Principais cidades da Finlândia para conhecer no inverno

11 de fevereiro de 2022 - Por Portal de Inverno

Viajar para a Finlândia é viver uma experiência única. Conhecida como o lugar mais feliz do mundo, é repleta de belas paisagens e de pontos turísticos imperdíveis, além de ser um dos melhores lugares para assistir a Aurora Boreal. Ou seja, é o destino que você deve conhecer no inverno! Para os apaixonados pela estação mais fria do ano, as cidades da Finlândia oferecem opções de turismo envolvendo cultura, história e atrações na neve. 

O país nórdico tem um dos invernos considerados mais intensos, registrando temperaturas negativas e neve. A estação dura de 21 de dezembro até 21 de março, tornando o país ainda mais bonito e atrativo. Para quem desejam ter a experiência de vivenciar o frio de forma única e especial, as cidades da Finlândia proporcionam momentos incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Durante o período, as paisagens ficam branquinhas e praticar esportes na neve fica entre as principais atrações entre os turistas.

Para quem gosta do Natal, visitar o país em dezembro pode ser ainda mais especial, porque a Finlândia também é considerada a Terra do Papai Noel. O clima natalino é diferente de todos os outros lugares, com diversas atividades para toda família. Além disso, atrativos ligados à história e arquitetura, como igrejas, museus e fortalezas encantam e surpreendem os visitantes, sem esquecer, é claro, das belezas naturais.

Por isso, pensando em ajudar você na hora de montar o roteiro, preparamos uma lista com as cinco principais cidades da Finlândia para aproveitar ao máximo todas as atrações, principalmente durante o inverno.

Helsinque

Helsinque é a capital da Finlândia, além de ser a cidade mais populosa do país, com mais de 620 mil habitantes. No inverno, a neve é presente durante toda a estação e os dias mais frios chegam, em média, a -10ºC.

Por ser uma capital consideravelmente pequena em comparação a outras da Europa, possibilitando que os turistas consigam visitar os diferentes pontos turísticos da cidade a pé. Ainda, a segurança é uma das grandes características da cidade.

Os turistas têm várias opções para curtir um dia frio de inverno em Helsinque. O que não falta na capital são museus, porém entre os principais estão o Ateneum, que é um museu de arte, e o Museu Nacional da Finlândia, que conta a história do país.

Outro lugar muito frequentado pelos visitantes é a Catedral de Helsinki, o cartão-postal da cidade. No inverno, a igreja abre todos os dias, das 9h às 18h. Ela fica situada na Praça do Senado, outro ponto importante, por conta dos prédios neoclássicos.

Rovaniemi

Neve em Rovaniemi Finlândia

É a capital da Lapônia finlandesa, com 63 mil habitantes. No inverno, a cidade é coberta com neve, inclusive as temperaturas podem variar de 0ºC a -35ºC.

Além disso, Rovaniemi é considerada a Terra do Papai Noel. A cidade é repleta de atrações natalinas, e é possível conhecer o Papai Noel na Santa Claus Village, fazer bonecos de neve, ver as renas e tantas outras atrações.

Outras opções para aproveitar um dia frio na cidade são: esquiar no Ounasvaara Ski; fazer um safári no Ranua Zoo, onde é possível ver o Urso Polar; fazer um passeio de bicicleta em meio a uma floresta de neve; ou fazer a sauna finlandesa, que é uma tradição do país.

Ainda, por estar localizada na Lapônia, a cidade é o lugar ideal para ver o fenômeno Aurora Boreal, que ocorre nos meses mais frios, na região.

Tampere

Tampere Finlândia no inverno

Considerada a cidade mais populosa do interior da Finlândia, Tampere tem 241 mil habitantes. No inverno, as temperaturas chegam, em média, a -10ºC.

A gastronomia de Tampere é bem diversificada, além de ser um lugar com uma rica parte cultural. Mas o que torna a cidade muito conhecida são as suas saunas. Para os finlandeses, a sauna durante o inverno é algo que virou tradição, inclusive as crianças aprendem desde cedo a prática.

Além disso, Tampere tem muitos pontos turísticos para visitar: a Catedral de Tampere, que é uma das principais atrações; o parque de diversões local que também atrai bastantes turistas; a cervejaria Pyynikki que é famosa por ter a “melhor cerveja finlandesa” e os diversos museus para todos os gostos e estilos.

Kemi

Kemi Finlândia

Kemi é um município da Finlândia com cerca de 22 mil habitantes. A cidade fica a 1h30 de Rovaniemi de trem ou ônibus e é repleta de florestas, lagos e uma linda arquitetura. No inverno, as temperaturas podem chegar a -14ºC.

A principal rua é a Valtakatu, onde é possível encontrar todo tipo de comércio. Outros pontos imperdíveis são a Igreja de Kemi, Museu de Diamantes, Galeria de Pedras Preciosas e o principal deles, o Castelo de Neve, que tem o seu interior todo esculpido em gelo.

Outra atração bastante procurada é o passeio em um navio do tipo Ice Breaker, realizado com uma roupa especial e à medida que o icebreaker vai navegando e quebrando o gelo, as pessoas flutuam na água pelo meio do gelo já quebrado.

Levi

Levi Finlândia neve inverno

A pequena cidade também fica localizada na lapônia finlandesa e tem cerca de 600 habitantes. No inverno, as temperaturas chegam a -10ºC, em média, então Levi é ideal para quem gosta de esquiar, inclusive tendo a maior e mais popular estação de esqui do país.

Além de ser um lugar perfeito para os esportes de inverno, em Levi existem muitas atrações. É possível realizar um passeio privativo com os huskies no lago Lake Munajärvi; fazer safáris em motos de neve; conhecer os diversos bares e restaurantes; e conhecer a famosa Snow Village, a maior estrutura de neve na Europa.

Gostou das nossas dicas sobre as principais cidades da Finlândia? Veja mais informações sobre o país em nosso post especial sobre o país!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top