Sumário
Localizada no Sul do Chile, em uma região de lagos e vulcões, Puerto Varas no inverno possui muitas opções de turismo para todas as idades e níveis de disposição física.
Puerto Varas fica às margens do lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile. A estrada que leva para os saltos de Petrohue e para o vulcão Osorno acompanha o contorno do lago e oferece um visual de beleza e tranquilidade, com típicas cabanas de madeira e pequenas propriedades rurais onde a população local cria cavalos, ovelhas e gado.
Se você quer saber mais detalhes sobre essa belíssima cidade chilena, continue a leitura e confira tudo sobre Puerto Varas no inverno!
O que fazer em Puerto Varas no inverno?
Para quem gosta de fazer um cronograma completo em viagens, o Portal de Inverno separou uma lista de itinerários que, certamente, vão marcar a sua passagem em Puerto Varas!
1. Petrohué
Petruhué é visita obrigatória. O passeio possui caminhadas leves contempladas por rochas vulcânicas, como o vulcão Osorno.
As cataratas de Petrohué têm uma incrível coloração turquesa e o volume de água aumenta na época do degelo. É possível caminhar bem perto das quedas pelas plataformas.
Os Saltos del Petrohué ficam localizados no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.
Além disso, no caminho entre a entrada do parque e as cataratas, existem áreas de piquenique e venda de artesanato local com peças diferentes encontradas em Santiago e Valparaiso.
2. Lago Llanquihue
Considerado o maior lago da região de Los Lagos, Llanquihue tem a sua volta 6 vulcões:
Puyehue, Pontiagudo, Casablanca, Yates, Osorno e Calbuco, à parte do Cerro Tronador, na fronteira do Chile com a Argentina.
As paisagens valem muito a pena! O melhor é que é possível contemplar os vulcões em todos os momentos do ano, visto que o mau tempo dificilmente atinge a região.
3. Lago Todos os Santos
Formado pelas atividades glaciais e vulcânicas, o lago Todos os Santos fica localizado no Parque Nacional Vicente Perez Rosales e encanta pelo tom de verde-esmeralda.
Os visitantes vão ao lago para passeios de barco, caiaque, rafting, natação e pesca, bem como caminhadas.
Do lago, você também pode observar os vulcões Osorno, Puntiagudo e Tronador. O lago tem os portos Peulla e Petrohue, que fazem parte da Cruzeiro dos Lagos.
4. Vulcão Osorno
Símbolo da região dos Lagos, o vulcão Osorno é considerado um dos mais bonitos do mundo.
Quando o céu está aberto, é simplesmente incrível ver o vulcão às margens do lago Llanquihue. A névoa é constante no vulcão, mas a vista que se tem do lago lá de cima é um espetáculo!
Aproveite para conferir o guia completo sobre a Cordilheira dos Andes!
5. Frutillar
Cidade vizinha de Puerto Varas, Frutillar tem um ótimo parque de canopy, ou tirolesa. Esse já é um passeio mais radical e exige um mínimo de condição e preparo físico.
Não é complexo e mesmo quem nunca fez uma descida de tirolesa pode participar, basta ter coragem e seguir com atenção às instruções.
Frutillar tem ainda o belíssimo Teatro del Lago, uma charmosa estrutura de madeira, como também o pier bucólico.
6. Puerto Octay
Para o circuito em torno do lago Llanquihue ser completo, é necessário visitar Puerto Octay.
Lá, os vulcões também ajudam a compor belas paisagens, além de incríveis passeios. Um exemplo é Las Cascadas com uma rota belíssima com cachoeiras.
7. Peulla
Próximo da divisão entre Chile e Argentina, o vilarejo de Peulla chama atenção pelos cenários bucólicos e tranquilos, onde a natureza é soberana.
As paisagens são formadas ainda pelos vulcões Osorno, Pontiagudo e Tronador.
Como é a gastronomia em Puerto Varas?
Em Puerto Varas, é possível encontrar diferentes tipos de comidas que agradam todos os paladares. Por exemplo: churrasco da Patagônia, Centolla (caranguejo gigante e suculento), ceviche, diferentes pratos com frango, entre outros.
O que torna a culinária de Puerto Varas especial é o frescor dos alimentos, assim como todo cuidado no preparo de cada prato.
Fique tranquilo, é possível encontrar boa comida com preços de menu executivo no almoço e com preços razoáveis no jantar.
A região de Puerto Varas tem muito mais atrativos para serem explorados. Por isso, quando for ao Chile durante o inverno, inclua esse destino no seu roteiro.
Fotos: Patricia Viaja e Casa Nômade