O que usar El Calafate

O que usar em El Calafate

El Calafate tem uma das melhores infraestruturas da Argentina, com hotéis para todos os bolsos, ótimos restaurantes com pratos típicos da Patagônia e lindas lojinhas de artesanato e souvenirs. A grande atração da cidade é o famoso glaciar Perito Moreno. O glaciar fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, um parque enorme constituído por diversas outras geleiras, que não são visitadas pelos turistas devido à dificuldade de acesso. O Perito Moreno fica localizado a 77 quilômetros do centro da cidade de El Calafate, um trecho que demora aproximadamente uma hora e meia de carro.

No auge do inverno (julho) a média das temperaturas mínimas na cidade é de -2.8°C e a média das máximas é de 4.3°C. Já entre os meses de dezembro e fevereiro, a máxima pode chegar a aproximadamente 20°C, mas as mínimas seguem baixas, em torno de 7°C. Por este motivo, a alta temporada em El Calafate é a partir de novembro, quando as temperaturas ficam mais amenas. Mas esteja ciente que independentemente da época que você visitar El Calafate, precisará estar bem preparado(a) para o frio.

Média das temperaturas mínimas (em azul) e máximas (em laranja) ao longo do ano na cidade de El Calafate. Fonte: http://weather.com.

Principais atividades no Parque Nacional Los Glaciares

Glaciar Perito Moreno

Para as dicas de vestuário, vamos nos basear em algumas atividades realizadas normalmente pelo turistas que visitam o Parque Nacional Los Glaciares. Diferentes atividades podem ser realizadas no parque, como caminhadas ao longo de passarelas metálicas de frente para o glaciar Perito Moreno, navegações no Lago Argentino ou ainda opções de trekkings sobre o gelo

As passarelas metálicas apresentam diferentes níveis assim como vários caminhos, nos quais podemos contemplar o Perito Moreno de diferentes ângulos. É uma das melhores estruturas turísticas que vimos na Patagônia, conta com elevador e acessibilidade para cadeirantes. O acesso às passarelas está incluso no valor pago na entrada do parque (pagamos 800 pesos argentinos em novembro de 2019). 

Já os passeios de navegação são atrações opcionais e precisam ser pagos à parte. Existem diferentes opções de passeios: navegação apenas para se aproximar do glaciar Perito Moreno, para conhecer outras geleiras (como Upsala e Spegazini), e ainda outras opções mais sofisticadas que incluem opções gastronômicas ao passeio.

Os trekkings sobre o gelo são passeios diferenciados no Parque e têm um custo mais elevado. Apenas uma empresa oferece essa atração, que exige que grampões sejam colocados aos calçados para aumentar a aderência ao gelo e facilitar a caminhada. Existem 2 tipos de trekking: o mini trekking com duração de 1h30 de caminhada e o Big Ice, com duração de 3h30. Lembrando que restrições por faixa etária e condições de mobilidade são aplicadas para estes passeios.

Dicas de vestuário para conhecer o Parque Nacional Los Glaciares

Perito Moreno o que usar

Nós conhecemos o Parque Nacional Los Glaciares no final de novembro (2019), já considerada uma época com temperaturas mais agradáveis, e mesmo assim enfrentamos um vento muito forte e gelado. Indicaremos a seguir os itens essenciais para as principais atividades no Parque.

– Blusa e calça segunda pele térmica: a proteção térmica para o frio começa na primeira peça que vai em contato com a pele. A blusa e a calça segunda pele são fundamentais no processo de manter a temperatura corporal para o grande período de exposição em áreas externas. Se você for visitar o parque no inverno, esse item se torna ainda mais indispensável.

– Segunda camada: nos dias de frio mais intenso, recomendamos utilizar um fleece térmico como segunda camada de roupa entre a segunda pele e o casaco, já que ele possui a característica de reter o calor corporal e expelir a umidade, regulando assim a temperatura corporal.  Lembrando que o Fleece pode ter diferentes níveis de gramatura do tecido: mais leves, intermediários ou mais grossos. Na época de inverno, indicamos o uso de um Fleece mais grosso, enquanto que a opção mais leve é a ideal para os passeios que envolvem atividades físicas, como o trekking no gelo que pode ser realizado apenas na temporada de verão. 

– Casaco: o casaco que irá te proteger do frio patagônico precisa ser robusto, mas também leve para dar mais flexibilidade  e mobilidade para as atividades que serão realizadas no parque. Caso viaje durante o inverno ou período de meia estação, nossa sugestão são os casacos com enchimento em pluma, que além de atenderem esses quesitos são práticos e compactos para levar na mala de viagem.

Já os casacos impermeáveis serão fundamentais se a sua viagem ocorrer no inverno pois a neve é frequente na região. O casaco impermeável também será importante caso haja previsão de chuva, já que as atrações são todas em área externa. Se você for realizar os passeios de barco, opte por um casaco que seja impermeável e corta vento pois o vento certamente será muito forte. Esta característica do inverno em El Calafate costuma prejudicar os turistas despreparados!

– Calça: indicamos que a calça que será colocada sobre a calça segunda pele seja impermeável caso sua visita ocorra no inverno pelos mesmos motivos descritos no item anterior ou caso você faça o trekking no gelo. Para a navegação de barco e as caminhas pelas passarelas metálicas não há necessidade de calça impermeável na temporada de verão.

– Gorro, luva e cachecol: estes são itens que não podem faltar na sua mala de viagem. Para os meses de inverno, indicamos os gorros térmicos forrados ou em tecido térmico, desenvolvidos para que você possar encarar as baixas temperaturas de El Calafate. Assim como os gorros, também existem os cachecóis desenvolvidos com mesma tecnologia.

Também sugerimos que as luvas tenham propriedades térmicas, afinal ninguém quer voltar logo para o carro ou para o restaurante só porque os dedos estão congelando. No nosso caso, optamos pela luva térmica sem dedos e com capa removível, ela permite que a capa seja removida para manusear as câmeras fotográficas e o celular sem precisar retirar a luva completamente. É uma ótima dica pois certamente você irá tirar muitas fotos do Perito Moreno!

 Calçado: botas impermeáveis e forradas em material térmico serão fundamentais para os meses com neve e em qualquer época caso você opte por fazer o trekking sobre o gelo. Nesse último caso, também será importante ter uma bota confortável e apropriada para longas caminhadas em terrenos mais desafiadores. Se sua viagem for na alta temperada, não é necessário que a bota seja impermeável para fazer as caminhadas pelas passarelas metálicas ou para o passeio de barco. 

 Óculos de sol e protetor solar: Além das roupas adequadas para encarar o frio, você não poderá esquecer de levar óculos de sol e protetor solar e labial para a sua viagem para El Calafate. Mesmo que apenas o seu rosto esteja exposto, é preciso usar o protetor solar para evitar queimaduras pois o gelo reflete os raios solares.

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a planejar a sua viagem para El Calafate. Se tiver alguma dúvida, não deixa de perguntar aqui nos comentários!

Dois gaúchos (Fábio e Patrícia) que amam viajar! Na aventura atual, eles embarcaram em um motorhome pelas Américas buscando novas experiências culturais e gastronômicas. Decidiram realizar o nosso sonho de viajar de carro por tempo indeterminado em uma jornada cheia de desafios.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo