O Inverno no Peru City Tour em Cusco

O Inverno no Peru: City Tour em Cusco

Cusco é um destino sonhado por muitos viajantes, principalmente por ser a base para quem deseja conhecer Machu Picchu. A cidade, que está a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, é uma das 10 mais visitadas da América Latina e tem muito mais do que você imagina para oferecer aos turistas.

Existem várias maneiras de organizar os seus passeios em Cusco. Nós saímos do Brasil com todos os pacotes fechados com uma agência específica, mas também dá para ir comprando os passeios quando já estiver por lá. Vamos compartilhar com vocês nosso roteiro do primeiro dia em Cusco, feito em Junho de 2019, para ajudá-lo a organizar esta viagem incrível.

Chegada em Cusco  

Quando chegamos no aeroporto, a empresa que contratamos já estavam à nossa espera. Chegamos por volta das 10h da manhã, tínhamos feito uma reserva para um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade com início logo depois do almoço.

Já ao chegar em Cusco, sentimos os efeitos da altitude! A falta de ar era tanta que mal conseguíamos subir as escadas da pousada para chegar no quarto. Chegando lá, já tinha um chá com folhas de coca à nossa espera, ele auxilia a abrir os brônquios, facilitando a respiração e minimizando os efeitos da altitude. Ficamos bem próximo à Praça das Armas e foi ótimo, fazíamos tudo a pé! Após o almoço, partimos para o nosso dia de turista em Cusco.

Praça de Armas 

Neste dia iniciamos nosso tour pela Praça de Armas, local onde ficam reunidos os principais restaurantes da cidade, ali é possível se encontrar de tudo: bancos, minimercados, casas de câmbio, farmácias, bares, artesanatos e lojas onde são comercializados produtos confeccionados com lã de Alpaca.

Praça de Amas Cusco

Para nossa felicidade, Cusco estava em festa! A Praça de Armas estava lotada, durante o mês de Junho a praça é fechada devido às festividades de aniversário da cidade. Havia uma enorme quantidade de pessoas, cores, ritmos e todos sempre muito animados. A comemoração do aniversário de Cusco acontece durante todo o mês de Junho, cada dia há algum evento cultural na praça.

Cusco Festa

Nesta praça é possível visitar a Catedral de Cusco, também conhecida como a Catedral Basílica da Virgem da Assunção. Ela fica localizada no centro da Praça de Armas e foi nosso segundo ponto de parada, pagamos 25 soles pelo ingresso.

A Catedral foi construída com uma mescla dos estilos gótico-renascentista e barroco, tem enormes altares em madeira nobre, todos eles esculpidos por artistas locais, além das inúmeras obras pintadas pelos integrantes da escola de artes de Cusco. Devidos à presença destas obras, hoje não é mais permito fotografar seu interior. Segundo os guias locais, as fotos despertavam a atenção de ladrões e diversas obras começaram a desaparecer de dentro da Catedral. 

Catedral Cusco

Qorikancha 

Após a visita à Catedral, fomos para Qorikancha, que é um complexo arqueológico de extrema importância para a população local. Dentro deste complexo, destaca-se o Templo do Sol ou Templo de Qorikancha, local  considerado sagrado devido aos rituais e oferendas ao Deus Sol, cultuado pelos Incas. Somente o Imperador, os sacerdotes e as virgens do Sol podiam ter acesso ao templo.

Qorikancha Cusco

O Complexo foi destruído pelos espanhóis e deu origem ao convento e à igreja de Santo Domingo, a construção demorou um século para ser finalizada. Durante as construções, os Espanhóis, se aproveitaram das bases de pedras Incas para erguerem suas edificações. O lugar é lindo e rendeu várias fotos incríveis para o nosso álbum de viagem!

Sacsayhuaman

Após essa visita, nos deslocamos para Sacsayhuaman, localizado a dois quilômetros de Cusco. O transporte até o local foi feito em uma van até um determinado ponto e, após chegarmos na fortaleza, foram mais 15 minutos de caminhada. Atualmente é possível ver apenas parte do que foi Sacsayhuaman, durante a época colonial os espanhóis destruíram grande parte para construir casas e igrejas. Um local riquíssimos em histórias, ficamos ali por 1 hora e voltamos para Cusco.

Sacsayhuaman

Prepare-se para as longas caminhadas em quase todos os passeios! Como já sabíamos disso, optamos por calçados confortáveis e térmicos. Além de andarmos muito, estava muito frio no local. Por isso, optamos pelas botas térmicas da Fiero, que mantiveram nossos pés quentinhos durante todo o tempo, além de garantirem nosso estiloso durante os passeios e fotos! 

Sacsayhuaman Cusco

Já estávamos muito cansados, mas aproveitamos para apreciar a cultura local e conhecer as lojinhas que são vistas em várias ruelas espalhadas pela cidade, tudo com um preço muito bom e a maioria com produtos feitos à mão. E acredite, estamos falando de uma cidade muito acolhedora e segura, em Cusco você pode andar despreocupado à noite pelas ruas. A maior preocupação dos habitantes é tornar o turismo local cada vez mais conhecido!

Apaixonados por viagens e gastronomia, Priscila e Guilherme viajam pelo mundo em busca de novas experiências e destinos.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo