Sumário
Buenos Aires, na Argentina, é repleta de atrações para todo tipo de viajante. Um passeio destinado para toda família com paisagens incríveis, cheio de flores, lagos e muito verde em meio à cidade é o El Rosedal, um dos belíssimos bosques de Palermo. Muito bem cuidado, é um atrativo destinado para todas as idades, ideal para aproveitar uma manhã ou tarde ao ar livre com tranquilidade.
Como é a estrutura do Paseo el Rosedal?
Nos 3,4 hectares que ocupa, são mais de 18 mil rosas no parque! Tudo isso em um espaço que pertenceu à casa de campo de Juan Manuel de Rosas — até ser derrotado na batalha de Caseros em 1852.
Quem iniciou os trabalhos foi o paisagista Carlos Thays, o mesmo que construiu o Jardim Botânico, o Parque Avellaneda e o Parque Lezama. Em 1914, o engenheiro agrônomo Benito Carrasco terminou a construção com a ponte de madeira que atravessa o lago.
O El Rosedal tem inspiração nos jardins de Paris, repleto de paisagens que contrastam o ambiente urbano com a natureza, contando ainda com passeios de pedalinhos, o Pergolado coberto de rosas que leva até a escultura de Emile Peynot “Ofrenda Floral a Sarmiento”, Pátio Andaluz.
Continue a leitura porque aqui vou falar sobre dicas para você organizar a sua visita neste cartão-postal da capital argentina.
Como é o parque entre o meio e o fim do ano?
Durante o mês de julho, na época de poda, são distribuídas flores e mudas para que novas espécies sejam plantadas. Desta forma, no inverno, as roseiras florescem saudáveis e fortes para atingir o ponto máximo de desenvolvimento em outubro. Quando visitei o parque, em setembro, as roseiras já estavam no processo de crescimento e havia um bom cuidado com o local.
O El Rosedal de Palermo foi reconhecido com o prêmio internacional “Garden Excellence Award” (Jardim de excelência), prêmio concedido anualmente pela World Federation of Rose Societies (WFRS). Em 2011, também foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.
É um passeio repleto de belezas naturais, história e cultura em Palermo. É importante mencionar que a entrada ao parque é gratuita.
O que esperar da visita em El Rosedal?
O jardim é belíssimo. Além de dezenas de espécies de rosas, o parque conta com pontes, lago e pedalinhos!
Um dos atrativos é o Jardim dos Poetas exibe 26 bustos que homenageiam importantes escritores de diferentes países, como William Shakespeare, Alfonsina Storni, Dante Alighieri, Jorge Luis Borges, Federico García Lorca, entre outras dezenas de personagens célebres na história e cultura mundial.
Também é uma ótima opção de passeio para as crianças brincarem e tirar fotos lindas para guardar como uma lembrança da viagem a Buenos Aires.
A minha sugestão é visitar o local durante a semana, para conseguir aproveitar da melhor forma sem grande movimentação. Quando fiz a visita, numa sexta-feira pela manhã, estava tranquilo – havia até mesmo passeios escolares com crianças pequenas, o que achei bem bacana.
Quando visitar o El Rosedal em Buenos Aires?
Por ser um jardim de rosas, o ideal é visitá-lo na época da floração, ou seja, na primavera e no verão, mas mesmo no inverno, o local impressiona.
Você também pode aproveitar e conhecer outros atrativos próximos do El Rosedal, como o Jardim Japonês, o Planetário, e o Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA), todos em Palermo.
Aproveite o Museu Eduardo Sívori
Ainda no interior do El Rosedal, está localizado o Museu Eduardo Sívori, considerado o museu mais antigo de Buenos Aires.
Conforme informações, conta com um patrimônio de mais de 4.500 obras de arte argentina, como esculturas, tapetes e coleções de desenho.
Onde fica o El Rosedal em Buenos Aires?
O El Rosedal está localizado na avenida de Libertador e avenida Sarmiento (ruas internas Pedro Montt, Iraola e Infanta Isabel), no Parque Tres de Febrero, no bairro de Palermo, em Buenos Aires.
O parque fica bem próximo do Planetário Galileo Galilei, em apenas 6 minutos de caminhada você chega ao parque.
Esse trajeto fiz próximo das 9h da manhã, é super tranquilo, com muitas pessoas que aproveitam a calmaria para fazer atividades físicas ao redor dos bosques, como yoga e corridas. Além disso, o verde que contrasta com o cinza dos prédios deixa as paisagens incríveis.
Para chegar no El Rosedal, as estações de metrô (Subte) mais próximas, como a Palermo, ficam a cerca de 10 quarteirões do parque. Para isso, é possível usar a Linha D, estação Plaza Italia.
Já as linhas de ônibus são as seguintes: 12, 15, 29, 36, 37, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 102, 108, 111, 118, 124, 128, 130, 152, 160, 161, 166, 188.
Quais são os horários de funcionamento do El Rosedal de Palermo
O jardim fica aberto de terça a domingo, das 8h às 20h (no verão) e das 8h às 18h (no inverno).
O El Rosedal não abre às segundas-feiras. Também fica fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 20 de julho, 21 de setembro, 8 de novembro, 24, 25 e 31 de dezembro.
Vale mencionar que, em dias de mau tempo (ventos fortes e chuvas), o El Rosedal estará fechado, por motivos de segurança.
O que você achou do El Rosedal? Aqui no Portal de Inverno você confere mais dicas de passeios para fazer em Buenos Aires.
Até a próxima!