Cabo Polonio Uruguai

O inverno no litoral do Uruguai: Cabo Polonio

Cabo Polonio é um vilarejo no distrito de Rocha, no litoral sul do Uruguai. Esse lugar é conhecido por ter parado no tempo, uma vez que é um local de difícil acesso e que não possui água encanada nem distribuição de energia elétrica. Assim, cada casa ou estabelecimento possui seu próprio método de captação de água e geração de energia, como poços artesianos e fontes sustentáveis eólica ou solar.

Cabo Polonio Artesanal

O acesso mais fácil ao local se faz por meio de veículos 4×4 (jardineiras) disponibilizados na entrada do Parque Nacional Cabo Polonio. Os horários de ida e volta para o vilarejo são fixos e podem ser consultados no site http://turismorocha.gub.uy/horarios-cabo-polonio. Nossa visita foi no inverno, considerada a baixa temporada no litoral uruguaio e, por isso, o movimento estava bastante calmo. 

Cabo Polonio Baixa Temporada

Cabo Polonio também é conhecido pelos lobos marinhos que vivem por lá. Para chegar perto da Loberia, é necessário percorrer uma pequena e linda trilha pelas pedras. Ao final da trilha, pudemos observar os lobos marinhos deitados nas pedras, é uma cena muito linda e dá pra ficar horas observando os animais em seu habitat natural! 

Cabo Polonio Lobos Marinhos

Seguindo a trilha, chegamos no Farol de Cabo Polonio e aproveitamos pra subir e contemplar o pôr do sol lá de cima. A vista de toda a região ao entardecer é simplesmente perfeita!

Cabo Polonio Vista

Para sentirmos na pele o estilo de vida de Cabo Polonio, resolvemos pernoitar por lá. Como é de se esperar, os hostels e hotéis são simples e rústicos, não sendo o melhor destino para quem busca extremo conforto e luxo. No entanto, a grandiosidade de se hospedar em um lugar desses é poder refletir sobre sustentabilidade, meio ambiente e a beleza da simplicidade.

Nosso quarto ficava no “segundo andar” do hostel. Como as construções não podem ser altas em Cabo Polonio, o teto era tão baixo que não podíamos ficar totalmente em pé. Em compensação, tínhamos uma incrível vista da janela do quarto, assim como um teto de vidro bem em cima da cama que nos permitiu dormir olhando as estrelas! Contemplar o céu a noite é outro ponto alto de Cabo Polonio já que a baixa iluminação do vilarejo favorece a visualização das estrelas.

Pra finalizar nossa visita a Cabo Polonio, resolvemos acordar bem cedinho para ver o nascer do sol. Foi pra fechar com chave de ouro nossa visita a esse vilarejo tão único e charmoso! Quem quiser conhecer Cabo Polonio, saiba que as experiências no inverno e no verão podem ser totalmente diferentes já que no verão o vilarejo chega a receber 3000 pessoas por dia. Este é certamente um dos pontos positivos de visitar a região durante o inverno! 
 
Cabo Polonio Inverno
 
Nos dias que estivemos lá, o frio estava bastante forte, em torno de 5°C ou menos! Para intensificar ainda mais as baixas temperatuas, o vento forte, tradicional de Cabo, tornava a sensação térmica ainda menor. Nosso passeio só foi confortável com as roupas e acessórios Fiero: blusas e calças segunda pelegorros, suéteres e casacos térmicos. Como a trilha era de nível fácil não foi necessário se preocupar muito com a sola e demais características que uma trilha mais intensa exige, focamos em manter o aquecimento com bota forrada em lã sintética e tênis com forro térmico e tivemos uma experiência incrível!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Se tiver alguma dúvida ou quiser mais algumas dicas de passeio no litoral uruguaio, entre em contato conosco e acompanhe nossos próximos posts! 

Dois gaúchos (Fábio e Patrícia) que amam viajar! Na aventura atual, eles embarcaram em um motorhome pelas Américas buscando novas experiências culturais e gastronômicas. Decidiram realizar o nosso sonho de viajar de carro por tempo indeterminado em uma jornada cheia de desafios.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo