O que fazer na Finlândia no inverno

17 de janeiro de 2022 - Por Portal de Inverno

Um destino com atrações para todos os gostos: seja curtir as belas paisagens, os fenômenos naturais ou a parte urbana, na Finlândia há diversas opções do que fazer no inverno. No entanto, uma coisa é certa: não tem como não se encantar pelo país eleito o mais feliz do mundo.

Visitar a Finlândia no inverno pode ser ainda mais encantador, porque o país nórdico é conhecido como a Terra do Papai Noel e o clima toma conta das cidades, além da presença de neve que deixa as paisagens branquinhas. Mas não é só isso, o país tem diversas atrações para toda a família.

Por isso, separamos dicas para você conferir e se encantar com os pontos turísticos da capital, Helsinque, além de outras principais cidades do país.

TERRA DO PAPAI NOEL

Natal na Lapônia

A Finlândia é conhecida como a Terra Oficial do Papai Noel. A Casa do Papai Noel fica localizada em Rovaniemi, cidade conhecida como a capital da Lapônia. O local é repleto de atrações natalinas: além da residência oficial e do Papai Noel, é possível ver castelos de gelo, fábrica de brinquedos e fazer passeios de renas, como também enviar cartas por correio. A entrada é gratuita, mas é preciso salientar que algumas atrações são pagas.

ESQUIAR

O que não falta na Finlândia são estações de esqui, inclusive a maior e mais famosa do país fica em Levi, cidade localizada na Lapônia finlandesa. A estação tem 43 pistas e 26 teleféricos. Outros esportes de inverno são praticados no país: patinação no gelo e hóquei do gelo também atraem muitos turistas.

SAUNAS

Saunas são uma tradição no país, existindo mais de 2 milhões. Isso porque os finlandeses acreditam que a prática é a melhor maneira para a limpeza física e mental. A sauna é uma paixão nacional, inclusive empresas, instituições públicas, condomínios residenciais e casinhas de campo têm suas próprias saunas.

CASTELO DE GELO

O castelo de gelo de três andares, com certeza, é uma atração imperdível na Finlândia. Ele é construído todos os anos, em Kemi, cidade localizada na Lapônia finlandesa. Cada setor do castelo é iluminado com uma cor diferente e os arredores também são decorados com esculturas. Na primavera, o castelo de gelo começa a derreter.

TRENÓ

Huskies trenó tradicional da Finlândia

No norte da Finlândia, andar em trenós que podem ser puxados por renas, motos de neve ou huskies é uma das atrações mais procuradas e tradicionais. Os passeios são pelas florestas nevadas e podem ser contratados nos próprios hotéis ou em agências.

MUSEUS

Para quem gosta de passeios que envolvem história e cultura, vale a pena visitar os museus de Helsinque. A capital conta com diversos tipos de museus, entre eles se destacam o Ateneum, voltado para as artes plásticas e também para quem quer entender sobre a cultura nórdica; o Museu do Design, um dos mais antigos do mundo e que tem exposições de design finlandês e estrangeira; o Kiasma, que tem como objetivo mostrar a arte contemporânea, fortalecendo o seu status; e o Museu Nacional da Finlândia, que conta a história do país desde a Era Medieval.

GASTRONOMIA FINLANDESA

A gastronomia local tem como pratos principais: sopa, pães, salmão, arroz de forno finlândes (Maksalaatikko), almôndega com purê de batata (Perunamuusi) e carne de rena, alce ou urso. Os destilados estão entre as bebidas típicas da Finlândia, como vodka e gin, além das cervejas artesanais.

VIDA NOTURNA

A vida noturna em Helsinque é muito animada. São diversos bares e discotecas com todos os tipos de músicas. No inverno, os finlandeses também têm o costume de se divertir com sauna e bar de gelo.

AURORA BOREAL

Finlândia Aurora Boreal

Na Finlândia, uma das atrações mais procuradas por turistas é a Aurora Boreal. No país, o melhor lugar para ver o incrível fenômeno natural é a Lapônia, pois quanto mais próximo ao norte, mais chances de conseguir. Na região, a melhor época para ver a Aurora Boreal é entre os meses de setembro a abril, sendo que ela acontece duzentas noites por ano.

Gostou das dicas de turismo? Confira mais informações sobre a Finlândia, como dicas sobre as principais cidades do país nórdico e quais roupas usar durante os passeios de inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top