Recoleta, em Buenos Aires, é considerado o bairro mais sofisticado e elegante da capital portenha, cheio de atrativos culturais, arquitetônicos, históricos e turísticos. 

O bairro da alta sociedade portenha é ótimo para tranquilas e longas caminhadas em calçadas largas repletas de árvores, ideal para passeios durante o dia. Além disso, a forte influência europeia é refletida em museus, edifícios e também no Cemitério Recoleta. 

A origem da região tem relação com os padres recoletos da Igreja Paroquial de Pilar, da Ordem Franciscana, que se estabeleceram na área no começo do século XVIII.

Durante a epidemia de cólera e febre amarela, famílias ricas fugiam para a área. Isso porque se trata de um ponto alto de Buenos Aires, consequentemente na época era mais difícil da doença se espelhar. Dessa forma, a Recoleta tornou-se o bairro mais sofisticado de Buenos Aires — ainda é possível encontrar mansões e palácios na avenida Alvear. 

Os principais atrativos de Recoleta em Buenos Aires

Também é difícil não se encantar pela Recoleta, porque há avenidas que transmitem romantismo, bem como sofisticação. Nas ruas, você também encontra importantes lojas de grifes, charmosos cafés e restaurantes

Agora, se visa realizar um roteiro cultural, o ideal é percorrer a avenida del Libertador. Para compras e movimentação, a avenida Santa Fé é mais indicada.  

Durante a viagem, foi possível conhecer quatro atrações turísticas que ficam no bairro portenho: o Cemitério Recoleta, o Centro Cultural, a Floralis Genérica e a Livraria El Ateneo. Saiba mais sobre cada uma delas: 

Cemitério Recoleta

Cemitério da Recoleta Buenos Aires

Considerado um dos mais belos museus ao ar livre da América do Sul, o Cemitério Recoleta foi construído em 1822 no jardim da Brasília Nossa Senhora do Pilar, projetado pelo arquiteto e engenheiro francês Prosper Catelin que teve inspiração no cemitério parisiense Père-Lachaise. 

Os mausoléus e as estátuas carregam do movimento Art Déco ao Gótico, sendo praticamente impossível não conferir cada detalhe. 

Outra curiosidade é que a organização dos mausoléus foi executada em referência a Buenos Aires, ou seja, ruas e quadras em um traçado retangular. Diante de diversas características históricas, o cemitério foi nomeado Patrimônio Histórico Nacional em 1946

Grande parte das famílias que faziam parte da aristocracia de Buenos Aires possuem mausoléus. Além de todo valor arquitetônico, esses mausoléus são uma amostra de um período em que a Argentina era uma potência econômica e as principais famílias disputavam para realizar construções esplendorosas. 

Um dos túmulos mais famosos e mais visitados é o da ex-primeira dama, Evita Perón, que teve sua carreira política na defesa dos direitos das mulheres e dos setores mais vulneráveis. Outras personalidades enterradas no cemitério figuram como presidentes, escritores, Prêmios Nobel, esportistas, empresários e outros.

O Cemitério da Recoleta está aberto para visitação diariamente, das 8h às 17h. 

Centro Cultural Recoleta

Centro Cultural Recoleta Buenos Aires

Inaugurado em 1980, o Centro Cultural Recoleta, que anteriormente era um convento, recebe mostras de artes visuais, cursos e oficinas artísticas e espetáculos musicais, teatrais e de dança. O local também sedia o Museu Proibido Não Tocar, sendo uma ótima opção de passeio com crianças na Argentina. 

O edifício foi construído em 1732, conta com 27 salas de exposições, um micro cine e um anfiteatro. Para ser transformado em centro cultural, passou por reformas que lhe deram uma característica eclética, unindo elementos de estilo colonial com a arquitetura italiana e moderna. 

Por isso, o Centro Cultural Recoleta possui uma estrutura arquitetônica lindíssima que preserva a cultura e história da região, atraindo visitantes de diversos lugares. 

Ateneo Grand Spendid

El Ateneo Buenos Aires Recoleta

Localizada na avenida Santa Fé, a livraria Ateneo Grand Splendid atrai não só pelos livros, mas principalmente pela sua bela estrutura. O prédio já foi um teatro e um cinema, vale mencionar que as características originais são mantidas até hoje. 

O café — que fica situado no até então palco — conta com as cortinas de veludo entreabertas. Você pode aproveitar o local para um momento de leitura, assim como os camarotes. Além disso, há também pontos para observar a arquitetura exuberante e, claro, tirar muitas fotos.

O Ateneo Grand Splendid foi eleito pelo jornal The Guardian como a segunda livraria mais importante do mundo. O local conserva a elegância de outros tempos, com as varandas originais e a decoração intacta para os visitantes apreciarem suas belezas.

Se você gosta de arquitetura, aproveite para conferir o melhor do Paseo El Rosedal!

Floralis Genérica

Floralis Generica Recoleta Buenos Aires

Uma escultura em homenagem a todas as flores, a Floralis Genérica foi inaugurada em 13 de abril de 2002, criada e doada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. A obra tem 20 metros de altura e fica localizada na Praça Naciones Unidas. 

Desenvolvida em aço inoxidável e alumínio, é a primeira escultura em movimento controlada por um sistema hidráulico e células fotoelétricas. Ou seja, as pétalas abrem de dia e fecham ao entardecer, já de noite ela recebe iluminação. Entretanto, nas noites de 25 de maio, 21 de setembro e 24 e 25 de dezembro, a Flor Metálica permanece aberta. 

A escultura é um dos tradicionais atrativos turísticos de Buenos Aires, considerada um cartão-postal da cidade. Por isso, quando visitar a capital portenha, inclua no roteiro esse atrativo e faça belas fotos. 

Outros locais que você pode conhecer na Recoleta são: Basílica Nossa Senhora de Pilar, Museu Nacional de Belas Artes e Biblioteca Nacional — a última conta uma coleção de cerca de 2.000.000 de exemplares, considerada a mais importante da América do Sul. 

Já que o assunto é ponto turístico, nada melhor do que conhecer o Jardim Japonês de Buenos Aires!

Como chegar no bairro Recoleta?

Além dos tradicionais táxis, você pode usar o metrô (chamado de subte na Argentina). Para conferir as atrações turísticas, estão disponíveis as linhas H e D

Saindo da Estação Facultad de Derecho (Linha H), você vai até a Faculdade de Direito, a Flor Metálica, o Museu Nacional de Belas Artes, o Centro Cultural Recoleta e o Cemitério da Recoleta. Já da Estação Callao (Linha D), você chega à Livraria El Ateneo Grand Splendid. 

Para usar o transporte público, as linhas de ônibus são as seguintes: 17, 61, 62, 67, 92, 93, 10, 37, 38, 41, 59, 60, 95, 101, 102, 108, 118, 124, 130. Lembre-se de carregar o cartão SUBE em um quiosque (kiosko). 

O que achou das dicas do que fazer na Recoleta em Buenos Aires? Confira também informações sobre os bairros Palermo e San Telmo para você planejar seu roteiro na capital portenha

Até a próxima!