O que é balaclava: veja para que serve e como usar

6 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Imagine a seguinte situação: você está se preparando para a sua próxima aventura de inverno, já colocou na mala casacos impermeáveis, botas para neve e roupas térmicas, contudo, quando chega ao destino, ainda se sente desprotegido, mas isso tem uma razão.

Sabia que, se você não levar na bagagem uma balaclava para enfrentar o frio extremo, vento e neve, vai sentir falta dela? Não sabe o que é esse acessório? Não se preocupe, vamos explicar para você porque ela é uma peça indispensável do guarda-roupa de inverno. 

Também conhecida como máscara de esqui ou gorro de ninja, a balaclava garante uma proteção facial completa. A peça combina o calor de um gorro com a proteção de um cachecol, protegendo a cabeça, orelhas e pescoço, de forma prática e eficiente. Algumas opções cobrem todo o rosto, exceto os olhos, enquanto algumas têm uma abertura para todo o rosto e outras possuem aberturas separadas para os olhos e nariz. 

Sendo muito importante proteger as extremidades, esse é um item básico para evitar a perda de calor na cabeça. Ele é fundamental para manter uma temperatura confortável, tanto em temperaturas árticas, quanto nas meias-estações, se você estiver pedalando no frio e no vento, por exemplo. 

O acessório é essencial para praticar esportes na neve. Imagine que você está esquiando rapidamente colina abaixo, com um vento forte e gelado de encontro ao seu corpo. O frio extremo e a neve podem provocar queimaduras e danificar a pele. As balaclavas fornecem calor para a região, minimizando o frio e garantindo a proteção dessa área sensível do corpo

Além disso, elas são bonitas, práticas e combinam com diversas composições de inverno. 

A história da balaclava é bem interessante, vamos conhecê-la?

Como surgiu a balaclava 

Como Surgiu a Balaclava

Durante a Guerra da Criméia (1853-1856), gorros tricotados à mão eram mandados para as tropas britânicas para proteção contra o frio intenso da região. Esse capacete de malha cobria a parte superior e inferior do rosto, expondo apenas os olhos e, assim, os soldados permaneciam aquecidos durante a Batalha de Balaclava. Como a cidade de Balaclava fica próxima, com o tempo, o nome passou a ser associado às máscaras faciais utilizadas pelas tropas.

Tradicionalmente, esses itens eram feitos de lã, mas agora, são compostas por uma variedade de tecidos. Nos dias atuais, essas peças são utilizadas por alpinistas, esquiadores e pessoas em geral, para proteção contra o frio intenso. Mas, as balaclavas também são usadas para fins de proteção por bombeiros, policiais, pilotos de carros de corrida, eletricistas e pessoal das forças especiais. 

Continue a leitura para conferir mais detalhes de como e porquê elas são utilizadas. 

Capuz ou balaclava: para que serve a peça 

Inverno, frio extremo, vento e neve

Acessório para Inverno Frio Extremo Vento Neve

Como já citamos anteriormente, a balaclava é um acessório interessante para proteger a cabeça e nuca nos dias gelados. Dessa forma, além do uso pelo público em geral, garantindo conforto térmico quando as temperaturas são negativas e pelos praticantes de esportes na neve, as peças podem ser usadas sob capacetes de motociclistas e ciclistas, para aquecer em condições de inverno e ventos frios. 

Segurança

Os pilotos de corrida devem utilizar balaclavas desenvolvidas em materiais à prova de fogo sob seus capacetes. Em eventos de corrida inscritos do Calendário Desportivo Internacional, subidas de montanha, etapas especiais de ralis e disputas como as de cross country (corrida corta-mato), os pilotos devem usar macacões, calça e blusa segunda pele de manga longa, luvas, balaclava e sapatos de acordo com os padrões exigidos. 

Militares e policiais

Além de proteger os policiais do frio, nos continentes gelados, esses acessórios tornaram-se parte dos uniformes de algumas forças-tarefas especiais da polícia. Na União Soviética, por exemplo, a intenção da peça, já nos anos 1980, era proteger a identidade dos policiais para evitar a intimidação do crime organizado. As balaclavas também são usadas frequentemente por policiais que lutam contra cartéis de drogas e gangues na América Latina, para esconder suas identidades e proteger suas famílias.  

