Mercados Natal Alemanha

Os Mercados de Natal da Alemanha: Colônia e Düsseldorf

Viajar para a Alemanha no final do ano remete a muito frio e muitas comemorações natalinas. Em todo o país são montadas feirinhas de Natal, mais conhecidas como Mercados de Natal! Eles são montados no final de Novembro e funcionam até o final de Dezembro. Você poderá encontrá-los espalhados por todos os cantos do país e provar comidas e bebidas deliciosas, comprar souvenirs, andar no carrossel ou até mesmo patinar no gelo. Neste post vou contar sobre a experiência que tive nos Mercados de Natal na cidade de Düsseldorf e em Colônia em dezembro de 2019!

Colônia

A estação de trem de Colônia é super bem localizada e faz conexões com a maioria das cidades da Alemanha e dos países próximos. Caso você chegue na cidade através de trem, logo que chegar na cidade encontrará à sua frente a imponente Catedral de Colônia, que é um dos cartões postais da cidade e vale muito a visita. 

Saindo da Estação de trem você poderá fazer vários passeios a pé. Encontrei o primeiro Mercado de Natal a poucos metros da Catedral de Colônia, chama-se Weihnachtspyramide Kölner Dom. Trata-se de um mercado menor se comparado a outras feiras do país, mas muito aconchegante e interessante. No local estão expostas algumas barracas de comidas, uma central de bebida e outras de souvenirs.

A bebida típica dos Mercados de Natal é o Glühwein, ou vinho quente! Logo que chegamos, corri para experimentar o Glühwein pela primeira vez e adorei! Ele é feito com vinho tinto aquecido e temperado com cravo, canela em pau, fruta cítrica e açúcar. Você pode escolher se quer adicionar alguma bebida destilada ou não, geralmente as opções são Rum ou Amaretto, uma delícia!

Mercado Natal Gluhwein

E acreditem ou não, também encontrei Caipirinha quente no local, achei super exótico e interessante, mas preferi não provar desta vez e focar nas bebidas tipicamente alemãs.

O segundo mercado que visitei estava localizado próximo ao Mercado Velho de Colônia na região de Altstadt, é conhecido como Heinzels Wintermärchen. Este mercado de Natal é bem maior que o primeiro, com muitas barraquinhas de comidas, um carrossel maravilhoso e o que me chamou mais atenção foi a pista de patinação no gelo. Infelizmente a fila estava muito longa e não consegui patinar. Para os loucos por lembrancinhas, no local há diversas opções de decoração e brinquedos.

Aproveitei para comer Currywurst, um dos meus pratos favoritos na Alemanha. Trata-se da mistura de salsichão com molho feito à base de curry, barcebue, extrato de tomate e muitas outras especiarias que juntas formam um molho delicioso! 

Düsseldorf

Düsseldorf é uma cidade muito importante na Alemanha e referência no mercado da moda. Situada às margens do Rio Reno, ela é o 2º maior centro financeiro do país, ficando atrás somente de Frankfurt.

Durante minha visita à Düsseldorf em Dezembro de 2019, estacionamos o carro logo em frente ao Rio Reno e seguimos a pé à procura dos mercados de Natal. O primeiro que visitamos fica próximo à avenida nas margens do Rio e em frente à prefeitura da cidade. Devido à sua localização, o nome deste marcado é Weihnachtsmarkt Am Rathaus (prefeitura em alemão) in Düsseldorf.

Mercado Natal Düsseldorf

Fiquei encantada com todas as barraquinhas de lembrancinhas e doces e com o Carossel, que não pode faltar nos Mercados de Natal alemães. Além disso, conheci a famosa bebida Feuerzangenbowle, um pão de açúcar embebido em rum é colocado no fogo e, sobre ele, colaca-se vinho quente.  Haja euro para comprar tudo!

O segundo Mercado de Natal que visitei fica próximo à avenida Königsalle, na praça Shadowplatz. O nome deste Mercado de Natal é Weihnachtsmarkt am Schadowplatz in Düsseldorf e o diferencial dele foi a decoração branquinha inspirada na neve!

Neste Mercado encontrei outras variedades de comida, como o Kibbeling com Remoulade, que é peixe empanado com um molho de maionese temperada, achei sensacional! As comidas na Alemanha são muito gostosas e costumam agradar o paladar dos brasileiros.

O que usar

Alemanha Natal O que Usar

Como em Dezembro é inverno na Alemanha é muito importante viajar com roupas adequadas. Os mercados de natal acontecem a céu aberto e mesmo que durante o dia as temperaturas não sejam tão baixas, durante a noite costumam cair drasticamente.

Na região central e sul da Alemanha a temperatura no inverno tem a média de 5º C e a neve pode acontecer esporadicamente. No norte e nordeste do país o inverno é mais ameno com temperatura média de 12ºC, já no leste o inverno é bem rigoroso com temperaturas abaixo de 0ºC e é muito comum nevar.

Muitas pessoas preferem comprar roupas de frio na viagem, mas eu não aconselho esta prática já que os preços na Europa são muito altos, principalmente na alta estação, e nem sempre vamos saber quais os melhores lugares para compras. A melhor escolha é sair do Brasil já com seus itens na mala, quem me salvou neste meu inverno alemão foi a loja Fiero!

Para visitar os Mercados de Natal não podem faltar calçados, roupas e acessórios térmicos! Mesmo que não esteja nevando, uma bota reforçada ajuda muito a proteger do frio e do vento. Após estes dias de muita caminhada em Düsseldorf e Colônia, só não estava com os pés destruídos graças à minha bota toda forrada em lã sintética e com sola apropriada para locais frios e neve. Além disso, possui cadarço atrás para facilitar o ajuste adequado na perna.

Bota Natal Alemanha

Outro item super importante para a viagem foi o gorro, que além de ser lindo e aquecer as orelhas e cabeça, combinou perfeitamente com o meu cachecol. O melhor é que ambos são dupla face, desta forma é possível dar uma variada nos looks. Esta versatilidade é sempre importante nos itens que você colocar na mala para suas viagens de inverno, já que o espaço disponível na bagagem exige uma estratégia inteligente e produtos que possam ser utilizados em vários ocasiões e em composições variadas.

E claro, um bom casaco não pode ficar de fora desta lista. Para aquecer durante o inverno na Alemanha, nada melhor do que um casaco em gomos para garantir o conforto térmico e looks lindos.

Espero que na minha próxima ida à Alemanha eu possa encontrar os Mercados de Natal cobertos de neve! E você, já visitou algum Mercado de Natal ou nunca tinham ouvido falar? Se for para a Alemanha no final do ano, não deixem de visitá-los! Quer mais dicas ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo através dos comentários deste post!

Paula Gabi é brasileira, mineirinha de Belo Horizonte! Graduada em Comércio Exterior, sempre foi apaixonada por viagens, fotografia , gastronomia, conhecer novas línguas e culturas!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo