Ottawa Inverno

Ottawa no inverno: características, passeios e o que usar

Ottawa, a capital do Canadá, está localizada na divisa entre as províncias de Ontário e Quebec. A cidade é um dos destinos mais frios do país, tanto que os seus lagos congelados se tornam rinques de patinação durante a estação. E quando a cidade fica coberta de neve e gelo, tudo se torna tão mágico que é possível até mesmo esquecer das baixas temperaturas. Mas se você prefere evitar as ruas congeladas e curtir o conforto de ambientes internos, não desanime, você terá tantas opções que será difícil escolher quais atrações incluir no seu roteiro. 

O inverno em Ottawa

Quer experimentar o inverno com temperaturas negativas, muita neve e gelo? Certamente Ottawa não decepcionará. A cidade ocupa o 7° lugar na lista das capitais mais frias do mundo, com uma média anual de 5,5°C.

Ottawa Temperatura

Fonte: http://hikersbay.com/

Os dias começam a ficar muito mais frios já no final do outono e, à medida que o final do ano vai se aproximando, as temperaturas despencam. O auge do inverno acontece no mês de janeiro e as baixas temperaturas permanecem até o início da primavera. Nas primeiras semanas do ano anoitece já às 17h e a média de temperatura chega a – 5,8°C, mas não é raro ver os termômetros marcando temperaturas muito mais baixas, próximas a – 25°C! 

Turismo em Ottawa

Ottawa Turismo

Multicultural e repleta de atrações, há muitas coisas incríveis para se fazer em Ottawa no inverno. Confira nossas sugestões!

Natal

Quando dezembro chega, a capital do Canadá se torna luminosa e encantadora com as luzes de natal, o chocolate quente fica ainda mais delicioso e todos esperam ansiosamente para que o Canal Rideau congele completamente, o que costuma acontecer só algumas semanas mais tarde.

Para aproveitar ao máximo o clima natalino da cidade, uma das atrações especiais que a Ottawa oferece é o Glow Around the World, um dos maiores festivais de natal em ambiente interno do mundo, com muitas luzes, gastronomia e entretenimento. O Christmas Lights Across Canada é outro evento no qual os apaixonado pelas festas de final de ano não podem deixar de comparecer.

Patinação no gelo

Como já mencionamos, a cidade oferece uma grande quantidade de opções para patinar no gelo. O maior e mais conhecido deles é o que se forma nas águas congeladas do canal Rideau, que tem 202 km de extensão e liga as cidades de Ottawa e Kingston. O rinque tem 7,8 Km de extensão e costuma estar aberto para o público em fevereiro. É considerado o maior rinque de patinação do mundo, além de ser Patrimônio Mundial da Unesco desde 2007. 

Prédios

A principal atração da cidade é o Parlamento de Ottawa, a sede do governo federal canadense. Localizado em uma colina, ele é composto por três edifícios e é considerado um dos prédios mais bonitos de todo o país. Na parte externa é possível apreciar a vista do Museu da Civilização e muitas estátuas e obras. Outras construções que chamam a atenção dos turistas são o prédio da Suprema Corte e a Catedral de Notre Dame, a maior e mais antiga igreja da cidade.

Uma visita ao Rideau Hall, a residência oficial da representante da Rainha da Inglaterra no Canadá, também vale muito a pena, assim como ao Fairmont Château Laurier, um hotel luxuoso que lembra um castelo e se tornou uma atração turística da cidade.

Eventos

Um dos eventos mais tradicionais da cidade e que acontece de outubro a maio é a temporada de jogos de Hockey canadense. Vai visitar Ottawa em fevereiro? Aproveite para participar do Winterlude, um festival de inverno com várias modalidades de esportes, competições e lindas esculturas na neve.

Museus

Museus também não faltam em Ottawa, os mais populares entre os turistas são o Museu do Banco do Canadá, o Museu de Ciência e Tecnologia, o Museu da História do Canadá, o Museu da Guerra. e a famosa galeria de arte National Gallery of Canada.

Parques

Inclua no seu roteiro um passeio pelos parques Major’s Hill Park, Jacques Cartier Park e Gatineau Park, no qual é possível realizar diversas atividades e esportes e aproveitar para descansar em meio à natureza.

Gastronomia local

O Byward Market está localizado em uma região bem antiga de Ottawa e tem uma atmosfera histórica e comercial. É o local perfeito para o seu almoço ou qualquer outra refeição já que é possível saborear alimentos frescos típicos do país. Além das várias opções de lojas e restaurantes, esta região da cidade é conhecida pela sua arte de rua colorida e tem muitas opções de lazer e entretenimento.

O que usar

Impermeabilidade

Uma viagem durante o inverno à capital canadense exige muito cuidado no momento de organizar a bagagem. Comece pesquisando pela previsão do tempo para o período da viagem. Embora você já saiba que será frio, é importante entender por quais temperaturas e prováveis condições climáticas aguardar durante a viagem.

Leve em consideração também a sua sensibilidade ao frio e quais atividades pretende realizar. Passeios externos e nos quais você permanecerá por muito tempo exposto(a) ao frio e à neve exigem peças mais encorpadas se comparadas com as peças que você utilizará em passeios mais urbanos e em ambientes fechados.

Lembre-se que a maioria dos ambientes são climatizados e provavelmente você terá que tirar e recolocar os itens mais robustos do seu look algumas vezes. Por este motivo, o ideal é que você se vista em camadas utilizando os itens da lista que sugerimos abaixo.

Blusa e calça segunda pele térmica: a proteção térmica para o frio começa na primeira peça que vai em contato com a pele. A blusa e a calça segunda pele são fundamentais no processo de manter a temperatura corporal especialmente em momentos de grande período de exposição a áreas externas.

Segunda camada: nos dias de frio mais intenso recomendamos utilizar um fleece térmico como segunda camada de roupa entre a segunda pele e o casaco, já que ele possui a característica de reter o calor corporal e expelir a umidade, regulando assim a temperatura corporal. O fleece pode ter diferentes níveis de gramatura do tecido: mais leves, intermediários ou mais grossos. Para o auge do inverno em Ottawa indicamos o uso de um Fleece mais grosso, enquanto a opção mais leve é a ideal para os passeios em dias de frio mais ameno ou atividades físicas intensas.

Casaco: o casaco que irá te proteger do frio em Ottawa precisa ser robusto, mas também leve para dar mais flexibilidade  e mobilidade para as atividades que serão realizadas durante os seus passeios. Casacos impermeáveis serão fundamentais pois a neve é frequente na cidade, ele também será importante caso haja previsão de chuva já que muitos passeios são realizados em áreas externas.

Calça: indicamos que a calça que será colocada sobre a calça segunda pele seja impermeável caso sua visita ocorra no inverno pelos mesmos motivos descritos no item anterior, especialmente se estiver planejando alguma atividade na neve.

Gorro, luva e cachecol: estes são itens que não podem faltar na sua mala de viagem. Para os meses de inverno, indicamos os gorros térmicos forrados ou desenvolvidos em tecido térmico. Assim como os gorros, os cachecóis também farão toda a diferença no aquecimento do seu corpo e completam o look de uma forma muito elegante. Sugerimos que as luvas tenham propriedades térmicas, afinal ninguém quer voltar logo para o carro ou para o restaurante só porque os dedos estão congelando. Para os momentos de brincadeira na neve, prefira as luvas impermeáveis.  

Calçado: botas impermeáveis e forradas em materiais térmicos serão fundamentais para os meses com neve. Também é importante que a bota seja confortável e apropriada para longas caminhadas em terrenos mais desafiadores.

Óculos de sol e protetor solar: Além das roupas adequadas para encarar o frio, você não poderá esquecer de levar óculos de sol e protetor solar e labial para a sua viagem. Mesmo que apenas o seu rosto esteja exposto, é preciso usar o protetor solar para evitar queimaduras pois o gelo reflete os raios solares.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a planejar a sua viagem para Ottawa. Se tiver alguma dúvida, não deixa de perguntar aqui nos comentários!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo