Montanha Sete Cores

Vinicunca: A Montanha de Sete Cores de Cusco

Também conhecida como montanha Arco-Íris, A Montanha de Sete Cores é o novo destino mais procurado de Cusco depois de Machu Picchu. Ela é considerada a quinta montanha mais alta do Peru, com uma altitude de 5.200 metros. Seu atrativo principal são as diversas cores que ela possui,  isso ocorre devido à grande quantidade de pedras sedimentares em erosão.

Faz pouco tempo que a Montanha de Sete Cores começou a ser explorada pelas agências de turismo em Cusco. Muito do seu sucesso se deve à uma lista da National Geographic, que a classificou como um dos 100 lugares que se deve visitar antes de morrer. Quando a vimos pela primeira vez em sites de viagens e blogs, descobrimos também que existe uma outra montanha semelhante à ela na China. 

Ficamos encantados com aquela montanha linda pintada de tantas cores e decidimos incluí-la no nosso itinerário de viagem ao Peru. Ao pesquisarmos a localização, logo nas primeiras pesquisas descobrimos que fica em Cusco, em uma das trilhas mais difíceis da região.

Cores Montanha

Li muito sobre a dificuldade de se chegar até ela e de todos os efeitos que a altitude causa para quem se arrisca a subir a tão famosa montanha. E não é mentira, é bom ir preparado porque os efeitos da altitude castigam mesmo!

Ítens indispensáveis para a subida 

Todo o cuidado é essencial. Para este passeio, recomendamos que usa e leve os seguintes itens: calçado de trekking, jaqueta de frio (o frio no topo é intenso!), folha de coca, gorroluvas, protetor solar e garrafa de água, muita água!

Roteiro e superação 

O dia começou cedo! A equipe da agência contratada chegou na nossa pousada às 3h da manhã. No total era um grupo de 12 pessoas. Em pouco tempo já estávamos na estrada.

A equipe de passeio nos levou em um lugar para tomar café da manhã, que estava incluso no pacote. O café da manhã surpreendeu na qualidade, foram servidos pães, geléias, frios e chás de vários tipos, incluindo chá de coca para evitar o mal estar causado pela  altitude. Quando acabamos, o guia passou as instruções de segurança e orientações sobre como se comportar na trilha, além de esclarecer o que deve ser feito com os efeitos causados pela altitude. 

Fomos levados até o local do início da trilha, recebemos bastões para termos um auxílio durante a subida. Confesso que antes de subir já estava sentindo muita falta de ar!

Montanha Sete Cores Bastão

Minha animação começou a diminuir quando começaram as subidas. Nunca subestime o grau de esforço físico necessário para que você consiga suportar uma caminhada intensa em locais com esta toda esta altitude! Acostumada com a musculação, aeróbico, funcional, em menos de 10 minutos de trilha eu já estava pronta pra morrer. Quando pensava que ainda faltavam 1 hora e meia de subida, eu já pensava em desistir! 

Montanha Sete Cores Subida

Tinha comprado em uma mercearia no centro de Cusco um comprimido para ajudar a diminuir o mal estar da altitude e folhas de coca. Tomei o comprimido e masquei folhas de coca a subida toda.

Meu guia foi de extrema importância para que eu continuasse a trilha, a todo momento trabalhando meu psicológico, minha respiração e me ajudando em minhas limitações. A cada subida, parávamos um pouco para respirar e apreciar a paisagem que era incrivelmente linda! Aproveitamos para tirar fotos belíssimas do local. 

Montanha Sete Cores Cenário

Ao longo da trilha, muitos lugares ofereciam cavalos para quem queria desistir de seguir a pé ou precisasse voltar. Muita gente desistiu. Jovens, velhos, fortes ou fracos, não tinha perfil definido, a altitude desafiou todo mundo. Contudo, seguimos firmes! Em um certo ponto da subida, até as pessoas que alugaram cavalos tiveram que descer porque é impossivel subir com carga. Nem os animais aguentavam! Dá para imaginar o grau de dificuldade?

Montanha Sete Cores Cavalos

Depois de andar por 2 horas para completar os 7km, nos deparamos com a maior de todas as recompensas! Olhando para os lados, vimos tantas cores que nos perdemos na hora de contar. Faixas em vários tons de verde, vermelho, cinza em uma montanha linda e que parecia de mentira.

Todos começaram a procurar os melhores ângulos para bater as melhores fotos dessa subida inesquecível. Ao olhar para o lado esquerdo, nos deparamos com a Montanha Ausangate com seu topo congelado, uma linda mistura de paisagens e cheia de cores.

Montanha Sete Cores Paisagem

Visitar a Montanha de Sete Cores foi uma mistura de realização de um sonho e muita superação. E posso dizer que o percurso superou todas nossas expectativas, sobrevivemos à subida em altitude e vimos de perto essa montanha linda. E sim, ela é colorida mesmo!

Apaixonados por viagens e gastronomia, Priscila e Guilherme viajam pelo mundo em busca de novas experiências e destinos.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo