Chile: Dicas de passeios para curtir o inverno em Santiago

14 de abril de 2022 - Por Portal de Inverno

Viajar para Santiago tem muitas vantagens. Inicialmente, o Chile fica pertinho do Brasil, suas paisagens são lindas e é um dos países sul-americanos que oferecem mais infraestrutura e conforto para os turistas. E para aproveitar a temporada de frio no Chile, é importante planejar sua viagem com antecedência. Inclusive, pode ser uma ótima opção para as suas próximas férias de inverno, principalmente se quer ter momentos na neve!

Dentre as opções de passeio no Chile, certamente Santiago é a mais completa! Além de poder admirar o charme de uma das cidades mais desenvolvidas da América do Sul e aproveitar seus diversos passeios. A alguns quilômetros da cidade você poderá visitar centros de esqui e vinícolas. Ou seja, a capital chilena é um pacote de viagem completo. Aqui no Portal, há dicas de como aproveitar a cidade no inverno e o que usar

Temperaturas e passeios

Santiago tem estações bem marcadas e, em abril, a queda da temperatura já é perceptível. A partir de maio já é possível sentir o clima de inverno, porque as temperaturas durante a estação variam de 3°C a 16°C. A cidade é cercada por montanhas e é também muito organizada e arborizada. Além disso, edifícios, construções, museus e parques registram seus momentos históricos e o desenvolvimento financeiro e cultural da cidade.

Em 2015, a Fiero fez a campanha de inverno na capital. Segundo o diretor criativo Rodrigo Fitz, o destino foi uma ótima escolha. Além de proporcionar ótimos passeios e atrações para toda a família, a estação de esqui Valle Nevado fica próximo à cidade, tornando os dias por lá ainda melhores para quem curte esportes de inverno. Outra peculiaridade da cidade é a culinária. Lá tem ótimos restaurantes, para todos os gostos, estilos e bolsos.

Selecionamos alguns passeios especiais para você conhecer um pouco mais sobre Santiago e, quem sabe, planejar sua próxima viagem de inverno. Confira abaixo a nossa seleção:

PLAZA DE ARMAS

Plaza de Armas

Considerado o centro histórico da cidade de Santiago, Plaza de Armas foi o local de construção dos principais edifícios administrativos da cidade no passado.  Uma renovação da estrutura da praça aconteceu entre os anos 1998 e 2000, e hoje tem uma grande importância cultural com suas construções antigas, lojas e restaurantes. Algumas construções localizadas na Plaza de Armas: Catedral de Santiago, Museu Histórico Nacional, Prefeitura, Museu de Arte Pré-Colombiana e o Mercado Central.

LAS CONDES 

Las Condes Santiago

Las Condes é um bairro nobre, tranquilo e muito representativo de Santiago. Foi apelidado carinhosamente de ‘Sanhattan” pelos locais como uma apologia à Manhattan. É um bairro completo com sua infraestrutura e serviços, também considerado o novo centro financeiro da cidade. Em Las Condes você pode encontrar parques, como o  famoso Parque Arauco, centros comerciais, restaurantes, artesanato, hotéis e diversos bares.

CERRO SAN CRISTÓBAL

Cerro San Cristóbal

Trata-se do maior morro da região central de Santiago e o maior parque urbano da cidade com bosques, piscinas e até zoológico. No local também é possível visitar um mirante que oferece uma bela vista panorâmica da cidade e um santuário, considerado a maior atração do parque e um dos principais templos da igreja católica do país. A imagem ao lado é a vista que se tem da cidade de Santiago quando visualizada do mirante do Cerro San Cristóbal

LA CHASCONA

La Chascona

Próxima ao Cerro San Cristóbal, é uma das antigas casas do poeta Pablo Neruda. Foi construída para a sua terceira mulher, apelidada de “La Chascona”, e foi habitada pelo poeta apenas nos últimos anos da sua vida. O local oferece um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa, objetos que fizeram parte da vida do casal, móveis e uma pinacoteca. A visita acontece com a presença de um guia e é possível apreciar todas as partes da casa, incluindo o jardim. Muitos itens do acervo foram trazidos de outras casas de Neruda. 

MUSEU DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA 

Museu de Arte Pré Colombiana

Com peças do período pré-colombiano, o Museu de Arte Pré-Colombiana oferece uma ótima estrutura, uma sala para exposições momentâneas e algumas apresentações sobre a cultura e religião destes povos. Seu acervo conta com objetos, utensílios e peças das antigas civilizações. Algumas delas foram confeccionadas 4.500 anos antes da chegada dos seus colonizadores e estão organizadas de acordo com as regiões de estudo, que envolvem os seguintes países: México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

CENTROS DE ESQUI E VINÍCOLAS 

Valle Nevado

Se quiser aproveitar a neve, existem alguns centros de esqui bem próximos da cidade, como o Valle Nevado, Farrelones, El Colorado e La Parva. A temporada geralmente inicia entre junho e julho e finaliza em setembro. Outra ótima opção de passeio são as vinícolas que ficam a, aproximadamente, 40 quilômetros da cidade, a exemplo de Concha Y Toro e Undurraga!

Esperamos que nosso post te inspire ainda mais a visitar Santiago, no Chile. Aqui no Portal de Inverno você confere mais dicas sobre viagens na América do Sul durante o inverno, bem como no restante do mundo. E lembre-se, para se proteger do frio, há diversas roupas, calçados e acessórios no site da Fiero.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top