Viajar para a Alemanha no final do ano remete a muito frio e muitas comemorações natalinas. Em todo o país são montados os famosos Mercados de Natal, que funcionam entre os meses de novembro e dezembro. Você poderá encontrá-los espalhados por todos os cantos do país e provar comidas e bebidas deliciosas, comprar souvenirs, andar no carrossel e até mesmo patinar no gelo.

Neste post, conto sobre a experiência que tive nos Mercados de Natal de Düsseldorf e de Colônia em dezembro de 2019.

Colônia

Mercado Natal Gluhwein

A estação de trem de Colônia é bem localizada e faz conexões com a maioria das cidades da Alemanha e de países próximos. Caso você chegue na cidade através de trem, logo que chegar encontrará a imponente Catedral de Colônia, que é considerado um dos cartões postais e vale muito a visita. 

Saindo da estação de trem, você poderá fazer vários passeios a pé. Encontrei o primeiro Mercado de Natal a poucos metros da Catedral de Colônia, chama-se Weihnachtspyramide Kölner Dom. Trata-se de um mercado menor se comparado a outras feiras do país, mas muito interessante. No local estão expostas algumas barracas de comidas, uma central de bebida e outras de souvenirs.

O segundo mercado que visitei ficava próximo ao Mercado Velho de Colônia na região de Altstadt, é conhecido como Heinzels Wintermärchen. Este mercado de Natal é bem maior que o primeiro, com muitas barraquinhas de comidas, um carrossel maravilhoso e o que me chamou mais atenção foi a pista de patinação no gelo.

Infelizmente, a fila estava muito longa e não consegui patinar. Para os loucos por lembrancinhas, no local há diversas opções de decoração e brinquedos.

Comidas e bebidas típicas

A bebida típica dos Mercados de Natal é o Glühwein, ou vinho quente. Feito com vinho tinto aquecido e temperado com cravo, canela em pau, fruta cítrica e açúcar. Você pode escolher se quer adicionar alguma bebida destilada ou não, geralmente as opções são Rum ou Amaretto, uma delícia! Logo que chegamos, corri para experimentá-lo e adorei!

E acreditem ou não, também encontrei caipirinha quente no local. Achei super exótico e interessante, mas preferi não provar desta vez e focar nas bebidas tipicamente alemãs.

Também aproveitei para comer Currywurst, um dos meus pratos favoritos na Alemanha. Trata-se da mistura de salsichão com molho feito à base de curry, barcebue, extrato de tomate e muitas outras especiarias que juntas formam um molho delicioso! 

Düsseldorf

Mercados Natal Colmar

Düsseldorf é uma cidade muito importante na Alemanha e referência no mercado da moda. Situada às margens do Rio Reno, ela é o 2º maior centro financeiro do país, ficando atrás somente de Frankfurt.

Durante minha visita à Düsseldorf em dezembro de 2019, estacionamos o carro logo em frente ao Rio Reno e seguimos a pé à procura dos mercados de Natal. O primeiro que visitamos fica próximo à avenida nas margens do Rio e em frente à prefeitura. Devido à sua localização, o nome deste marcado é Weihnachtsmarkt Am Rathaus (prefeitura em alemão) in Düsseldorf.

Fiquei encantada com todas as barraquinhas de lembrancinhas e doces e com o Carrossel, que não pode faltar nos Mercados de Natal alemães. Além disso, conheci a famosa bebida Feuerzangenbowle, um pão de açúcar embebido em rum é colocado no fogo e, sobre ele, coloca-se vinho quente.  Haja euro para comprar tudo!

O segundo Mercado de Natal que visitei fica próximo à avenida Königsalle, na praça Shadowplatz. O nome deste Mercado de Natal é Weihnachtsmarkt am Schadowplatz in Düsseldorf e o diferencial dele foi a decoração branquinha inspirada na neve.

Neste Mercado encontrei outras variedades de comida, como o Kibbeling com Remoulade, que é peixe empanado com um molho de maionese temperada, achei sensacional! As comidas na Alemanha são muito gostosas e costumam agradar o paladar dos brasileiros.

O que usar no inverno na Alemanha?

Alemanha Natal O que Usar

Viajar com roupas adequadas para enfrentar o frio na Alemanha no final do ano é essencial! Os Mercados de Natal acontecem a céu aberto e mesmo que durante o dia as temperaturas não sejam tão baixas, durante a noite costumam cair drasticamente.

Na região central e sul da Alemanha a temperatura no inverno tem a média de 5ºC e a neve pode acontecer esporadicamente. No norte e nordeste do país o inverno é mais ameno com temperatura média de 12ºC, já no leste o inverno é bem rigoroso com temperaturas abaixo de 0ºC e é muito comum nevar.

Muitas pessoas preferem comprar roupas de frio na viagem, mas não aconselho. Entre os motivos estão os preços altos na Europa, principalmente na alta temporada, e nem sempre vamos saber quais os melhores lugares para compras. A melhor escolha é sair do Brasil já com seus itens na mala, quem me salvou neste meu inverno alemão foi a loja Fiero!

Dicas do que levar na mala de viagem

Bota Natal Alemanha

Para visitar os Mercados de Natal da Alemanha não podem faltar calçados, roupas e acessórios térmicos! Mesmo que não esteja nevando, uma bota reforçada ajuda muito a proteger do frio e do vento.

Após estes dias de muita caminhada em Düsseldorf e Colônia, só não estava com os pés destruídos graças à minha bota toda forrada em lã sintética e com sola apropriada para locais frios e neve. Além disso, possui cadarço atrás para facilitar o ajuste adequado na perna.

Outro item super importante para a viagem foi o gorro, que além de ser lindo e aquecer as orelhas e cabeça, combinou perfeitamente com o meu cachecol. O melhor é que ambos são dupla face, desta forma é possível dar uma variada nos looks e uso em várias ocasiões.

E claro, um bom casaco não pode ficar de fora desta lista. Para aquecer durante o inverno na Alemanha, nada melhor do que um casaco em gomos para garantir o conforto térmico e looks lindos.

Espero que na minha próxima ida a Alemanha eu possa encontrar os Mercados de Natal cobertos de neve. E você, já visitou algum Mercado de Natal ou nunca tinham ouvido falar? Se for para a Alemanha no final do ano, não deixem de visitá-los!