Agora que já conhecemos a história da balaclava e os principais usos do item, vamos conhecer as vantagens dela como um ótimo acessório de inverno?

Balaclava: um acessório e vários usos 

Um Acessório Vários Usos Balaclava

A balaclava oferece proteção facial para o frio, protegendo rosto, cabeça e pescoço do frio extremo. O design anatômico da peça mantém a cabeça e nuca aquecidos em ambientes gelados. Por isso, são ideais para escalar, esquiar, andar de motocicleta e praticar montanhismo. 

É interessante que o item tenha toque aveludado, seja macio e proporcione conforto no uso, pois ele  está em contato diretamente com a pele. E, o mais importante, é que seja desenvolvida em material térmico eficiente, como o fleece, por exemplo. 

Os produtos de Thermo Fleece são encontrados em diferentes gramaturas, que garantem a melhor proteção dependendo do clima e do nível de frio: os modelos com tecido menos espesso (gramatura 180) são indicados para temperaturas de até -10°C. Já as balaclavas em tecido mais grosso (gramatura 270) aquecem mais, e são essenciais para enfrentar ventos gelados, neve e frio extremo de 30 graus negativos! 

Além disso, aquelas produzidas em Thermo Fleece são antibacterianas, não formam bolinhas depois de lavar, absorvem a umidade e o suor, protegem dos raios UV e retém o calor corporal, garantindo um isolamento térmico perfeito. Com tudo isso, as peças duram bastante, mantendo a cor natural por mais tempo e a “cara de produto novo” por muitos invernos. 

Uma boa balaclava será sua companheira para uso outdoor, durante longas caminhadas, esportes na neve, escalada ao ar livre, esqui ou snowboard, equitação, esportes radicais, para vestir embaixo do capacete ou uso casual, em dias de temperaturas negativas (de até -30°C), em ambientes com ou sem neve, onde as correntes de ar sopram com bastante intensidade e possuam oscilações térmica frequentes. 

Agora, se você ainda não está convencido de que precisa uma balaclava para o frio, saiba que ela tem vários usos diferentes, podendo ser adaptada conforme a necessidade: 

Gorro 3 em 1 

Gorro 3 em 1

Este acessório indispensável para os dias de inverno pode ser utilizado de até 3 formas: cachecol, gorro ou balaclava. Na forma do último item, ele protege toda a região da cabeça e pescoço, podendo ser usado também só como cachecol para aquecer a nuca ou como um gorro de frio normal. Um ótimo acessório, adaptável para diversas situações.

Balaclava 4 em 1

Balaclava 4 em 1

Vai viajar para um lugar onde os termômetros marcam muito frio e neve? O modelo 4 em 1 é uma excelente opção, tanto no dia a dia, para um bate perna pela cidade, quanto para situações mais aventureiras de atividades na neve. Esta opção possui um ajuste anatômico perfeito e é desenvolvida com tecido térmico tecnológico. Você pode escolher como quer usar a peça: máscara facial, cachecol com protetor de nariz, apenas cachecol ou balaclava! Um acessório incrível, não é mesmo? 

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como usar, é importante frisar que, em situações de frio rigoroso, o aquecimento deve ser complementado com vestimentas e calçados adequados para frio intenso, além de acessórios como meias e luvas térmicas. A proteção contra os elementos (sol, frio, neve, vento) é fundamental se você vai viajar para destinos gelados, principalmente se os esportes na neve farão parte do seu roteiro. 

A balaclava é um acessório prático e bonito, que irá mantê-lo aquecido e seguro. Tenha esta peça essencial no seu guarda-roupas de inverno que você poderá enfrentar o frio em mais de uma maneira. 

Conta para nós aqui nos comentários o que você achou do post, você já conhecia o termo balaclava? Se não, gostou de conhecer? Esperamos que você tenha aproveitado e até a próxima! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top