Laguna Humantay

Laguna Humantay: paisagens incríveis do inverno no Peru

A Laguna Humantay foi uma das paisagens mais bonitas que encontramos na nossa viagem ao Peru! Vale muito a pena para quem vai ficar mais dias em Cusco e está disposto a fazer uma bela caminhada.

Para ir ao Lago Humantay é necessário fechar o passeio com uma agência devido à distância de Cusco ao destino. Trata-se de uma lagoa maravilhosa aos pés da montanha Salkantay. A trilha para Salkantay é bem conhecida, mas o passeio até a laguna ainda não, talvez por conta da distância e das dificuldades que se enfrentam até chegar no local. Estávamos em um grupo com cerca de 12 pessoas e éramos os únicos brasileiros!

Ela está a 4630 metros de altitude nos pés da Salkantay. Uma paisagem tão linda que as fotos não conseguem reproduzir toda a beleza da lagoa e da montanha.

Laguna Humantay Peru

Na subida, a empresa que contratamos nos emprestou alguns bastões para ajudar na caminhada. O percurso tem aproximadamente 3,5km, somando no total 7km para ida e volta. Muitas empresas alugam cavalos para fazer o percurso, mas não concordamos com esse tipo de prática.

Uma dica super valiosa é subir devagar e em um ritmo constante, respirando de forma lenta e profunda. Nós subimos mascando folha de coca, uma das melhores opções para combater o soroche (mal de altitude). O chá de coca também é oferecido pelos guias quando se chega no alto da montanha para alívio da falta de ar e pressão nos ouvidos.

Laguna Humantay Caneca

A cada subida, eu precisava fazer uma parada de 15 minutos. O trajeto era pra ter sido de 1h30, mas levamos um pouco mais para chegar até lá pois o guia parava com bastante frequência para ver se todos estavam bem. Logo começamos a avistar o início daquele lago incrível e todo seu degelo.

Por se tratar de uma área montanhosa, fez bastante frio no dia do passeio e o clima mudava com frequência. Por isso fomos preparados: casaco corta vento, gorro, luva e bota. Todos estes itens nos ajudaram muito a manter a temperatura enquanto os ventos que sopravam da montanha de gelo não cessavam. 

Laguna Humantay Agua

Nossos produtos da Fiero foram muito importantes para o nosso aquecimento e conforto térmico. As botas forradas foram essenciais para manter nossos pés protegidos, enquanto o gorro, além de super estiloso, me manteve aquecida. Até a caneca da Fiero que levei salvou minha vida na hora de tomar meu chá de coca quentinho.. 

Humantay Caneca Fiero

O tempo de permanência na Laguna Humantay durou aproximadamente 1 hora. Sim, é pouco tempo para tanto sacrifício. Mas não tem jeito, a hora passou rápido enquanto fazíamos mil fotos e logo já era hora de voltar!

Laguna Humantay Gui

Visitar a Laguna Humantay foi uma experiência inesquecível. Se optar por incluir este passeio na sua viagem ao Peru, certamente irá se lembrar de tudo deste dia especial, desde a caminhada exaustiva até as lindas cores do lago!

Apaixonados por viagens e gastronomia, a Priscila e Guilherme viajam pelo mundo em busca de novas experiências e destinos, contado todas as experiências com dicas e informações úteis e práticas sobre os destinos de inverno.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo