O que usar Roma inverno

O que usar no inverno em Roma

 Roma é, sem dúvida, um dos destinos mais especiais e românticos do mundo. Há muitas razões para incluir a cidade no seu itinerário de viagens, sua história, monumentos e gastronomia são apenas alguns deles, tanto que é a terceira cidade europeia que mais atrai visitantes! Roma tem 3 mil anos de história e une o passado e o presente de uma forma que a torna única e encantadora. 

Não precisamos mencionar a quantidade de monumentos e atrações que a cidade oferece! Ao visitá-la não deixe de fora seus principais cartões-postais: Coliseu, Fórum Romano, o Arco de Constantino, a Piazza Venezia e a Fontana di Trevi de Roma são obrigatórios para o seu roteiro em qualquer época do ano. Muitos deles, como o Pantheon de Roma, Mercado de Trajano e a Galleria Doria Pamphilj são ótimos para o inverno já que possuem ambiente fechado.

Além disso, durante o inverno o movimento de turistas diminui muito na cidade, o que torna os preços de voos e hotéis mais acessíveis e o passeios mais tranquilos e agradavéis. Isso apenas não é uma verdade para o período que antecede o natal e o final de ano.  

Clima e temperatura de Roma durante o inverno 

Quando o assunto é o clima, não é exagero dizer que a Itália possui uma diversidade muito grande de temperaturas. Se comparada à maioria das cidades europeias, Roma definitivamente não é uma das mais frias. De qualquer forma, há dias em que o frio pode ser intenso, com mínimas que podem a chegar a -2 °C, mas também há alguns períodos em que as temperaturas são muito agradáveis e podem chegar a 18°C nos momentos mais quentes do dia. De uma forma geral, as temperaturas médias durante o inverno em Roma indicam máximas de 14°C e mínimas de 3°C aproximadamente. 

Para ver neve em Roma, você terá que contar com a sorte! Quando acontece, é possível notar a neve de forma esporádica e normalmente sem um grande acúmulo, mesmo assim se torna um evento para os moradores e turistas da cidade!  

Saber como se vestir no inverno da cidade e estar preparado(a) para todas as possibilidades de clima e temperatura é muito importante para o seu conforto térmico e para que possa aproveitar todos os ótimos momentos da sua viagem. Ao conferir as nossas dicas deste post, leve em consideração que as nossas escolhas de roupas, calçados e acessórios foram baseadas em um frio mais ameno característico do mês de fevereiro, período em que visitamos a cidade. 

As roupas ideais para a viagem 

O interessante nas viagens é adaptar suas roupas de acordo com todas as variações climáticas. Fomos para a Itália no finalzinho do inverno, por isso optamos por peças indicadas para um período de frio ameno a moderado.

O segredo para essas viagens em momentos nos quais não está tão frio para optar por roupas mais robustas, mas ainda não é outono para usar roupas de meia estação, é utilizar o método de camadas. Costumo fazer muito isso já que a maioria dos ambientes fechados são aquecidos, inclusive os meios de transporte, mas o frio costuma ser mais intenso em locais abertos. Desta forma, é só retirar ou incluir os itens de acordo com a necessidade e temperatura de cada momento e local. Aliás, o sistema de camadas é um ótimo método para organizar os seus looks de inverno em qualquer momento da estação!

Sempre opto por uma blusa e calça segunda pele, por cima um fleece ou um tricô e um bom casaco para a última camada. No frio ameno a roupa térmica não é tão necessária, apesar de ter levado caso houvesse alguma mudança de temperatura repentina. De qualquer forma, usamos apenas a segunda e terceira camadas durante esta viagem.

Acabei optando por blusas de manga longa produzidas com tecidos leves, como o tricô. Selecionei um suéter básico de gola bem alta para garantir a proteção térmica. Funcional e prático, ele pode ser usado como última camada em dias de frio ameno e como camada intermediária em momentos nos quais uma proteção térmica extra é necessária. 

Blusa Roma

Com uma modelagem que permite um ótimo ajuste ao corpo, este produto conta ainda com gola, punho e barra com acabamento canelado. Para complementar, você pode optar por um casaco em dias mais frios ou até mesmo um cardigan em dias com temperaturas mais amenas.  

Blusa Masculina Roma

Meu marido optou por um suéter masculino em tricô que também pode ser utilizado individualmente ou como camada intermediária em dias mais frios e que exijam proteção térmica extra para garantir o aquecimento ideal.

Quando viajo para lugares frios, logo penso em casacos e sobretudos. Porém, nesta viagem eles não foram necessários. É preciso que você esteja atento às previsões do tempo, dependendo da época que você for a Roma poderá encontrar um clima bem mais frio! Especialmente se você for no auge do inverno, a escolha de um bom casaco forrado e também um fleece para ajudar a manter a temperatura do corpo, certamente será essencial. Os casacos impermeáveis em dias chuvosos e com neve são indispensáveis, ok? 

Roma Casaco

Os acessórios que não podem faltar na bagagem 

Também sempre costumo levar gorros e acessórios para cobrir o pescoço. Há quem não goste de gorros por achar que bagunçam o cabelo, mas eu acho que dá um estilo todo especial ao look e combina muito com o clima europeu. Eu também amo cachecóis e golas, sempre levo várias opções dos acessórios em todas as minhas viagens de inverno e, independente da intensidade do frio, gosto de usar para manter o pescoço sempre quentinho.

Apesar de nem sempre fazer frio para usá-las, as luvas também são minhas companheiras em viagens de baixa temperatura, ninguém consegue aproveitar um passeio com os dedos congelados e endurecidos, não é? Já caí no erro de viajar para lugares frios e não levar luvas e o resultado foi que tive que comprar na primeira loja por um preço muito alto. Desta forma, sugiro que mesmo que ache que não vá usar durante a viagem, leve pelo menos um par, é sempre bom ter em caso de necessidade e o acessório quase não ocupa espaço na mala. 

Calçados adequados para viagens de inverno 

Em Roma você faz tudo a pé, então é muito importante um bom calçado que seja confortável e que mantenha seus pés aquecidos. Escolhi uma bota montaria de couro preta e que garantiu muito conforto e aquecimento para os meus pés em todos os passeios.   

Em uma viagem de inverno, o clima e temperatura serão essenciais para determinar qual o modelo de calçado ideal. O frio será ameno, moderado ou intenso? Há botas adequadas para cada uma destas variações! No caso de frio extremo e neve, é importante investir no modelo adequado para garantir que você manterá os dedos dos seus pés intactos. Neste caso, preste muita atenção nos materiais e, especialmente, forração do produto, item essencial para auxiliar na manutenção térmica dos seus pés. A bota deve ser desenvolvida em materiais que tenham tratamento impermeável e forração térmica, além de uma sola segura, resistente e confortável para caminhadas na neve.

Bota Roma

O inverno combina com peças clássicas e tradicionais! Não importa o estilo, uma bota atemporal e básica é essencial para os dias de baixas temperaturas. Esta é a solução para aqueles dias nos quais é difícil escolher o melhor calçado para combinar com o look ou quando é preciso optar pelo calçado mais confortável do guarda-roupa para encarar um dia intenso e cheio de atividades durante a viagem.

Estas são as minhas dicas para você aproveitar bem sua viagem para uma das cidades mais lindas e especiais do continente europeu. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais sugestões para sua viagem à Roma? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Apaixonados por viagens e gastronomia, Priscila e Guilherme viajam pelo mundo em busca de novas experiências e destinos.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo