Patagônia O que Usar

Patagônia: arrumando as malas

Explorar a Patagônia, com seus santuários ecológicos, belezas naturais e, claro, todo o encanto do frio e da neve, é o sonho de muitos apaixonados pelo inverno.

A Patagônia está localizada no extremo sul do nosso continente e abrange uma área chilena e outra argentina. A região é dividida pelos Andes, sendo que a maior parte está localizada em território argentino. Na Argentina se estende por 5 províncias do país e o lado leste da Terra do Fogo, já no Chile faz parte de 4 regiões, incluindo também o sítio arqueológico de Monte Verde, a ilha de Chiloé e a parte oeste da Terra do Fogo.

O que não falta são lugares incríveis para conhecer na região! Saiba que é possível conhecer tanto a parte argentina quanto a chilena em uma viagem, mas é praticamente impossível conhecê-la por completo em uma única viagem de férias.

Durante o inverno, o destaque do turismo da região são os esportes de neve e a contemplação das baleias-franca. O Cerro Castor é centro de esqui mais conhecido da região e em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, os turistas se encantam com os bosques e lagos glaciares da Terra do Fogo. Para os mais aventureiros, as atividades nas paisagens congeladas do Parque Nacional Torres del Paine e Puerto Natales são passeios que não podem ficar de fora do roteiro da viagem.

Além das paisagens de tirar o fôlego, espere por um clima super romântico, com muitas lareiras, vinhos e uma gastronomia única e riquíssima.

Clima e Temperatura durante o inverno na Patagônia

Patagônia Clima

Em Maio, mês que antecede o inverno, o frio já costuma ser intenso na região. Tanto que é neste período em que a temporada de esqui é aberta! Entre Junho e Setembro, a temperatura média é de aproximadamente 0°C e a neve é frequente, mas tanto as temperaturas quanto a intensidade da neve são diferentes em cada região da Patagônia. Já as chuvas costumam se distribuir de forma equilibrada entre todos os meses do ano.

No inverno os dias são curtos, amanhece perto das 9h e escurece às 17h aproximadamente. De qualquer forma, os cenários são incríveis com montanhas cheias de neve e lagos congelados. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

O que levar na mala para sua viagem à Patagônia

Patagônia O que levar

Chegou a hora de arrumar as malas! Nesse momento crucial da viagem, nossa principal dica é: pratique o desapego. Na bagagem, leve apenas o essencial e os itens que você tem certeza de que irá usar. Nada de exageros e supérfluos, afinal de contas, o peso da mala vai recair sobre as suas costas. Para começar, faça uma lista com as roupas, sapatos e acessórios que não podem ser esquecidos jamais.

Há duas orientações valiosas antes de sair para qualquer passeio ao ar livre em lugares frios e com mudanças bruscas de temperatura, como na Patagônia. A primeira delas é que você confira a previsão do tempo pelo menos uma hora antes de sair. O frio costuma ser constante, mas checar a previsão servirá para que você saiba se vai chover ou nevar e, desta forma, decidir se será necessário utilizar roupas impermeáveis ou não. Além disso, é preciso que tenha consciência do tipo de atividade que irá fazer. Leve em consideração se a atividade é interna ou externa, se vai ter longas caminhadas ou não e se o terreno é natural ou mais urbano.

Curtir o frio com conforto exige uma escolha certeira de produtos de qualidade. Comece pelos pés! Botas forradas em materiais térmicos, solado antiderrapante e desenvolvidas com tratamento impermeabilizante são essenciais para que você aproveite a Patagônia com toda a segurança e aquecimento. Para complementar o aquecimentos nos dias mais frios, meias térmicas são essenciais.

Calça e blusa segunda pele também são indispensáveis para que o frio não estrague o seu bem-estar e para compor a primeira camada do look. Também conhecidas como roupas base layer, são essenciais para quem vai curtir o inverno em destinos com temperaturas negativas. Para que a retenção do calor seja mais eficiente, é preciso que fiquem ajustadas ao corpo!

Como segunda camada sugerimos os fleeces térmicos. Fleece é um tipo de tecido utilizado para proporcionar ao usuário uma camada de isolamento térmico eficiente, garantindo a manutenção do calor corporal, conforto térmico e evitando umidade e suor. Práticos, leves e compressíveis, são muito fáceis de serem armazenados na sua mala de viagem ou até em mochilas! Também são versáteis e podem ser utilizados em diferentes momentos da sua viagem à Patagônia.

Para garantir proteção e elegância, invista em um bom casaco. Escolha o estilo e o material que mais combinam com você. Como estamos falando do inverno em uma região que pode apresentar temperatura e clima muitas vezes desafiadores e imprevisíveis, sugerimos que avalie as propriedades térmicas do produto com cuidado. Além de garantir o aquecimento, é preciso o casaco proteja seu corpo de agentes externos, como vento, chuva e neve!

E para fechar a mala, não se esqueça dos complementos que fazem toda a diferença: luvas, gorros, cachecóis e protetores de orelha. Para economizar nas compras e no espaço na bagagem, aposte em peças versáteis, como balaclavas, em que uma única peça funciona como gorro, cachecol e a própria balaclava. Com certeza, esse é um ótimo companheiro para encarar a neve e garantir o máximo de proteção para a sua cabeça!

Beagle Patagônia

Esperamos ter ajudado na organização da sua bagagem para curtir o inverno na Patagônia. Continua com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de turismo durante o inverno na região? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Renato Weil e Glória Tupinambás, colunistas de Viagem e Turismo da Rádio CBN, colocaram o pé na estrada a bordo do motorhome A Casa Nômade para desbravar os extremos das Américas!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “Patagônia: arrumando as malas”

  1. Nossa, que maravilha!!!!

    Que história fantástica, desse casal! E começaram super bem essa jornada.Mostram que já entendem tudo de viagem, pois, pensar no conforto, sempre é a parte mais inteligente! E com a marca FIERO, vocês enfrentarão as adversidades como verdadeiras feras!

    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo