum imunizante reconhecido ou que estão com problemas na lista (doses sem aparecer) deverão realizar um teste antes da viagem, cumprir isolamento de dez dias, fazer dois testes (a 2 e 8 dias) após a chegada e preencher o formulário Passenger Locator. É importante ressaltar que a vacina chinesa é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Charme Beleza Inverno Londres

COMO COMPROVAR A VACINAÇÃO?
Para comprovar a imunização, é necessário emitir o certificado nacional pelo Ministério da Saúde, disponível em português, inglês e espanhol. É preciso que apareçam as seguintes informações: nome completo do viajante; data de nascimento; marca e fabricante da vacina; data de vacinação de cada uma das doses; e país em que a vacina foi aplicada.

PROTOCOLOS PARA VIAJAR AO REINO UNIDO
Além do certificado de vacinação, os turistas deverão preencher um formulário sanitário (Passenger Locator) e realizar um teste PCR dois dias após o desembarque, com agendamento antes da viagem e pago por conta própria. Crianças com menos de 5 anos estão isentas da regra.

QUAIS PAÍSES CONTINUAM NA LISTA VERMELHA?
São sete países que permanecem na lista vermelha, sofrendo ainda as maiores restrições de viagem por conta da pandemia. Todos são da América Latina: Venezuela, República Dominicana, Peru, Panamá, Peru, Equador e Colômbia. Aqueles que tiverem passado por um desses países nos últimos 10 dias antes de ir para o Reino Unido só poderão viajar se forem britânicos ou irlandeses, ou se tiverem direito de residência no país. Caso contrário, é necessário passar 10 dias em um hotel específico para a quarentena e realizar dois testes para a Covid.

SITUAÇÃO DE OUTROS PAÍSES
A Austrália anunciou o processo de liberação gradual de turistas em novembro. O objetivo é que as flexibilizações ocorram conforme o avanço da vacinação, sendo que as regiões deverão atingir 70% da população imunizada. A expectativa é que o sistema comece a funcionar no próximo mês, mas não há previsão de data para voltar a receber viajantes.

O Uruguai também continua com as fronteiras fechadas. Já a Argentina passou a receber estrangeiros em 1º de outubro, sendo necessário estar com a vacinação completa. Além disso, é preciso apresentar um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque.

A partir de 1º de novembro, todas as pessoas que entrarem no Chile com a vacinação habilitada, ou seja, com esquema vacinal completo, deverão ficar em quarentena por cinco dias (perdendo a obrigatoriedade) ou até obter o resultado negativo de um teste de PCR realizado em território chileno. O resultado pode levar de um a dois dias, liberando o turista após a negativa para a doença. As fronteiras do Chile estão abertas desde 1º de outubro.

Aqui no Portal de Inverno você também pode conferir a situação de outros países e muitas dicas! Até a próxima. 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top